EDP Comercial Marca Recomendada Marca do Mês

EDP Comercial - Problemas com facturação de luz

José Araújo
José Araújo apresentou a reclamação
16 de maio 2019
Após ter sido interpelado para proceder ao pagamento da factura com o número 10282782901, com data de emissão a 01 de Abril de 2019, no valor total de 1018,37 Euros, constatei que a mesma aufere valores de facturação referentes a períodos de consumo superiores a 6 meses anteriores,que passo a nomear de acordo com a descrição de facturação : 29 Janeiro a 09 Fevereiro de 2016; 10 Fevereiro de 2016 a 05 Janeiro de 2017; 06 Janeiro 2017 a 31 Dezembro de 2017; 01 Janeiro a 17 Janeiro de 2018; 18 Janeiro a 14 Abril de 2018; 15 Abril a 31 Dezembro de 2018; 01 Janeiro a 05 Janeiro de 2018; 06 Janeiro a 20 Fevereiro de 2019.
A esta acresce ainda na mesma missiva a factura numero 30164206503 com data de emissão a 01 Abril de 2019 no valor total de 103.53 euros referente a contribuição audiovisual nos seguintes períodos: a 06 meses valor de 15.90 euros e a 32 meses 91.20 euros, aos quais acresce o IVA no total de 6.43 euros.
Assim sendo os consumos anteriormente descritos e de acordo com o artigo 10 nº 1 e nº 2 da Lei dos serviços públicos essenciais encontram-se prescritos para efeitos de facturação.
Gostaria ainda de salientar que durante o decorrer deste tempo foram emitidas facturas mensais por parte da EDP comercial referentes a consumos, pagas atempadamente e cujos valores diferiam, apesar de se basearem em consumos estimados, sendo que a ultima leitura real in loco , ocorreu apenas em 20 De Fevereiro de 2019, no momento em que o técnico terá igualmente procedido a substituição de contador sem o meu conhecimento, e anteriormente a esta não existem registos de leituras reais.
Segundo a informação enviada por carta a 28 de Janeiro existirá uma leitura de 10 em vazio, 74 em ponta e 309 em cheias e a 20 de Fevereiro uma leitura de 2491 em vazio, 1286 em ponta e 2432 em cheias representando um aumento exorbitante de consumos no espaço de um mês que quase ultrapassa valores totais dos três anos anteriores, o que me faz questionar a veracidade destes valores ou a correcta colocação e funcionamento do novo contador sobre o qual não fui informado, chamo atenção que se trata de uma habitação familiar regular sem estabelecimento comercial ou industrial associado. Para esta situação emitiram uma factura com um plano de pagamento com o nº120031836120, num valor total de 1131,90 euros, afirmando que este valor se refere a um valor real superior ao valor estimado nos últimos seis meses. Contudo não existem leituras reais anteriores a estas passiveis de comparação de níveis de consumo nem uma justificação plausível para um aumento de consumos energéticos num período de vinte e três dias.
A 16 de Abril dirigi-me pessoalmente a um balcão de atendimento EDP a fim de denunciar esta ocorrência e procurar uma resolução para a mesma, pelo que foi pedida suspensão do pagamento da factura da primeira mensalidade estipulada no valor de 256.72 euros a cobrar a 30 de Abril de 2019, até resposta á denuncia por parte da entidade, mas apesar disso a 03 de maio de 2019 procederam ao debito total de facturação no valor de 1131.90 euros, sem aviso prévio ao consumidor, tendo apenas entrado em contacto via telefone a 15 de Maio de 2019.
Serve esta exposição então para o efeito, como oposição ao pagamento dos valores totais das facturas acima mencionadas, invocando a cessação por prescrição dos valores das mesmas para efeitos legais.
Aguardo resposta da entidade responsável, por escrito, e a anulação dos valores prescritos, no prazo máximo de 8 dias, não devendo ser interrompido o fornecimento do serviço até resposta e regularização de facturação.
Demonstro desde já o meu desagrado com a situação e espero brevidade na sua resolução.
Atentamente com os melhores cumprimentos,
Data de ocorrência: 16 de maio 2019
16 de maio 2019
Entraremos em contacto consigo assim que possível.

Com os nossos cumprimentos,
Equipa de apoio ao cliente
17 de maio 2019
Caro cliente, consideramos que a situação apresentada se encontra resolvida.

Com os nossos cumprimentos,
Equipa de apoio ao cliente