2KP - Lavagem de Veículos Lda

Elefante Azul - Danos na lavagem automática

José Manuel Alves Prates
José Prates apresentou a reclamação
20 de dezembro 2021
O rolo da máquina da lavagem automática bateu no carro e partiu uma peça de plástico. Rejeitaram responsabilidades e alegaram que têm um aviso de que não se responsabilizam por carros com ailerons. Acontece que a funcionária falou comigo antes e nada avisou. Aliás praticamente todos os carros têm ailerons hoje em dia. Esta prática é um subterfugio para se desresponsabilizarem. Vi claramente o rolo horizontal a descer e a embater no carro, de tal forma que até abortou a descida. O embate partir o plástico que protege a luz do stop. Ao telefone escusaram-se dizendo que está lá escrito e que é problema do modelo do carro. Alegando coisas sem sentido como que as escovas tivessem ficado presas no aileron. Um disparate de todo o tamanho. Considero má fé este tipo de aviso, que os descarta de responsabilidades ao mesmo tempo que os clientes chegam e nada lhes dizem. Há muitos anos que utilizava a lavagem automática e nunca nada aconteceu. Agora eu vi claramente o rolo a descer demasiado próximo. Sensor avariado ou máquina mal configurada, não sei, sei que foi o embate do rolo que provocou o dano e não escovas presas ou plásticos velhos como alegaram. Lamentável e nada séria esta atitude deste prestador de serviços automóveis.
Data de ocorrência: 18 de dezembro 2021
Elefante Azul
21 de dezembro 2021

Como já referido telefónicamente, a máquina foi revista e não foi encontrada qualquer anomalia de funcionamento, em particular ao nível dos sensores e das escovas. De igual modo, não existe qualquer sinal de impacto nas escovas pelo que a afirmação de que as escovas embateram no carro não se pode comprovar. Refira-se que o equipamento de lavagem tem uma dupla proteção para evitar embates na carroçaria e este equipamento encontra-se em funcionamento normal.

A exclusão de carros com ailerons prende-se exactamente com o risco acrescido que este tipo de apendices aerodinâmicos têm numa lavagem automatica, uma vez que são elementos que não seguem o contorno geral da viatura.

Por último de referir que a radiação UV causa evelhecimento dos plásticos tornando-os quebradiços e frágeis. Tendo o veículo em causa uma idade superior a 7 anos, é normal que as peças plásticas mais expostas aos elementos atmosféricos percam algumas das suas caracteristicas mecânicas e se tornem mais propensas a quebras.

Face ao exposto, lamentamos informar que não nos podemos responsabilizar pela quebra da tampa transparente que proteje o farol de stop embutido no aileron traseiro da sua viatura, detectado durante a lavagem da mesma.

Cumprimentos
José Prates
21 de dezembro 2021
Estou ciente do que me foi transmitido mas considero que mais não é do que uma forma de desresponsabilização para todo e qualquer incidente que se dê com carros com ailerons, que diga-se, são a grande maioria, que entra na vossa lavagem, uma importante fonte de receita que parece não vos interessar rejeitar. Relembro que a funcionária falou comigo antes e que não me avisou de nada, tendo inclusive havido um incidente semelhante duas semanas antes. Remetem-me para uma fase escrita num painel que nunca tinha lido. O senhor ignora também ao embate a que assisti e as marcas da tinta raspada, mas prefere escusar-se na teoria dos plásticos degradados. O embate foi de tal ordem que se ouviu um enorme estrondo e até a máquina abortou a descida do rolo. Justifica isso com o disparate das escovas terem prendido no aileron, uma justificação absurda que atesta aquilo que realmente está em questão: A VOSSA FUGA À RESPONSABILIZAÇÃO SOBRE DANOS PROVOCADOS NOS CARROS DOS CLIENTES.
José Manuel Alves Prates
José Prates avaliou a marca
4 de fevereiro 2022

A marca vende um serviço e arranja forma de se desresponsabilizar. Fiquem sabendo os seus utilizadores, com o que podem contar se acontecerem danos na lavagem. Terão uma marca que fugirá à responsabilidade e deixará o prejuízo para vós. Como precaução evitem!