16.5

El Ganso - Péssimo apoio ao cliente

Fábio Santos
Fábio Santos apresentou a reclamação
11 de julho 2019

No passado dia 28/06/2019 visitei a loja El Ganso – Chiado (Rua Nova do Almada), onde tive uma ótima experiência enquanto cliente.

Das variadíssimas vezes que visitei as lojas El Ganso, essencialmente a loja do MarShopping e a extinta loja no Vila do Conde Fashion Outlet, esta foi sem dúvida a visita na qual obtive o melhor atendimento.

Desde a minha entrada na loja até à saída, o exímio funcionário acompanhou toda a minha visita e a jornada de compras. Foi de uma extrema elegância e simpatia!

No momento do pagamento, o funcionário questionou-me se eu tinha ficha de cliente, ao qual eu respondi que deveria de ter, visto já ter realizado compras online com reserva em loja e pelo facto de também receber as newsletters da loja em questão.

Acontece que, através do meu NIF e número de contacto telefónico, o funcionário não encontrou a ficha de cliente.

Sugeriu então a criação de uma ficha de cliente, pois com a criação da mesma, obteria um vale de 10€ para descontar numa próxima compra. Forneci então os meus dados para a criação da ficha de cliente.

Dado o interesse da pessoa que me acompanhava nuns sapatos, que infelizmente não existia o tamanho pretendido na loja do Chiado, comentámos que procuraríamos os mesmos na loja do MarShopping e já iríamos usufruir do vale de 10€.

No dia seguinte, dia 29/06/2019, desloquei-me à loja El Ganso do MarShopping e encontrei os sapatos pretendidos.

O atendimento de todo poderia ser comparável ao atendimento no dia anterior na loja do Chiado.

O atendimento não foi personalizado, a funcionária após a entrega dos sapatos com o tamanho pretendido abandonou-nos, não acompanhando o cliente enquanto experimentava os sapatos nem a tomada de decisão.

Dada a dificuldade em calçar, tivemos que solicitar à funcionária uma calçadeira, que, não a sugeriu aquando da entrega dos sapatos e, como nos abandonou, nem reparou que havia a necessidade da mesma.

É de salientar que éramos os únicos clientes dentro da loja e, haviam pelo menos, 2 funcionárias na loja.

Quando nos dirigimos ao balcão para efetuar o pagamento, mencionei o vale de 10€.

A funcionária indicou-me que teria que indicar o código que recebi no email.

Verifiquei a minha conta de e-mail e constatei que não tinha recebido e-mail nenhum da El Ganso.

A funcionária indicou-me que esses e-mails são enviados após 3h do registo. Acontece que já tinham passadas mais de 24h…

Dada a ausência do e-mail, a funcionária indicou que “uma colega” conseguiria atribuir o desconto mesmo sem o código do e-mail, mas ela não sabia fazer essa operação.

Anotou então 2 contactos telefónicos, o meu e o de a pessoa que me acompanhava e que iria comprar os respetivos sapatos. Efetuou a reserva dos sapatos e ficou de nos contactar no dia seguinte, dia 30/06/2019, o mais tardar até ao inicio da tarde.

No dia 30/06/2019, não recebemos qualquer contacto da Vossa parte. Às 18h00 desse mesmo dia, decidi contactar diretamente a Vossa loja do MarShopping.

A funcionária que atendeu o telefonema, indicou que já tinha verificado a situação e que eu já tinha ficha de cliente desde o ano de 2017. Por isso, apesar de eu nunca ter usufruído do vale de 10€, pois era uma iniciativa recente, também não poderia usufruir do mesmo agora.

Não fiquei de todo satisfeito com esta resolução do caso, até porque, se ficaram de me contactar, acho que o deveriam de fazer, independentemente do que me iam comunicar. Constatei também que, muito provavelmente, não foram associadas inúmeras compras à minha ficha de cliente, pois não me recordo de todo de me fazerem tal pergunta.

Se efetivamente eu já tinha ficha de cliente e o artigo nem era para mim, poderia então ter sido criada uma ficha de cliente para o comprador dos sapatos. Dessa forma, já iria usufruir do vale de 10€.

Eu, enquanto cliente, posso sempre devolver a compra anterior e o comprador dos sapatos, recompra-os, cria uma ficha de cliente, e dessa forma, já irá usufruir do vale de 10€ para a próxima compra. No entanto, acho tudo isto desnecessário e um grande aborrecimento e por isso, no passado dia 03/07/2019, enviei um email a relatar toda esta situação para os seguintes emails:

encuestas@elganso.com
atencioncliente@elganso.com
marketing@elganso.com

Até ao dia de hoje, 11/07/2019, finda mais de uma semana, não recebi qualquer resposta ao meu email.
Esta atitude da El Ganso só demonstra uma grande falta de consideração pelos clientes e um péssimo serviço Pós Venda / Apoio ao Cliente.

Data de ocorrência: 11 de julho 2019
Fábio Santos
Fábio Santos avaliou a marca
11 de dezembro 2020

Passados 17 meses, continuo sem receber qualquer contacto por parte da El Ganso, depreendendo por isso que a marca não se preocupa minimamente com os seus clientes, pois desvaloriza por completo as reclamações dos mesmos.