EDP Comercial Marca Recomendada Marca do Mês
EDP Comercial - Comercialização de Energia, S.A

EDP Comercial - Pack full edp - contratação indevida não solicitada

Valternei Mendes Ferreira Machado
Valternei Machado apresentou a reclamação
29 de junho 2022 (editada a 30 de junho 2022)
No dia 02.05.2022 fui até EDP Comercial (Loja de Oeiras) solicitar a alteração do antigo contrato de eletricidade do apartamento que comprei para o meu nome, uma vez que estava em nome da antiga proprietária.
Hoje (29.06.2022) recebi a primeira conta de eletricidade (quase dois meses depois), até aí tudo bem. Ao verificar o valor, um tanto alto para mim que vivo sozinho e praticamente não fico em casa, comecei a validar a conta para perceber o porquê daquele valor. Eis que me deparo com um valor fixo mensal de serviços de 14,90 referente a um PACK FULL, ao qual nunca solicitei.

Dado o susto, a primeira coisa que fiz foi conferir o contrato, pois com toda a certeza do planeta Terra não solicitei este serviço, e para o meu espanto lá estava no contrato a fidelização de 12 meses de um serviço que eu NUNCA solicitei.
Na loja, a despachar me entregaram um tablet com um contrato de 56 páginas para assinar, e eu confiante que estava contratando apenas ELETRICIDADE (afinal foi para isto que fui até a EDP), entretanto, hoje descobri que saí da loja com um PACK FULL de serviços, que eu jamais contrataria. Não tenho o menor interesse em nenhum serviço PACK seja do que for.
Não me importo que me ofereçam diariamente todos os PACK que existam, pois estarei pronto para dizer NÃO a todos, o que não posso admitir é que me seja forçado um PACK de serviços FULL que sequer fui informado na data de contratação.

Hoje ao ligar para reclamar, a senhora JOANA que me atendeu, de forma extretamente insensível e nada empática, apenas se limitou a dizer que o ERRO foi meu de não ler o contrato. Concordo com ela, errei em não ler, uma vez que me entregaram um tablet a despachar com 56 páginas e já na pág. de assinatura para assinar de forma digital. Em nenhum momento concordei ou concordaria em ter um PACK FULL que me fornece seguro saúde e serviços tecnicos seja lá do que for. Primeiro porque trabalho numa seguradora, e tanto eu, quanto o imóvel possuímos todos os seguros necessários.

Solicito uma retratação urgente da EDP e o ressarcimento do valor de 14,90 cobrado nesta fatura referente a um serviço, que em nenhum momento contratei. Estou pronto para ir a todos os meios possíveis, disponíveis e LEGAIS para resolver esta situação. Agir de má fé é o que pior pode haver para uma empresa.

E podem esperar, que amanhã (30.06), no meu horário de almoço, estarei na EDP Comercial (Loja de Oeiras) para escrever no livro de reclamações.
Data de ocorrência: 29 de junho 2022
29 de junho 2022
Estimado(a) cliente,

Acusamos a receção do seu pedido, merecedor da nossa melhor atenção.

Estimado cliente,

Acusamos a receção da sua reclamação, merecedora da nossa melhor atenção.

No entanto e, porque apresentou idêntica reclamação no Livro de Reclamações Online, respondemos por essa via dando conhecimento à ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Valternei Machado
30 de junho 2022
Esta reclamação não está resolvida. Muito pelo contrário. Ontem (29.06.2022) ao realizar a queixa neste portal, recebi um telefonema da EDP, propondo a seguinte solução (a qual ainda estou sem acreditar que foi real, mas a ligação está gravada):
Me foi proposto que cancelariam e fariam o ressarcimento do valor cobrado do PACK FULL, com o seguinte PORÉM: "o cancelamento e o ressarcimento somente seria realizado com a emissão de uma fatura no valor de 90,00 Euros referentes a inspeções técnicas de eletricidade e gás".
Sendo que nem possuo gás pela EDP, e sim por uma outra companhia que já havia realizado uma inspeção detalhada na minha residência.
Me sinto desrespeitado como consumidor e como ser humano. Mas prometi a mim mesmo que não vou mais permitir ser desrespeitado dessa forma seja por quem for. Vou a todas as instâncias para ter isto resolvido.
Não faz sentido pagar por uma fatura de uma inspeção referente a um serviço que eles não me oferecem. Não tenho e nunca tive gás pela EDP.
Finalizo com uma mensagem para todas as pessoas que lerem este relato: lutem pelos seus direitos, e não permitam que ações como esta passem despercebidas. Enquanto não defendermos os nossos direitos como consumidor, empresas continuarão a não se preocupar em nos respeitar nem minimamente.
Aguardo a única solução possível, honesta e simples: cancelar e me ressarcir de algo que eu nunca solicitei.
Obrigado.

(que repito e reafirmo, nunca contratei), e que também sequer fui comunicado quando solicitei a eletricidade.
Estimado cliente,

Entendemos que os esclarecimentos que solicitou já foram prestados, pelo que se reafirma a informação que anteriormente lhe prestámos.

Valternei Mendes Ferreira Machado
Valternei Machado avaliou a marca
30 de junho 2022

Dada a resposta da EDP, vou partir para outras instâncias. Aqui já não há o que ser dito ou fazer. Não posso aceitar a emissão de uma fatura no valor de 90Euros como resolução deste tema. Lamentável.