EDP Comercial Marca Recomendada Marca do Mês
89.6
EDP Comercial - Comercialização de Energia, S.A

EDP Comercial - Publicidade enganosa

Mauro Almeida apresentou a reclamação
12 de janeiro 2021 (editada a 14 de janeiro 2021)
Excelentíssimos. Senhores/as, venho por este meio expor o seguinte:

No início de novembro de 2020, recebi um telefonema por parte de uma agente de vendas da EDP Comercial, onde a mesma persuadiu-me a aceitar uma atualização / melhoria do meu contrato atual (Pack Edp Smart) para um novo contrato (Pack Edp Full), o qual previa um conjunto de [supostas] novas propostas mais vantajosas e benéficas, nomeadamente:
- Seguro de saúde (com descontos e parcerias em várias clínicas de referência do país);
- Assistência a todos os eletrodomésticos do lar, em caso de avaria;
- Visitas técnicas periódicas para revisão da minha instalação de eletricidade e gás natural;
- Prorrogação, por mais seis meses, de descontos nas atuais faturas da eletricidade;
- Assistência aos estores de todo o lar e, eventualmente, também à lareira da sala.
Ora, entusiasmado com estas novas condições que a agente de vendas da EDP Comercial me propôs, agradou-me, particularmente, a possibilidade de usufruir de assistência técnica aos estores da minha habitação (e referi esse facto inúmeras vezes aquando o contacto telefónico, demonstrando significativo contentamento e satisfação), uma vez que, por questões pessoais e profissionais, não possuo de disponibilidade horária para contratar um técnico a título particular e/ou para eu próprio proceder ao respetivo arranjo dos estores (na minha habitação tenho, pelo menos, quatro estores a necessitar de intervenção / reparação). Quanto à manutenção da lareira, a agente de vendas da EDP Comercial, de facto, não me confirmou, com a devida certeza, a existência desse serviço, no entanto, comprometeu-se em confirmar comigo essa possibilidade, algo que nunca se veio a confirmar, pois não voltei a ter contacto com essa agente comercial (muito lamento o facto de, por boa-fé, não ter registado o seu nome…).
No entanto, após confirmar, reiterada e insistentemente [no decorrer da chamada telefónica, com a agente de vendas] a existência efetiva da assistência técnica, emergente e necessária, por parte de um técnico da EDP Comercial, aos estores da minha casa, acabei por anuir às novas propostas / condições do novo contrato, incluindo, inclusive, também a minha esposa como parte interessada nas novas condições propostas pela agente de vendas da EDP Comercial, tendo manifestado, em nome desta [da minha esposa], o seu interesse em usufruir, de igual modo, do plano de saúde e demais benefícios inerentes ao novo contrato Pack Edp Full [é de salientar que até à presente data apenas a minha esposa recebeu o cartão do plano de saúde EDP Comercial] …
Entretanto, foi efetuada, em minha casa, uma visita, por parte de um técnico da EDP Comercial, onde se procedeu à revisão - desnecessária, a meu ver, pois os técnicos da EDP já lá tinham estado no inicio de setembro - da minha instalação de eletricidade e gás natural, no dia 21 de novembro de 2020, sendo que, nesse mesmo fim de semana (ou no decorrer dessa semana, não me recordo), contactei, logo de seguida, os serviços da EDP Comercial com o intuito de usufruir, do mesmo modo, da assistência aos estores, mas, para meu espanto, surpresa e indignação, o agente de contacto da EDP Comercial que me atendeu, referiu que a EDP Comercial não prevê ou oferece, em contrato algum, esse tipo de serviço / assistência aos seus clientes: a reparação de estores (e muito menos da lareira…).
Na verdade, depois de insistir e explicar, ao agente de contacto da EDP Comercial, as circunstâncias que motivaram o meu contacto e respetiva solicitação de serviço (assistência aos estores da minha casa), pude concluir que, efetivamente, o contacto da agente de vendas da EDP Comercial (no inicio de novembro de 2020), não passava de um verdadeiro e autentico embuste motivado pela necessidade de vender um determinado serviço sujeito a comissão (quanto mais a agente de vendas da EDP Comercial conseguir efetuar novos contratos mais ganha, não importando, pelos vistos, a seriedade com que o faz, nem as premissas em que assenta ou operacionaliza a persuasão aos clientes da EDP Comercial).
Com isto, na minha opinião, o contacto da agente de vendas da EDP Comercial, que me convenceu – MENTINDO – das vantagens em aderir ao Pack Edp Full, possui contornes gravíssimos de burla decorrente da “oferta” e/ou venda de um serviço que não existe (em certos países essa prática constitui crime…), traduzindo-se, deste modo, em marketing e publicidade enganosa, e levando, por conseguinte, o cliente a aderir / comprar um serviço que, de antemão, nunca irá usufruir do mesmo (sem, no entanto, ter consciência disso…).
Assim sendo, de facto, sinto-me deveras e tremendamente enganado e, por essa razão, já contactei, telefonicamente, diversas vezes, os serviços de atendimento ao cliente da EDP Comercial, solicitando a anulação do contrato Pack Edp Full, mas os agentes comerciais que me atendem limitam-se a dar inicio a um processo de reclamação, fornecendo-me, com isto, um determinado número que identifica o mesmo. Por esta altura, já possuo dois números de processo (o primeiro 808 684 4646; e o segundo 808 795 0250), tendo solicitado e exigido (!), também, em ambos os casos, a cedência da gravação da chamada telefónica onde consta a “oferta / venda” de um produto inexistente (a assistência aos estores), sendo que, em ambos os processos, ainda não obtive resposta nenhuma, continuando, por isso, à espera que me cedam a gravação da chamada telefónica, a qual, como já referi, foi efetuada por iniciativa da EDP Comercial e sua agente de vendas.
A cedência da gravação da chamada telefónica é de extrema importância, pois fundamenta esta presente exposição e comprova, de igual modo, que a agente de vendas da EDP Comercial, aquando o seu contacto, MENTIU-ME, dando-me a garantia da assistência a os estores. É de referir que a EDP Comercial, aquando os seus contactos telefónicos, numa fase inicial, solicita sempre autorização para a respetiva gravação das chamadas, alegando “interesse e segurança do cliente” mas, agora, que, na verdade, interessa ao cliente (eu, neste caso concreto) a gravação da chamada telefónica, a EDP Comercial tem ignorado os meus sucessivos apelos e solicitações.
No entanto, para além do absoluto silêncio sobre esta minha exigência – a cedência da gravação da chamada telefónica – a EDP Comercial e o seus representantes e/ou diretores comerciais (Drª. Hália Oliveira, por exemplo) insistem, grosso modo, que, uma vez que eu anui oralmente às propostas apresentadas pela agente comercial da EDP Comercial (ignorando a oferta / venda do falso serviço de assistência aos estores) e que, por outro lado, recebi o técnico de manutenção / assistência em minha casa (para verificar a instalação de eletricidade e gás natural), é motivo suficiente para ser obrigado a aceitar o novo contrato Pack Edp Full, por um período de fidelização de, pelo menos, doze meses.
Importa referir, no entanto, que nunca cheguei a assinar o novo contrato Pack Edp Full, apesar da insistência dos diretores comerciais em enviarem-me o mesmo, via endereço eletrónico, ou alertando-me para a sua importância (em assinar), via serviço de mensagem telefónica (vulgarmente designada por sms).

---------- Forwarded message ---------
De: M. Almeida
Date: seg., 30 de nov. de 2020 às 12:03
Subject: Re: Plano EDP Saúde – cartão virtual
Cc:

Bom dia

Nif: 223234591

Uma vez que NÃO CUMPRIRAM o que oralmente foi acordado aquando o contato telefônico pela Vossa gestora de contato, venho por este meio informar que não estamos interessados em aderir ao plano de saúde edp.

Lamentamos o insuficiente esclarecimento e a falta de informação objetiva por parte da Vossa colaboradora.

Como estamos ao abrigo da ADSE não faz sentido um novo plano de saúde, sem a devida e prometida assistência técnica aos estores / lareira.

Doravante, devem ser mais assertivos ao darem a conhecer os vossos produtos / serviços.

Cumps

Forwarded Conversation
Subject: Pack Full: Informações sobre o seu contrato
------------------------
De: EDP Comercial
Date: qui., 10 de dez. de 2020 às 17:09
To:
Informação referente ao contrato com os seguintes dados:
Eletricidade: Código de Ponto de Entrega (CPE) PT0002000067811621HB
Gás natural: Código Universal de Instalação (CUI) PT1604000003724355BW
Morada: Rua Vale De Salmeirim 19 E ESQ 2005-441 Santarem
Caro cliente,
Agradecemos o seu contacto em que nos pede a rescisão do serviço Pack Full.
O Pack Full inclui visitas técnicas e implica um contrato de 12 meses
No seguimento do seu pedido, informamos que o contrato referente ao Pack Full iniciou a sua vigência a 12 de novembro de 2020, tendo este contrato a duração de 12 meses. O Pack Full inclui várias opções de visitas técnicas que pode escolher e usufruir.
A revisão à sua instalação foi feita a 21 de novembro de 2020
A revisão à sua instalação de eletricidade e gás natural foi feita a 21 de novembro de 2020, tendo sido assinado o relatório da revisão. Esta visita está associada ao Pack Full e a sua realização confirma que usufruiu do serviço.
O contrato Pack Full renova-se automaticamente
O contrato tem uma duração de 12 meses, sendo automática e sucessivamente renovado por iguais períodos, caso não seja denunciado através de comunicação escrita até ao dia anterior ao fim/à renovação do contrato (21 de novembro de 2020), conforme indicado nas condições gerais.
Pode terminar o contrato a qualquer momento, mas terá de pagar os restantes meses
Pode pedir a rescisão deste contrato antes do fim do contrato (12 meses), mas nesse caso terá de pagar o valor das mensalidades restantes.
Estamos disponíveis para esclarecer as suas dúvidas
Poderá esclarecer as suas dúvidas em qualquer momento na área deapoio ao clienteem edp.pt.Para qualquer questão adicional, contacte-nos através da área de cliente, da app EDP Zero, das linhas de atendimento 808 53 53 53 ou 213 53 53 53 (dias úteis das 8h às 22h), ou das nossas lojas.
Com os nossos cumprimentos,
Apoio ao Cliente
EDP Comercial
Este endereço não está preparado para receber e-mails. Pode contactar-nos através da sua área de cliente em edp.pt onde pode acompanhar o estado do seu pedido ou poderá esclarecer as suas dúvidas em qualquer momento através do apoio ao cliente.

Nº do seu processo:{SrvReqNo:[8086844646]}

---------- Forwarded message ---------
De: EDP Comercial
Date: ter., 1 de dez. de 2020 às 02:13
Subject: Condições do seu novo contrato de Energia com a EDP Comercial

Caro(a) Cliente,

Junto enviamos as novas condições do seu contrato de energia Gás e Eletricidade + EDP Full
Em anexo, seguem as novas condições gerais e particulares do seu contrato. Está a recebê-las porque:

a) Já é nosso cliente e alterou parte(s) do seu contrato (exemplos: pediu fatura eletrónica, mudou a forma de pagamento, aderiu a uma nova oferta de energia ou de serviços EDP, como o Funciona ou a Fatura Segura)

b) Vai ser nosso cliente pela primeira vez. Neste caso, o seu contrato entra em vigor apenas a partir do momento em que a EDP Comercial comece a fornecer energia. Receberá brevemente um email com essa confirmação.

Relembramos que deve assinar e devolver as condições contratuais quando as receber
Leia atentamente as condições contratuais quando as receber e verifique se estão conformes ao que nos solicitou. Guarde uma das cópias e envie-nos a outra assinada pelo titular através de uma das seguintes formas: Online - através da sua área de cliente em edp.pt ou do formulário edp.pt/contactos; Por correio (sem custos de envio): coloque num envelope fechado com a indicação de destinatário "EDP Comercial Comercialização de Energia S.A., Remessa Livre 19114, EC Gare do Oriente 1991-901 Lisboa" e coloque no correio (não necessita de selo) Entregue presencialmente: Em qualquer loja ou agente EDP. Saiba mais informações sobre as moradas e horários dos nossos pontos de venda em edp.ptEstamos disponíveis para esclarecer as suas dúvidas
Poderá esclarecer as suas dúvidas em qualquer momento na área de apoio ao cliente em edp.pt. Para qualquer questão adicional, contacte-nos através da área de cliente, da app EDP Zero, das linhas de atendimento 808 53 53 53 ou 213 53 53 53 (dias úteis das 8h às 22h), ou das nossas lojas.
Obrigado pela sua preferência

Hália Oliveira
Diretora Comercial

De: M. Almeida
Date: qui., 10 de dez. de 2020 às 17:44
Boa tarde

Eu não assinei nenhum documento e a sua colega que telefonou para mim mentiu-me ao dizer que o pack full inclui assistência a estores e lareira.

Por essa razão e como não assinei nenhum documento não aceito que me obriguem a pagar um serviço que não vou usufruir.

Aviso que irei até às ultimas consequências para evitar que vocês me chulem qualquer valor a mais para além daquele que sou obrigado a pagar e que é decorrente do meu consumo.

Grato pela atenção

----------

Neste sentido, venho por este meio solicitar a V. excelência que investigue esta reclamação, de minha iniciativa, em que denuncio o mau serviço prestado pela EDP Comercial, e que, finalmente, possa, no âmbito das suas competências, por cobro a toda esta situação, exigindo a cedência da gravação da chamada por parte da agente de vendas da EDP Comercial (onde se comprova a burla de que fui alvo) e, por conseguinte, a anulação do contrato Pack Edp Full.

Com os melhores cumprimentos agradeço toda a sua atenção!
Data de ocorrência: 12 de janeiro 2021
13 de janeiro 2021
Entraremos em contacto consigo assim que possível.

Com os nossos cumprimentos,
Caro cliente,

Considerando que esta reclamação foi apresentada no Livro de Reclamações Online, informamos que a mesma merecerá oportunamente resposta através dessa via, a qual, nos termos legais, será também remetida à ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

13 de janeiro 2021
Errata: Na reclamação onde se lê "assistência técnica à lareira" deve-se ler "assistência tecnica aos estores".
Porque foi isso que a agente de vendas me prometeu e NÃO CUMPRIU.
A reclamação NÃO ESTÁ RESOLVIDA porque eu pretendo anular o Pack Edp Full e voltar a ter o Pack Edp Smart e não quero, para além do fornecimento da luz/gaz, mais negociatas com a Edo
13 de janeiro 2021
Porque foi isso que a agente de vendas me prometeu e NÃO CUMPRIU.
A reclamação NÃO ESTÁ RESOLVIDA porque eu pretendo anular o Pack Edp Full e voltar a ter o Pack Edp Smart e não quero, para além do fornecimento da luz/gaz, mais negociatas com a Edp
Caro cliente,

Tentámos contactá-lo para dar seguimento ao seu pedido, sem sucesso.
Em breve, voltaremos a efetuar nova tentativa de contacto.

Meu e-mail: mauroalexandre910@gmail.com

Não me digam que não têm o meu número de telemóvel ou o meu endereço eletrônico?????

21 de janeiro 2021

23 de fevereiro 2021
MENSAGEM À EDP E A TODOS OS SEUS CLIENTES / POTENCIAIS CLIENTES

Conclusão da reclamação, por mim efetuada, dada como resolvida:
Em todo o caso, parabéns à EDP que, apesar de tudo, tentou mas não conseguiu...
23 de fevereiro 2021
Caro cliente,

Reiteramos as informações anteriormente prestadas.
Analisado o exposto e, após nova reapreciação da situação apresentada, mais não podemos do que reiterar toda a informação transmitida nas nossas missivas anteriores, lamentando, ainda, o facto de não aceitar os esclarecimentos que lhe temos vindo a prestar.

24 de fevereiro 2021
Caríssimo, tive necessidade de reabrir a reclamação para conseguir partilhar a mesma nas diversas redes sociais, com o intuito da minha exposição / reclamação ser sujeita a observação, análise e discussão.
A burla de que fui alvo da Vossa parte ficou resolvida devido à minha persistência, mas espero que nunca mais se atrevam a contatarem-me para vender qualquer tipo de produto "cheio de benesses e benefícios..."
Mauro Almeida avaliou a marca
12 de outubro 2021

Dado o facto de ignorarem, constantemente, os meus apelos e de recusarem a ceder-me a gravação da chamada (onde se comprova que fui alvo de burla, por parte da agente de contacto da EDP), tive que recorrer a instâncias superiores para, finalmente, darem-me razão e anularem o contrato Pack EDP Full. Só depois de contactar com algumas entidades governativas, de contactar a entidade que regula a EDP e de iniciar os respetivos procedimentos judiciais é que a EDP reconheceu que, afinal, o conteúdo da minha reclamação / contestação tinha, na verdade, fundamento. Por incrível que pareça, os diretores da EDP que contactaram comigo referiram que afinal de contas "basta apenas dar crédito à palavra do cliente" sem ser preciso escutar gravações ou recorrer por "outras vias". Neste momento, estou em condições de recomendar a todos os cidadãos muita cautela nos novos contratos que a EDP "anda para aí a divulgar ou a oferecer" pois correm o risco que "se meterem num verdadeiro molho de brócolos", ao qual só sairão depois de muita "pressão" e "firmeza de carácter". Em todo o caso, parabéns à EDP que, apesar de tudo, tentou mas não conseguiu...