El Corte Inglés
El Corte Inglés Marca do Mês
El Corte Inglés - Grandes Armazéns S.a

El Corte Inglés - Cobrado valor em duplicado da compra

R. S. apresentou a reclamação
17 de dezembro 2019 (editada a 18 de dezembro 2019)
Boa noite. No dia 07/12/2019, dirigi-me ao EL CORTE INGLÉS de Vila Nova de Gaia, e efectuei uma compra no valor de 337,83€, na loja TIFFOSI, situada no interior daquele espaço comercial.
No momento de efectuar o pagamento, e depois do terminal ATM confirmar que o pagamento foi efectivamente realizado, a funcionária da loja referiu que "não saiu a factura pelo que a compra não foi realizada".
Imediatamente verifiquei o saldo da conta associado ao cartão de débito utilizado, tendo constatado que o valor tinha, na verdade, saído da conta, constando no movimento "COMPRA EL CORTE INGLÉS".
APRESENTEI O REFERIDO MOVIMENTO DA CONTA ONLINE. Não foi suficiente. Foi chamado um "chefe", que referiu "o sistema deu um erro pelo que a operação será cancelada em minutos".
Assim, ele próprio, deu ordens para que novo pagamento fosse realizado. Assim foi feito, aparecendo, novamente, novo movimento do mesmíssimo valor, dirigido para a conta do EL CORTE INGLÉS. Acreditando que estaria perante funcionários competentes e uma empresa honesta e credível, aguardei que, durante a operação, a situação se normalizasse. Mas não normalizou.
Disseram-me para aguardar até segunda-feira, tendo em conta o horário de funcionamento das entidades bancárias!!!! Voltou a continuar tudo na mesma.
Dirigi-me, pessoalmente, ao EL CORTE INGLÉS, por quatro (4) vezes e, além de aparecer sempre um funcionário diferente, a desculpa é sempre a mesma: já foi dada ordem ao banco para a realização da transferência... MAS OBVIAMENTE QUE NÃO FOI. É do conhecimento comum que as transferências demoram, no máximo, um (1) dia útil. Mentem descaradamente, sem qualquer respeito pelos clientes.
O que aqui se passa é uma VERGONHA e UM ENORME DESRESPEITO POR QUEM ALIMENTA ESTES ESPAÇOS COMERCIAIS, estas pessoas que ali trabalham, que demonstram uma enorme incompetência, porque não compreendem ou conhecem os meandros dos pagamentos automáticos, quando convencem os clientes de que a situação ficará resolvida em alguns minutos ou horas e, passados 10 dias, CONTINUAM COM O MEU DINHEIRO NA SUA POSSE.
Foi um meio enganoso, ardiloso, o utilizado para realizar novo pagamento com o meu cartão multibanco, e efectuar uma compra com ele, quando a compra se encontrava JÁ DEVIDAMENTE PAGA.
Como disse, 10 dias passados sem qualquer resposta ou solução, consubstanciará uma BURLA e um enriquecimento sem causa (ilegítimo), porque FICARAM COM O MEU DINHEIRO EM TROCA DE NADA!!!
Exijo que efectuem a devolução do dinheiro com que se locupletaram ilícita e ilegitimamente à custa do meu património, de forma a que esta situação não termine com uma queixa formal ao Ministério Público, com todas as consequências legais associadas.
Data de ocorrência: 17 de dezembro 2019
El Corte Inglés
18 de dezembro 2019
Estimado Sr/Sra R. S.

Serviço de Atenção ao Cliente
6 de fevereiro 2020
Na verdade, a epopeia continua inalterada. Exactamente dois meses após a cobrança indevida do valor pelo EL CORTE INGLÉS, estes continuam a não dar qualquer solução ao problema, limitando-se a responder que a ordem foi já dada ao banco, no caso à Caixa Geral de Depósitos, para realizar a devolução. É, no mínino, duvidoso que o tenha sido. É vergonhoso e inacreditável o facto de não se dignarem a entregar ao cliente, que se encontra lesado em 337,83€, um simples documento bancário com a operação de devolução. Um simples documento que apresente uma referência associada à operação bancária, como todos sabemos que, existindo operação bancária, EXISTE REGISTO E REFERÊNCIA. Já para não falar que, nos dias que correm, qualquer transferência "entre portas", demora no máximo um (1) dia útil para se efectivar.

O mais extraordinário é o absoluto desinteresse, por parte do EL CORTE INGLÉS, em resolver uma situação que tem somente UM CULPADO. O próprio estabelecimento comercial e os seus colaboradores, que participaram neste LOGRO. Neste enorme engano. E eu pergunto: o que fará dito estabelecimento para solucionar esta questão? Onde estão os verdadeiros directores da empresa, quando existem clientes enganados pela empresa que dirigem? O que fará o EL CORTE INGLÉS para COMPENSAR o cliente que se encontra desde o passado dia 6 de Dezembro de 2019, à espera que lhe devolvam o SEU DINHEIRO? E afinal onde está o MEU DINHEIRO?

Não adianta dizer que a ordem está dada. Não adianta repetir a frase vezes sem conta, se não são capazes de demonstrar isso mesmo perante o cliente lesado/enganado. A única parte na contenda que me deve explicações e, no caso, dinheiro, é mesmo o EL CORTE INGLÉS. Foi o EL CORTE INGLÉS que, de forma IRREGULAR, se apropriou de 337,83€, dinheiro que não lhe pertence e que se recusa a devolver ou, pelo menos, demonstrar a sua não responsabilidade nesta vergonhosa situação. Enquanto não for esta certeza ilidida, não adianta "chutar" responsabilidades para outras entidades.

O EL CORTE INGLÉS deveria envergonhar-se com a manutenção de toda esta situação que se mantém desde o passado dia 06 de Dezembro de 2019.
R. S. avaliou a marca
4 de maio 2022

Muito mau serviço pós-venda.