Elusa, Lda
  • Rua de São Bernardo, 60C
  • info@elusa.pt

Elusa - Alteração de fornecedor de energia sem aviso prévio / retorno de valor de caução

Luis Santos
Luis Santos apresentou a reclamação
29 de outubro 2018

Boa noite,
Eu tenho um contrato de electricidade com a empresa Elusa, e qual não é o meu espanto que durante a semana que passou recebo uma carta da EDP em que o assunto é de agradecimento por ter feito uma nova adesão. Ora, em altura nenhuma, nem por email nem por telefone nem por qualquer outra via, aderi a outro fornecedor de energia. Acontece que no dia de hoje achei por bem dirigir-me a um balcão da EDP para saber o que se estava a passar. A menina do balcão, após alguns dados meus e alguma pesquisa, informou-me que a empresa Elusa, ou abriu insolvência, ou não reunia as condições para exercer as suas funções. Não houve uma explicação exacta, mas o que é certo é que a EDP assumiu o cliente (neste caso, eu) como empresa de ultimo recurso para o fornecimento de energia. Até aqui eu compreendo. Fica ao meu dispor alterar ou não de fornecedor. A questão é que tive o resto da tarde para contactar a Elusa e ninguém me atendia o telefone. Eu estou indignado por duas razões, a primeira é que não houve notificação directa para mim, de parte nenhuma nem de forma alguma, sobre a situação que a Elusa iria passar (supostamente), para me dar a escolher qual o fornecedor que eu poderia escolher, ou quanto muito para eu tomar uma decisão e ter conhecimento. Quanto a esta parte, é chato mas é uma coisa que acabo por aceitar, visto que apesar de eu ter direito à informação, não me traz constrangimento porque há sempre hipótese de mudar. A segunda razão é que quando aderia a Elusa, ainda este ano na altura de abril/maio, escolhi um tarifário que estava disponível mas que uma das condições era pagar uma caução de cerca de 70€ (70,73€ para ser mais preciso), caso o cliente falhasse algum pagamento e então servia como margem para falhas, mas caso não, esse valor ficava pendente de reembolso caso houvesse um término de contrato e que seria devolvido após 90 dias ( estas condições ainda estão no site da Elusa). A minha pergunta é, se realmente a Elusa deixou de existir como empresa, daí a EDP assumir o fornecimento de energia, como é que serei ressarcido do valor da caução? Porque sinceramente, espero que o seja.

Data de ocorrência: 29 de outubro 2018