EDP Comercial Marca Recomendada Marca do Mês
EDP Comercial - Comercialização de Energia, S.A

EDP Comercial - Visita técnica agendada não efetuada

Mariana apresentou a reclamação
6 de agosto 2019
Foi agendada uma visita técnica para hoje entre as 13h-15h.
O motivo é que temos recebido faturas com valores altíssimos e o nosso contador aparece a zeros.
Explicada esta situação, a EDP confirmou uma visita do técnico no período já acima indicado. O técnico ficou também de ligar antes de aparecer.
Não recebi qualquer chamada do técnico e este não apareceu. Perdi duas horas de trabalho em que tive de ficar em casa, para no final não cumprirem com o acordado.

Pfv se a vossa resposta for a standard que tenho lido em várias reclamações idênticas em que dizem que se deslocaram ao local e ninguém abriu a porta escusam de responder pois é mentira.

Aguardo da vossa parte uma explicação válida por não terem aparecido e aguardo também uma solução da vossa parte referente às duas horas de trabalho perdidas.

Aguardo também uma solução para o contador, que continua a zeros, o que nos impossibilita de dar as leituras. Este é um direito do consumidor que está a ser violado pelo facto do vosso aparelho não estar operacional.
Data de ocorrência: 6 de agosto 2019
6 de agosto 2019
Entraremos em contacto consigo assim que possível.

7 de agosto 2019
Caro(a) cliente,

13 de setembro 2019
A EDP distribuição resolveu a questão do contador, substituíram o contador devido a uma avaria, mas continuo sem resposta sobre as faturas que tenho recebido.
Também não aceito o facto de usarem os consumos médios anteriores (os quais eu reclamo não estarem corretos) para estimarem o consumo real.
13 de setembro 2019
Recebi uma mensagem da EDP distribuição a dizer que o técnico estaria na minha habitação dentro de instantes. Como não existiu nenhum agendamento da minha parte com a EDP, telefonei para saber do que se tratava,. Ao telefone foi-me dito para não me preocupar pois este agendamento era automático e estava programado desde Julho. No sistema dizia que havia uma requisição para substituição do aparelho devido a uma avaria, desde Julho. Desde Julho! Ou seja, a EDP tinha conhecimento de que o aparelho estava avariado. Perguntei quem iria abrir a porta, visto que não estava em casa pois nada foi agendado comigo… a resposta foi inconclusiva.. naquele momento não me sabiam dizer se o técnico tinha conseguido entrar ou não no edifício.

O técnico acabou por entrar (por sorte algum vizinho abriu a porta) e substitui o aparelho. Recebi um email que diz:

"O contador foi substituído por display apagado
Informamos que, o contador foi substituído no dia 09 de setembro de 2019 por se encontrar com o display apagado.

Não foi possível recolher as leituras
Dado que o contador não permitia a visualização das respetivas leituras, procedemos aos necessários cálculos para apuramento da leitura final com base nos históricos de consumo, em conformidade com o disposto no Regulamento das Relações Comerciais e em articulação com o Guia de Leituras, Mediação e Disponibilização de Dados de Consumo do setor elétrico, tendo estes sido comunicados ao seu comercializador de eletricidade."

No dia seguinte, recebo uma chamada da EDP em que uma senhora me informa que o aparelho foi substituído e que não tinha qualquer avaria, apenas o display apagado.
O display apagado é considerado uma avaria pois apresenta um desvio à especificação do aparelho!

Referiu também, como no email que me enviaram, que iria ser feita uma leitura final com base no “histórico de consumos”. Os mesmos históricos que tenho reclamado não estarem corretos!
PS: Este apartamento tem painéis solares, o cilindro raramente é acionado. Apenas o ligamos pontualmente no Inverno, quando temos vários dias seguidos sem sol. Não temos aquecimento. Apenas fogão, placa de indução, maquina da roupa e de loiça, TV. Trabalhamos os dois e apenas estamos em casa das 19h às 7:00am.

Vejamos o histórico dos consumos no meu apartamento, desde que vivo lá:

Julho 2018:

Consumo real (2 abril – 24 junho): 369 KWh

Agosto 2019:
Total a pagar: 98.60€
Consumo estimado: 261 KWh

Levamos o nosso caso à reunião de condomínio e todos os presentes confirmaram nunca ter recebido faturas semelhantes nos apartamentos deles.

As minhas perguntas são:
- Como explicam este aumento anormal do consumo?
- O que é que nos garantem que está correto se não conseguíamos ler as contagens?
- Como vão retificar estes valores?
- Como é que vão proceder à leitura do consumo final tendo em conta o histórico que reclamo estar errado?

Vou também expor este caso junto da ERSE, visto que tem sido frustrante e ineficaz tentar resolver o caso diretamente com a EDP.
23 de setembro 2019
Caro(a) cliente,