EDP Comercial Marca Recomendada Marca do Mês

EDP Comercial - Pack edp abusivo - com períodos constantes de fidelização

Armanda Cristina Gonçalves Pereira
Armanda Pereira apresentou a reclamação
23 de março 2022
Tenho contrato com a EDP desde novembro de 2020. Quando fiz o contrato aderi a um pack EDP Full. Este pack tinha um período de fidelização de 12 meses. Hoje liguei para a EDP para cancelar este serviço, uma vez que nunca o utilizei ao longo deste tempo, e já passou o período de fidelização, informaram-me que o contrato renova por iguais períodos e que tenho novamente 12 meses de fidelização... que se quiser cancelar tenho de pagar o serviço até novembro de 2022.. Esta situação é completamente abusiva e obriga os clientes a ficarem vinculados a serviços que não utilizam. Não aderi a mais nenhum serviço pelo que o período de fidelização já terminou. Já fiz uma reclamação na EDP com o n.º 81109405213. Agradeço o cancelamento imediato deste serviço.
Data de ocorrência: 23 de março 2022
23 de março 2022
Estimado(a) cliente,

Acusamos a receção do seu pedido, merecedor da nossa melhor atenção.

Estimada cliente,

Tentámos contactá-lo para dar seguimento ao seu pedido, mas sem sucesso.
Voltaremos a efetuar nova tentativa de contacto com a brevidade possível.

Boa Tarde
Agradeço novo contacto, por favor.
Recebi um email Vosso que em todo resolve esta questão. Para além que não posso responder ao email recebido por se tratar de um email noreply.
Partilho o conteúdo do email:

"EDP Comercial <noreply@edp.pt> Anular subscrição

09:50 (há 3 horas)

Agradecemos o seu contacto em que nos pede a rescisão do serviço Pack Full
O Pack Full inclui visitas técnicas e implica um contrato de 12 meses
Analisada a situação, informamos que o contrato referente ao serviço Pack Full iniciou a sua vigência a 18 de novembro de 2020 e foi renovado a 18 de novembro de 2021, tendo este contrato a duração de 12 meses.
O contrato Pack Full renova-se automaticamente
O contrato tem uma duração de 12 meses, sendo automática e sucessivamente renovado por iguais períodos, caso não seja denunciado através de comunicação escrita com uma antecedência mínima de 30 dias relativamente à data de renovação do contrato (17 de novembro de 2022), conforme indicado nas condições gerais.
Pode terminar o contrato a qualquer momento, mas terá de pagar os restantes meses
Pode pedir a rescisão deste contrato antes do fim da sua duração (12 meses), mas nesse caso terá de pagar o valor das mensalidades restantes.
Estamos disponíveis para esclarecer as suas dúvidas
Poderá esclarecer as suas dúvidas em qualquer momento na área de apoio ao clienteem edp.pt.Para qualquer questão adicional, contacte-nos através da área de cliente, da app EDP Zero, da linha de atendimento 213 53 53 53 (dias úteis das 8h às 22h | chamada para a rede fixa nacional), ou das nossas lojas.
Com os nossos cumprimentos,
Apoio ao Cliente
EDP Comercial"

Em momento algum me foi enviada a informação a questionar se queria manter esta subscrição com uma fidelização de 12 meses. Pior.. tenho que avisar com 30 dias de antecedência que quero anular .. ou seja.. obrigam-me a estar vinculada ... ou seja... tenho que rescindir já para garantir que não me fidelizam por mais 12 meses em Novembro... é completamente abusivo..
Estimada cliente,

Informamos que foi dada resposta ao seu pedido.

Esperamos ter esclarecido convenientemente as suas dúvidas.

Estamos disponíveis para esclarecer quaisquer dúvidas adicionais através do nosso site, da app EDP Zero, da linha de atendimento a clientes 213 53 53 53 (dias úteis, das 8h às 22h), ou nas nossas lojas.

Com os nossos cumprimentos,
24 de março 2022
A reclamação não está resolvida.
Ligaram-me e deram-me duas opções:

1 - cancelo já o serviço com efeitos a 18 de novembro de 2022, mas continuo a pagar e a usufruir;
2 - cancelo já o serviço e pago o serviço até 18 de novembro, sem usufruir se bem o entender.

Não me parecem duas opções, até porque a segunda é um atentado á inteligência dos clientes.
Não resolve a reclamação. Não me dão liberdade de cancelar um serviço que não utilizo cujo o mesmo já teve um período de fidelização de 12 meses. Os contratos podem-se renovar por iguais períodos mas não os períodos de fidelização ou carência. Não faz qualquer sentido.
É um absurdo completo.
Informei que ia continuar com a reclamação nas autoridades competentes..
Disseram que era legal e que não tinham mais nenhuma solução.

Lamentável
24 de março 2022
A reclamação não foi satisfeita.
A solução apresentada não é minimamente satisfatória.
Estimada cliente,

Entendemos que os esclarecimentos que solicitou já foram prestados, pelo que se reafirma a informação que anteriormente lhe prestámos.

Não está resolvido.
A solução não é aceitável.

24 de março 2022
Os esclarecimentos dados não satisfazem a reclamação.
O que fizeram foi renovar automaticamente um contrato e aplicar novamente um período de fidelização. Não é correto e é abusivo pela EDP, se colocam isso nos contratos iniciais não é correto, é abusivo. Estou completamente insatisfeita com a Vossa resposta e já reportei para as entidades competentes. No limite, deviam alertar que o contrato estava a terminar e iria renovar automaticamente para dar a possibilidade aos consumidores de responderem que não querem... serviço péssimo... A resposta que me vão continuar a dar será sempre esta. Alerto todos os clientes EDP que tem este serviço que analisem as clausulas do contrato abusivo que assinaram. Para finalizar agradeço que me enviem o comprovativo da rescisão do serviço com efeitos a 18 de novembro de 2022 na impossibilidade de rescindir antes por ter um período de fidelização consecutivo sempre que o contrato se renova.
24 de março 2022
Reabro novamente porque a reclamação não está resolvida. Está resolvida para a EDP , para mim não está. Continuo insatisfeita.
Armanda Cristina Gonçalves Pereira
Armanda Pereira avaliou a marca
24 de março 2022

Contratos abusivos de serviços com fidelizações constantes e sem capacidade de resolução. obrigaram-me a manter um serviço que não usufruo e que já o tenho à 16 meses, porque me aplicaram um novo período de fidelização na renovação automática do mesmo sem qualquer tipo de alerta.. a resposta que dão é que está escrito no contrato. E assim, vão conseguindo enganar os clientes. Lamentável uma marca como a EDP com um comportamento destes.