EDP Comercial Marca Recomendada Marca do Mês

EDP Comercial - Renovação do serviço funciona

Emanuel Queirós
Emanuel Queirós apresentou a reclamação
20 de novembro 2021
Em Agosto de 2017 iniciei contrato com a EDP onde me venderam a ideia de aderir ao servico funciona, pois tinha desconto na mensalidade, e logo acabaria por ter um serviço que era pago pelo próprio desconto. Em nenhum momento fui informado que este serviço pressupunha fidelização de um ano.
Em 4 anos de serviço apenas uma vez vieram a minha casa para em 10 min dizerem que tudo estava bem.
Outras vezes que agendaram vinda desmarcaram. Isto só para dizer que é um serviço inútil que só fazia sentido por ser gratuito face ao desconto comercial que tinha na fatura.

Em Outubro deste ano, segundo o mercado liberalizado, aderi ao plano Galp, pois os descontos e tarifas na minha situação eletricidade +gás compensava.
Fui surpreso nesse momento com uma fatura da EDP que pensei tratar-se de acertos de ultima fatura.
No mês seguinte reparo que recebo outra fatura para pagar relativa ao serviço Funciona.
Pela quarta tentativa de contacto, consigo ao 3°dia contactar a EDP, e pergunto como cancelar o serviço Funciona, pois já teria cancelado o meu contrato de eletricidade+gás em outubro, e que o serviço Funciona já que foi vendido em pacote, pensei que também já estaria cancelado, achei que era óbvio, á qual me informam o seguinte:
"O seu serviço Funciona irá terminar a 10 de agosto de 2022.
Informamos que o serviço Funciona tem duração de um ano, o seu irá terminar no dia 10 de agosto de 2022.

O contrato tem renovação automática caso não peça previamente a sua rescisão

O contrato tem uma duração de 12 meses, sendo automática e sucessivamente renovado por iguais períodos, caso não seja denunciado através de comunicação escrita até ao dia anterior ao fim/à renovação do contrato (10 de agosto de 2022), conforme indicado nas condições gerais.

Pode terminar o contrato a qualquer momento, mas terá de pagar os restantes meses
Pode pedir a rescisão deste contrato antes do fim do contrato (12 meses), mas nesse caso terá de pagar o valor das mensalidades restantes"
Ora se isto não representa uma burla, ou um ato de má fé então não sei o que é.
Como pode um serviço ser renovado sem a autorização ou conhecimento do cliente. Ligam para tanta informação não importante, e não informam o cliente de renovações automáticas????

De acordo com a ERSE no mercado liberalizado, nem sei como isto pode ser legal.
Solicitei à EDP que me fizesse prova da minha renovação contratual do serviço Funciona, e solicitei que me enviassem cópia do contrato original que não enviaram até hoje.
Acho vergonhoso este esquema elaborado pela EDP para sacar uma mensalidade de 10 euros aos clientes que rescindem contrato com os mesmos.
Está mesma queixa será apresentada à ERSE e ao regulador europeu, que espero que possam rapidamente intervir.

EDP NUNCA MAIS, não lido bem com * PROIBIDO *.
Data de ocorrência: 19 de novembro 2021
22 de novembro 2021
Entraremos em contacto consigo assim que possível.

Com os nossos cumprimentos,
Equipa de apoio ao cliente
Caro cliente,

A EDP Comercial presta informações apenas ao titular do contrato ou a quem o representa legalmente.
Para podermos prestar informações relativas ao contrato de fornecimento acerca do qual reclama e não titula, torna-se indispensável que nos remeta uma procuração passada pelo titular do mesmo, pela qual lhe sejam conferidos os poderes para tanto necessários.

Equipa de apoio ao cliente
Emanuel Queirós
22 de novembro 2021
A EDP resolveu o assunto, cancelando sem penalização.
De uma coisa tenho certeza, em nenhum momento me informaram desta fidelização, daí a minha surpresa com o sucedido.
Acho má fé da EDP esta fidelização, e vir associada ao contrato eletricidade+gás para dar desconto na fatura, e depois no cancelamento como lhes convém dizem que é um serviço à parte.
Mais vergonhoso é a ERSE concordar com esta análise, isentando-se de qualquer culpa. mas também face ao país em que vivemos, com a cauterização de preços que temos, não me admira que esta entidade que não regula nada mantenha esta posição. Bem vindos a Portugal.