EduCar - Atendimento péssimo e enganoso

Marta apresentou a reclamação
25 de abril 2022
A 09-04-22, dirigi-me ao Stand "Automóveis EduCar Lda.", a fim de ver um carro que se encontrava à venda no Marketplace/Facebook, como combinado através dessa rede social (nesse dia, 15h30 - 16h). Quando cheguei ao local, o proprietário (com quem tinha combinado) estava a atender outros clientes e pediu-me para deixar os meus dados com a sua mãe a fim de me enviar, logo que possível, as simulações para crédito automóvel. Não tendo feito nada na hora porque "estava ocupado com outros clientes". Era urgente a compra porque trabalho a 50km de casa e este, prontamente, ofereceu um carro de cortesia "sem custos associados" (conforme anexo). Ficou combinado entregar-me esse veículo, no parque de estacionamento do Pingo Doce, em Penafiel, mas pouco antes foi-me exigido um sinal da compra do automóvel que eu pretendia adquirir, para que me entregasse o carro emprestado. De imediato, fiz uma transferência bancária no valor de 3.000€. Em 11-04-2022, enviou-me uma mensagem por WhatsApp com o nº de meses e o valor mensal do crédito, sem a respetiva FINE. A prestação fazia uma diferença de 35€ mensal para as simulações que eu mesma obtive. Não conseguiu um crédito com um valor mais baixo e eu tentei noutras financeiras e não foi aprovado. Posto isto, informei-o que não iria adquirir a viatura e que pretendia devolver o carro de cortesia. O senhor reagiu mal e foi mal educado dizendo que não me devolvia o sinal. Dirigi-me ao Stand no dia 15-04-2022, a fim de devolver a viatura e recuperar o valor do sinal. Ele não se encontrava no Stand, mesmo sabendo que eu lá ia, e quem me atendeu foi a mãe, com arrogância, insultos e "por lei não tinham que devolver o sinal". Eu liguei para o meu advogado e disse que chamava a GNR, ao que me responderam que até podia ir para Tribunal, pois eles é que tinham razão. Após muita insistência da minha parte, foi-me dado um comprovativo de transferência de 2.650€. Cobraram 350€ de "aluguer" do carro de cortesia que supostamente não tinha custos associados e recusaram-se a dar fatura com NIF desse "aluguer" e comprovativo da entrega do veículo. Acho inadmissível terem cobrado este valor por um carro antigo, com a caixa de velocidades avariada que não assumia a 5a velocidade e que me consumia obrigava a meter 20€ de gasóleo por dia quando com 10€ faço o mesmo trajeto em dois dias. Fui tratada com o mais baixo nível que pode existir por estar a pedir o que era meu (3 mil euros) e do qual se aproveitaram para cobrar o que lhes apeteceu.
Data de ocorrência: 15 de abril 2022
EduCar
13 de maio 2022
A Automóveis Educar, Unipessoal Lda. tem a declarar o seguinte em resposta à reclamação:
A Sra. Marta Cardoso deslocou-se ao nosso estabelecimento no Sábado dia 09 de Abril, conforme combinado por troca de mensagens, para ver a viatura Alfa Romeo Mito que tínhamos à data anunciada na plataforma Facebook. Ao chegar ao local, informou-nos que procurava um automóvel com a máxima urgência, uma vez que não tinha meio para se deslocar para o seu local de trabalho na segunda-feira. Foi prontamente informada que a viatura em questão só estaria pronta para entrega na quarta feira seguinte, motivo pelo qual apresentamos outras sugestões, essas sem sucesso, uma vez que ficou realmente interessada no Alfa Romeo. Posto esta situação, e atendendo à necessidade dos clientes, como é mote da nossa empresa, sugerimos a opção de disponibilizar uma viatura de cortesia para que até à data da entrega do Alfa Romeo, a Sra. Marta pudesse fazer a sua vida sem demais prejuízos nas suas deslocações diárias, a qual foi prontamente aceite.
A simulação de crédito que se refere, conforme foi explicado à Sra. Marta e aos pais, não seria possível ser feita de imediato, uma vez que o parceiro Intermediário de crédito com o qual colaboramos, não labora ao sábado. De realçar também que foi dito à Sra. Marta e companhia que os valores da prestação com a entrada que pretendia dar rondariam os 120 e os 130€ mensais, com base na experiência de antigas propostas com os mesmos valores. A Sra. Marta alega no entanto, posteriormente, que os valores que lhe foram transmitidos na segunda-feira (128€ para o prazo pretendido), após ter sido feita a simulação, eram bastante mais altos que o que estava à espera. Disse ainda que lhe tinham sido apresentados por outra entidade de crédito valores bastantes mais baixos do que os que nos era possível apresentar, não tendo, no entanto sequer discutido os valores por nós apresentados, conforme comunicações escritas que dispomos e que comprovam a veracidade de tudo aquilo que estamos a escrever, contrariando o que a queixosa afirma. Posto isto, informou-nos que tinha tentado a aprovação do financiamento com outra entidade o qual tinha sido recusado e pediu-nos para que lhe devolvêssemos o sinal e lhe cobrássemos os dias que usufruiu da viatura que lhe foi disponibilizada (conforme comunicações escritas que temos na nossa posse). Em resposta, pedimos-lhe que nos enviasse a documentação que necessitávamos para aprovar o financiamento, de forma a que, após boa resposta, pudéssemos comparar os valores que dizia ter com aqueles que lhe pudessem ser disponibilizados pela nosso parceiro financeiro, ao que a Sra. Marta responde que estava em processo de aquisição de um imóvel (facto que nos tinha confidenciado no sábado que estava a planear para o final do ano de 2022, sendo portanto uma desculpa) e que o namorado lhe emprestava o carro para fazer face à necessidade de um veículo.
Relativamente ao sinal que diz ter sido exigido, temos à disposição para que possam ser consultadas, as comunicações que comprovam que foi PERGUNTADO à Sra. Marta se lhe era possível fazer uma transferência (por acaso de um valor bastante inferior ao que pretendeu fazer) para a reserva do Alfa Romeo. Sinal este que, no momento em que fomos contactados pela mãe da Sra. Marta a pedir a devolução, mostramos que não o pretendíamos cobrar na totalidade, uma vez que o intuito da nossa empresa é única e exclusivamente zelar pela satisfação dos clientes e lucrar com a venda de viaturas, e nunca com os sinais pagos a título de reservas. Os 350€ foram naturalmente mantidos em nossa posse para fazer face às despesas que tivemos com o cancelamento de anúncios de publicidade da viatura que anunciamos como vendida, assim como despesas inerentes à viatura que lhe foi emprestada, tais como as deslocações tardias para a entrega da mesma, higienização que foi feita no próprio dia e para tal efeito, assim como o combustível gasto que nunca foi pago.
O Stand Educar lamenta sinceramente que a cliente não tenha pretendido realizar a aquisição do veículo e que tenha colocado em causa o bom nome da instituição e de quem a representa, difamando gratuitamente quem de tudo fez para a servir da melhor forma possível.
Lamentamos ainda que o veículo que lhe disponibilizamos não tenha sido do seu agrado, salvaguardando, no entanto, que a crítica da Sra. Marta relativamente ao mesmo é mais uma falta de respeito, e que o mesmo se encontra em perfeito estado de conservação e disponível para venda no nosso estabelecimento com a devida garantia.
No Stand EduCar visamos sempre prestar serviços de excelência aos nossos clientes, trabalhando para manter produtos diferenciados à disposição dos mesmos.
Estamos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional, e agradecemos que seja dada a devida atenção a esta comunicação, uma vez que em nada favorece o bom nome da empresa.
18 de maio 2022
Foi-me dito que o valor cobrado no total de 350€ foi referente a 50€ por dia de aluguer da viatura. Agora são alegadas outras despesas.
O que é certo é que continuo a aguardar a emissão de fatura-recibo desse valor com todas as despesas detalhadas com o meu respetivo NIF, tal como já solicitado há um mês e que me foi recusado o pedido.
Afinal de contas, paguei 350€ sem saber por quê nem de quê.
E ao que julgo saber, não pode ser recusada uma fatura a um consumidor.
1 de junho 2022
Continuo a aguardar resolução.