98.2

eFuturo - Informação omitida e não corresponde à realidade

Marta  Frade
Marta Frade apresentou a reclamação
13 de dezembro 2021
Venho apresentar uma queixa relativamente a esta escola na formação de Técnica Auxiliar de Farmácia.  A escola é enganosa aquando da informação que dão por telefone e via e-mail para angriarem alunos, ocultam informação de forma a que os alunos se matricularem. Quando fui contactada por esta escola expus a situação que não tinha interessa em ter uma formação b-learning, tendo-me sido dada a informação que o modelo de formação da escola é via e-learning. Posteriormente a este telefonema e a e-mail descritivo da forma de formação da escola , recebi um outro e-mail por parte de outra colega (através de um pedido de informação via publicidade) com informação de que o curso teria 60h de zoom. Questionei à colega que já estava a tratar comigo desta situação, que não tinha interesse e a mesma me disse que foi um lapso e que deve ter havido um equívoco porque essa horas referem-se à parte prática da formação "Assistente Administrativa e Financeira" .
Após o pagamento da matrícula, recebo um e-mail em como este curso tem 60h de prática, e eu expliquei que não foi essa a informação que me deram. Expliquei que trabalho por turnos numa superfície comercial e que tenho bastante tempo de deslocação casa-trabalho e não havendo a vertente humana e honesta de admitirem que a informação dada foi errada e se pretendia prescindir do curso e fazerem o reembolso. Agora que estou no final do curso estão a obrigarar-me a fazer estas 60h alegando sempre a disponibilidade horária que afinal não existe. Pois já referi imensas vezes esta situação de falha de informação e dizem que por ser um curso homologado na INFARMED que está em constante mudança (coisa que não acontece noutras escolas) expliquei novamente que estou a 2h de distância do meu local de trabalho e que nos dias em que há workshop não consigo comparecer, se pode ser noutro dia e apenas me deram novamente esses dias. Onde está a disponibilidade de horário afinal? Sendo que se assina um contrato em que diz que se o aluno desistir perde o dinheiro, mesmo que seja por insatisfação de maneira a como a formação seja conduzida e no mesmo contrato não fala em obrigatoriedade de comparência a estas horas, para além de que, esta formação tem estágio de 210h e eu inicialmente quando contactada por eles referi que trabalhava numa parafarmacia e disseram que podia fazer lá o estágio ou numa farmácia. Agora dizem que o estágio tem de ser obrigatoriamente numa farmácia.
Sinto-me completamente enganada e burlada!
No final de contas ocultam informação, arrastam o problema, não há disponibilidade de horário como disseram e vou perder o dinheiro.
Quero uma solução a este probelma consciente.
Atentamente,
Data de ocorrência: 13 de dezembro 2021
eFuturo
Cara Marta Frade,

No seguimento da reclamação efetuada, venho expor o seguinte:

Uma semana após a matrícula no curso de Técnica Auxiliar de Farmácia, foi-lhe enviado um e-mail, indicando que a componente prática poderia ser feita online.

Estas sessões podem ser realizadas presencialmente no Porto ou Lisboa, ou online, caso o formando não resida nas cidades indicadas, ou não tenha disponibilidade para se deslocar, como é o seu caso.

A Marta respondeu ao e-mail, e eu informei-a que os nossos horários eram flexíveis.

Portanto, desde 10/03/2021 que todos os formandos que estavam inscritos no curso, foram informados de que a formação incluía uma componente prática (15 horas), além do estágio.

Tendo em conta que 80% dos nossos formandos trabalham, nós temos horários bastante flexíveis (manhã, tarde e pós-laboral).

Conforme indicado ontem, temos 2 Workshops este mês com disponibilidade para inscrição.

Contudo, não sendo a componente prática (15 horas) obrigatória, poderá ou não optar por realizar os Workshops.

Ressalvo que estes são uma mais valia, para o desempenho dos formandos, em contexto de trabalho.

No dia 09/12/2021, a Marta enviou uma mensagem através do nosso apoio ao formando, indicando que trabalha numa Parafarmácia, mas que quer estagiar numa farmácia. Mais uma vez, nós informamos a todos os interessados, que o estágio deverá ser realizado numa farmácia,

O estágio numa farmácia é um requisito desta formação.

Encontramo-nos disponíveis para qualquer questão adicional.

Rita Lorena - Gestora da Formação
14 de dezembro 2021
Visto que tem esses e-mails eu expus na mesma esta situação, inclusive perguntei com o iam resolver e vêm com essa desculpa do 80% dos alunos e da disponibilidade horária. Que afinal não existe. Vocês estão constantemente a mudar a informação, primeiro não havia workshops ,depois eram 60h, agora são 15h. A disponibilidade é ser nos dias em que vocês podem. E o email que tenho com as condições do curso diz inclusive que têm acordos com parafarmacia, centros dietéticos e farmácias, não indica que o estágio tem de ser numa farmácia nunca tive esse indicação até ao dia 10/12/21. E agora já estão a dizer que não é obrigatório . Afinal é ou não é?
eFuturo
Cara Marta Frade,

No seguimento da reclamação exposta, venho informar que se efetivamente não pretende realizar os Workshops práticos, não é obrigatório que os faça, para a conclusão do curso.

O que é obrigatório são as 210 horas de estágio.

Nós sempre informamos as parcerias que temos e as saídas profissionais (hospitais, farmácias, parafarmácias) associadas ao curso de Técnico Auxiliar de Farmácia.

Contudo, a nível de estágio, é efetivamente obrigatório que seja feito numa farmácia.

Com os melhores cumprimentos,,

Rita Lorena
14 de dezembro 2021
Agradeço a resposta mas lamento que tenha sido necessária uma reclamação pública para vocês darem a informação correta e que internamente não tratem as coisas.
Eu vou concluir com vocês mas não recomendo a ninguém.
Atentamente,
Marta  Frade
Marta Frade avaliou a marca
28 de janeiro 2022

Falta de organização por parte da marca, só querem ver o dinheiro do lado deles. Demoram algum tempo a responder aos e-mails e pelo chat privado não resolveram a situação, foi necessário reclamar aqui.