EDP Comercial Marca Recomendada Marca do Mês

EDP Comercial - Serviços adicionais cobrados de forma dissimulada

Vitor
Vitor apresentou a reclamação
1 de abril 2022
No passado dia 11 de Março de 2022, foi realizada a instalação de três painéis solares na minha residência.

Começou por correr mal, quando os técnicos chegaram atrasados quase duas horas ao local. Estava agendado para às 9h, chegaram eram 11h. Tendo em conta que tenho de me apresentar ao serviço pelas 14h, deveria ter de imediato rejeitado o serviço. Não o fiz, e como irão compreender, foi a maior borrada que poderia ter feito.

Os técnicos iniciaram o serviço, tendo sido acompanhados por mim até às 13:30h. A partir dessa hora, o serviço foi acompanhado pelos meus familiares.

No final do serviço, já passava largamente das 15h, o técnico apresenta um documento denominado "Certificado de Recepção dos Trabalhos", explicando que se tratava apenas de um documento a dar o serviço como concluído, um comprovativo de que um técnico ao serviço da EDP efectivamente tinha cá estado.  A minha esposa assinou-o, e não o deveria ter feito.
Isto porque, sem qualquer esclarecimento A NINGUÉM, o vosso técnico assinala uma cruz no quadrado "Sim" num campo que questiona se o "O cliente aceita serviços adicionais?", no valor de 63€, 57€ dos quais um diferencial, e 6€ para 3m de cabo.

Como poderá o cliente aceitar serviços adicionais, se NÃO FOMOS INFORMADOS DE QUAISQUER SERVIÇOS ADICIONAIS POR PARTE DESTAS PESSOAS!

Pior ainda: como pretendiam fazer a instalação sem um diferencial que permita desligar a energia elétrica dos paineis solares no caso de precisar de trabalhar em segurança no sistema elétrico da casa?????! No meu quadro elétrico está um aviso de que esse mesmo diferencial, o diferencial dos paineis solares terá de ser desligado por razões de segurança juntamente com o geral no caso de intervenções na rede elétrica da casa!!!

A instalação levou cerca de 7m de cabo. Estão me a dizer que pago 2000 e tal euros por um sistema de paineis solares, e têm a lata de me cobrar 3m de cabo, num instalação que leva 7m?! SEM INFORMAR NINGUÉM?!

Foram estas as questões que coloquei posteriormente aos vossos técnicos instaladores, aparentemente de uma empresa prestadora de serviços à EDP, telefonicamente, quando recebi a vossa factura no valor de 63€. O senhor em questão pareceu muito surpreendido, e a gaguejar disse que a EDP tinha pago sempre pelo cliente quando os valores eram inferiores a 70€. Muito honestamente, pelo discurso até me pareceu useiro e vezeiro que o façam de forma recorrente, burlando desta forma a EDP e os clientes, fazendo de conta que instalam equipamento adicional para cobrarem à EDP mais uns cobres. Desta vez, correu mal... não foi ao vosso bolso, que aparentemente deve ser fundo, que eles foram. Foi ao meu!!!!

Apresentei várias reclamações aos vossos serviços, e finalmente, ontem obtive uma resposta: "ESTAVA ESCRITO NO CERTIFICADO DE RECEPÇÃO DE TRABALHOS. SE ASSINOU, NÃO DEVIA TER ASSINADO. NÃO VIU? QUE VI-SE". Isto dito ao telefone, por uma operadora de call center vossa, extremamente simpática como podem perceber, que ligou à minha esposa do telefone 252 140 121, pelas 11:10h do dia 30 de Março.

Considero que estou a ser enganado. Foram me foram imputados valores extra de serviços que necessariamente têm de fazer parte do valor contratualizado, ( a sério que querem instalar painéis solares sem um diferencial e sem cabo?!), e pior, sem que os técnicos se tenham dignado a informar previamente o cliente, tendo-se aproveitado de estar na presença de uma pessoa ignorante, para a fazerem assinar um documento que não continha exactamente a informação que diziam conter.

Agradecia que verifiquem esta situação cuidadosamente, de preferência que enviem um supervisor que verifique o material que efectivamente foi instalado e me está a ser cobrado, e que tenham em conta as acções e posturas dos vossos técnicos, bem como as respostas ordinárias do vosso call center, e o prejuizo que me estão a causar.

Acho vergonhoso o que está a acontecer, e pondero sinceramente cessar contrato convosco. Não estou interessado em ter qualquer negócio com uma empresa que dá cobertura a este género de pessoas e situações.
Data de ocorrência: 31 de março 2022
1 de abril 2022
Estimado(a) cliente,

Acusamos a receção do seu pedido, merecedor da nossa melhor atenção.

Equipa de apoio ao cliente
6 de abril 2022
Estimado cliente,

Informamos que foi dada resposta ao seu pedido.

Esperamos ter esclarecido convenientemente as suas dúvidas.

Estamos disponíveis para esclarecer quaisquer dúvidas adicionais através do nosso site, da app EDP Zero, da linha de atendimento a clientes 213 53 53 53 (dias úteis, das 9h às 20h), ou nas nossas lojas.

Com os nossos cumprimentos,
Equipa de apoio ao cliente