EDP Comercial Marca Recomendada Marca do Mês

EDP Comercial - Publicidade enganosa

Mara Cesário
Mara Cesário apresentou a reclamação
23 de setembro 2021
Lamentavelmente venho acusar a EDP de publicidade enganosa e burla. Ora vejamos. A 10 de Outubro de 2020 aderi à conta certa porque na publicidade existente e até os próprios colaboradores dizem que caso o consumo exceda o valor a pagar na mensalidade que é enviada uma SMS a avisar que excedeu o consumo. Ora nunca em momento algum recebi tal SMS nem mesmo email pelo que sempre fiquei descansada, uma vez que o contador é digital e envia a contagem certa directamente à EDP (foi me confirmado por um colaborador da EDP que estes contadores fazem isto e que o meu era assim. Está gravado). Ora em Junho faço o cancelamento do contrato e qual o meu espanto quando a EDP me quer cobrar 345€, quando eu pagava 55€ por mês, durante 2 meses não estive em casa (por ter tido um bebé este este período em casa de familiares para me poderem auxiliar uma vez que a minha morada só tinha 1 quarto). Telefonema atrás de telefona e sempre que a fatura vem de avaliação dizem sempre que o valor é correcto. Na penúltima chamada eu fiz uma reclamação online em que me foi dito que me iam contactar via telefónica no prazo de 15 dias úteis (já se passaram perto de 25 dias úteis) voltei a ligar há duas semanas em que me foi dito que ainda estavam a analisar a reclamação e desde aí só recebi um email a dizer mais uma vez que a fatura foi reavaliada e continuam a exigir o 345€. Mas há uma coisa confusa, num dos e-mail que recebi dizia que o acerto era desde Agosto de 2020 a Julho de 2021( a conta certa só existia desde Outubro de 2020) e que o sistema de conta certa ainda não permitia enviar SMS a avisar o excesso do consumo e qual o meu espanto que assim que ligo para o apoio ao cliente e há uma possibilidade a incentivar o cliente a aderir à conta certa e que caso exceda o consumo que a EDP envia uma SMS para evitar surpresas no acerto no fim do ano. Vale dizer também que desde que aderi à conta certa deixei de receber as faturas por email ou carta. Já basta em Maio e Abril de 2020 não me terem faturado 2 meses, eu ter pedido esclarecimentos e terem me sempre dito que não havia nada para pagar e de repente cobrarem me 200€ por esses dois meses mais o mês corrente na altura. Eu quero pagar, o justo, até porque houve uma quebra de contrato da parte da EDP em que me induziram a consumir mais electricidade achando que estava dentro do consumo normal dos 55€ ao não enviar qualquer tipo de aviso. Já que sabem enviar email e SMS com publicidade também sabem fazer o que prometem ao cliente.
Data de ocorrência: 20 de setembro 2023
23 de setembro 2021
Entraremos em contacto consigo assim que possível.

Com os nossos cumprimentos,
Equipa de apoio ao cliente
24 de setembro 2021
Cara cliente,

Na sequência da resposta prestada, enviada para o endereço eletrónico associado ao seu contrato, consideramos que a situação que nos reportou foi devidamente esclarecida.

Estamos disponíveis para esclarecer as suas dúvidas através do nosso site, da app EDP Zero, das linha de atendimento a clientes 808 53 53 53 ou 213 53 53 53 (dias úteis, das 8h às 22h), ou nas nossas lojas.

Com os nossos cumprimentos,
Equipa de apoio ao cliente