El Corte Inglés Marca do Mês
El Corte Inglés - Grandes Armazéns S.a

El Corte Inglés - Recusa troca online pedido nº 2222814003222

Telma Curado apresentou a reclamação
27 de setembro 2022
Fiz uma encomenda online nº 2222814003222 de um vestido de festa que me foi entregue no dia 31 de agosto de 2022. Após contatar que o artigo encomendado estava grande, decidi tentar a troca online por um artigo de tamanho menor o que não foi possível fazer de forma automática, pelo que fiz uma nova encomenda do tamanho inferior.
Nas condições do site consta que direito de desistência não se aplica: "À compra de artigos de Cerimónia e Festa. Caso o cliente não esteja satisfeito com o artigo que comprou, poderá fazer a troca (e não a devolução) por outro artigo de cerimónia/festa, desde que o valor seja igual ou superior ao artigo inicial e que este se apresente nas devidas condições de utilização e com etiqueta."
No dia 18 de setembro de 2022 dirigi-me à loja El Corte Inglés de Lisboa para tentar trocar o vestido. Na loja não me foi dada a possibilidade de troca por qualquer outro artigo que não fosse um artigo da mesma marca "FIESTA" . Ora esta situação viola as condições de troca anunciadas "...poderá fazer a troca por outro artigo de cerimónia/festa".
Fui aconselhada a contactar a linha de apoio, que só assim poderia tratar da troca da compra online.
Desde dia 21 de setembro liguei 6 vezes para a linha de apoio que nunca me indicou como resolver online a troca de um artigo adquirido online. Após diferentes respostas , a solução final que indicam é que terei que me deslocar novamente à loja física dentro do prazo de 30 dias para proceder à troca do artigo por outro de festa.
Sucede que:
1. A compra foi realizada online e não existe qualquer indicação que as trocas terão de ser realizadas na loja física;
2. As respostas contraditórias fizeram com que esgotasse o prazo de que disponho para a troca (termina dia 30 de setembro), uma vez que não tenho disponibilidade para me dirigir à loja (o que também não faz qualquer sentido porque foi a minha primeira tentativa sem sucesso);
3. A condição anunciada viola o direito de desistência no prazo de 14 dias para compras à distância;
4. Concluo que o vendedor se recusa a trocar o artigo nas condições anunciadas;
5. Solicito troca online por outro artigo de cerimónia/festa conforme condições de venda.
Data de ocorrência: 27 de setembro 2022
27 de setembro 2022
Estimada Cliente,

Acusamos a recepção da sua queixa #81152922, recebida a 27/09/2022.

Informamos que, de momento, a situação se encontra a ser analisada pela equipa responsável que entrará em contacto com a maior brevidade.

Para qualquer esclarecimento ou informação adicional, estamos ao dispor através dos nossos contactos, disponíveis em https://www.elcorteingles.pt/info/contacto/.

29 de setembro 2022
Estimada Cliente,

Informamos que tentámos contactar sem sucesso, motivo pelo qual enviámos um e-mail a solicitar que nos indique o período horário mais oportuno.

Aguardamos a sua resposta para um novo contacto.

30 de setembro 2022

Tentativa única de chamada telefónica por parte do ECI realizada no dia 29/09 às 17:27.
E-mail enviado pelo ECI a solicitar período horário mais oportuno recebido no dia 29/09 às 17:36.
Resposta enviada por e-mail no dia 29/09 às 18:14 "Conforme solicitado, informo que estou disponível para contacto telefónico a partir das 18:15.".

Continuo a aguardar resposta, preferencialmente por escrito, para que fique devidamente registado e considerando as inúmeras tentativas falhadas de resolver o assunto junto da linha de apoio telefónico.
Ainda assim, caso insistam no contacto telefónico e eu não atenda o telefone, por qualquer motivo que me impeça naquele momento, poderão sempre fazer uma 2ª ou 3ª tentativa, assim exista interesse e empenho por parte do ECI.

Sem outro assunto,
7 de outubro 2022
Estimada Cliente,

Consideramos que a sua exposição se encontra resolvida, considerando a nossa resposta do dia 07/10/2022.

Agradecemos o seu testemunho, esperando ir cada vez mais ao encontro das expectativas dos nossos clientes.

Telma Curado avaliou a marca
7 de novembro 2022

Não recomendo a loja online para compra de artigos de cerimónia, uma vez que não estão aptos a solucionar eventuais trocas pelo mesmo meio da compra (online).