El Corte Inglés
El Corte Inglés - Grandes Armazéns S.a

El Corte Inglés - Falta de profissionalismo na gestão de reclamação

Vasco Mourato apresentou a reclamação
4 de abril 2017

Hoje,dia 04/04/2017,desloquei-me ao "El Corte Inglês" da Av António Augusto de Aguiar,à secção de desporto.
O intuito da minha deslocação foi de averiguar se a garantia de fábrica de uma bicicleta da marca KTM abrangia a quebra de uma peça de nome "Drop-out" e consequentemente da corrente,que a meu vêr deveria ser abrangida,dado que a bicicleta foi comprada em 14/02/2016 e a garantia deverá ser activada.
Eu tinha ido dar um passeio e em circunstânçias normais,sem quedas,sem exessos partiu-se o Drop-out e a corrente.
Ao chegar ao balcão da secção de ciclismo e esperei um pouco e fui atendido por um colaborador de nome Pedro Ribeiro que após lhe explicar o que aconteceu disse-me prontamente que essa peça era um consumível e que não era coberto pela garantia,eu expliquei que a peça pertence a um componente fixo da bicicleta e teria de ter uma garantia dado que se partiu em condições normais.Eu dado que a resolução não seria assumida aparentemente pelo "El Corte Inglês" pedí para que me chamasse alguém responsável ou o livro de reclamações,o colaborador tentou novamente me explicar que a peças era feita para partir e que ainda bem que assim o era pois poderia ter um prejuízo ainda maior,eu argumentei que já tinha tido outra bicicleta,tambem comprada nesta secção e que teve um uso mais regular e nunca tinha acontecido.Após bastante insistência chegou o responsável,Sr Bruno Ribeiro que disse que a garantia não abrangia consumíveis e por isso não poderiam fazer nada,eu voltei a solicitar o livro de reclamações,o Sr Bruno disse que se eu quisesse teria de ser eu a deslocar-me ao 5º andar ou -5 para preencher a reclamação mas entretanto decidiram que iam desmontar a peça e enviar para a KTM para averiguar a situação ao que eu disse que não iria esperar muito tempo pois por experiência da outra compra tive um problema ,esperei 15 a 20 dias e não houve feed-back da marca e então retiraram a peça de outro modelo igual e substituíram,e desta vez dado que fazem manutenções aos consumíveis,porque não substituírem e ficava o problema resolvido,o Sr Bruno disse que o material que tinham era para vender e eles não podiam assumir algo que era da responsabilidade da marca KTM,eu disse-lhe que comprei a bicicleta ao "El Corte Inglês" e deveriam ser eles a resolver o problema.Dado que não se resolveu o assunto e dado que a postura do departamento era de eu ter de entender que a peça era consumível e que enviar à marca não garantia que fosse reposta as peças,drop-out e corrente,eu voltei a solicitar o livro de reclamações pois se era essa a resposta que tinham para mim tentaria resolver de outra maneira,entretanto o Sr Bruno pediu ao colaborador que telefonasse para "Castanheira & Castanheira " para expor o assunto e para eu ouvir e da parte da empresa a resposta,pediram para tirar uma fotografias para avaliação.Decidí deixar a minha bicicleta para ser "avaliada" a situação.Tambem referí que a corrente deveria ser substituída ao que o colaborador me disse que caso houvesse defeito teria de ser a Shimano a tratar...
O que eu lamento nesta situação é a postura dos colaboradores de fazerem crer que a culpa é sempre do desgaste do uso e enunciarem um sem numero de aspectos sempre normais para que a peça se tenha partido e da chefia que aparentemente não está com grande disponibilidade para resolver a situação e tem falta de conhecimento para resolver o assunto.

Data de ocorrência: 4 de abril 2017
9 de abril 2017