EDP Comercial Marca Recomendada Marca do Mês

EDP Comercial - Serviço funciona

Dylan Jordão Bicho
Dylan Bicho apresentou a reclamação
25 de novembro 2020
Fui cliente de EDP Comercial desde Novembro de 2018 a Janeiro de 2020. No momento do contrato aliciaram-me o Serviço Funciona com um desconto na inspeção de gás e nunca me foi falado da renovação automática deste serviço, muito menos que este serviço é basicamente um contrato separado do contrato de fornecimento de energia e gás.

Em Novembro de 2019, apercebendo-me de um e-mail que referia que o serviço Funciona tinha sido renovado, contactei o apoio ao cliente e foi me então dito que a renovação é um processo automático e que se pretendesse cancelar teria que pagar as restantes mensalidades, sendo que nessa altura não levantei problemas e consenti.

Em Janeiro de 2020, saí da habitação na qual tinha o serviço da EDP e cancelei este serviço e todos os serviços agregados através da aplicação móvel ou do site (não me recordo a 100%), contudo recordo-me de, literalmente aceitar as caixas de verificação de todos os serviços INCLUINDO serviços que eu não tinha. Deste modo, continuei todos os meses a pagar os 7,90€ sendo que esperava que a última mensalidade fosse em Outubro.

Qual é o meu espanto quando, há um/dois meses, recebi uma chamada da EDP a agendar uma visita a casa (esta visita faz parte do serviço funciona e é sempre agendada pouco depois da renovação). Nessa chamada, referi que já tinha cancelado o serviço EDP em Janeiro, e que nem sequer morava na morada registada no contrato e fui informado que me encontrava com o serviço ativo, mas que sendo assim, não fazia qualquer sentido manter o mesmo ativo e que ia tratar da desativação, terminando por aí a chamada.

Pensando que tudo estaria tratado relativamente a este serviço, ontem através de uma extração bancária verifiquei que este serviço continua a ser cobrado. E acho extremamente curioso que não haja qualquer tipo de fatura/registo das mensalidades deste serviço na vossa aplicação (como é visível no screenshot em anexo).

Face ao exposto, considero de má-fé por parte da EDP recorrer a este tipo manhas, impondo fidelizações aos clientes sem que estes tenham conhecimento. E peço, por favor, o cancelamento deste serviço: primeiro, porque fiz o cancelamento destes serviços em Janeiro deste ano, 8 meses antes da fidelização do serviço acabar; segundo, eu nem sequer me encontro na morada desde o referido mês!

Aguardo com a maior brevidade possível à resolução deste contrato renovado com fidelização sem o meu conhecimento e consentimento, e ao crédito das mensalidades indevidamente cobradas e espero um pouco de boa fé da vossa parte, pois já consenti uma renovação e desta vez, acreditem que o mesmo não vai acontecer.

Dylan Bicho
Data de ocorrência: 25 de novembro 2020
25 de novembro 2020
Entraremos em contacto consigo assim que possível.

Com os nossos cumprimentos,
26 de novembro 2020
Caro cliente,

Tentámos contactá-lo para dar seguimento ao seu pedido, sem sucesso.
Em breve, voltaremos a efetuar nova tentativa de contacto.

26 de novembro 2020
Caro cliente,

Estamos disponíveis para esclarecer as suas dúvidas através da sua área de cliente em edponline.edp.pt, em edp.pt, da linha de atendimento a clientes 808 53 53 53 ou 213 53 53 53 (dias úteis, das 8h às 22h), ou nas nossas lojas.

Com os nossos cumprimentos,
Dylan Jordão Bicho
Dylan Bicho avaliou a marca
28 de novembro 2020

Nada a dizer relativamente ao fornecimento de luz e de gás. Contudo, o cliente não fica devidamente informado relativamente ao Serviço Funciona. É um serviço que renova automaticamente por períodos de 1 ano e este serviço aparenta não trazer qualquer benefício ao cliente: pouca taxa de resposta, demora na resposta, custos de reparação elevados (conclusão tirada pelas múltiplas reclamações sobre este serviço nesta plataforma)