Elusa, Lda
  • info@elusa.pt

Elusa - Débitos indevidos e quantias exorbitantes

Melissa Dos Santos
Melissa Santos apresentou a reclamação
16 de fevereiro 2018 (editada a 17 de fevereiro 2018)

Após em janeiro decidirem que enviar a factura com data de débito "até x dia" lhes dava direito a fazer débito no dia que bem entendessem, recebi uma factura com data de débito "até" 6 de fevereiro, mas fizeram débito a 20 de janeiro, 24 e 31 de janeiro, mesmo após sucessivas reclamações de que me estariam a causar despesas de manutenção não minha conta por estar constantemente a ficar com saldo negativo e o valor a ser devolvido á conta por insuficiência de fundos e que a data de débito apenas seria dia 6. Por incrível que pareça NAO obtive resposta! Decidi então, não pagar! E a resposta veio rapidamente no dia 8, que a factura estava em atraso e caso não pagasse teria que pagar 60€ de reativação de serviço. Voltei a informar toda a situação com os débitos e as faltas de resposta e o que me responderam foi o seguinte, resumidamente, desde que enviem a fatura, independentemente da data que lá está, o débito poderá ser feito a qualquer altura e que são as condições com que qualquer empresa funciona. MENTIRA! NÃO SAO AS CONDICOES QUE TODAS AS EMPRESAS TRABALHAM! São as condicoes que uma empresa desonesta como a elusa trabalha. Entao informei que não iria continuar a trabalhar com eles pois não são uma empresa de confiança!
Resultado.. as minhas facturas, que sempre rondaram os 30/40€ por mais de um ano, que esteve sempre tudo certo, este mês e após está desavença, veio 270€!!!! DUZENTOS E SETENTA EUROS EM LUZ!!! para uma casa onde mal estamos sem ser para dormir, onde não há nada de mais ligado para além do normal, que sempre esteve desde início. Será possível estas empresas descerem tão baixo ao ponto de prejudicaram assim a vida das pessoas? Onde vou arranjar 270€ para pagar a LUZ??? Sou viúva, mãe de dois meninos pequenos, nem um terço disso gasto em luz, como é possível que me cobrem esse valor exorbitante? Pois não vou pagar e vou fazer os possíveis para nunca mais ouvir sequer falar desta empresa! Estou mais que arrependida de ter recomendado a tantas pessoas! São uma vergonha, desonestos e * PROIBIDO *!

Data de ocorrência: 16 de fevereiro 2018
Elusa
19 de abril 2018
Sra Melissa dos Santos,
vem a Elusa, aqui, esclarecer às questões invocadas nesta Reclamação, com a devida atenção.
Inicialmente, acerca dos débito.
Neste tópico da vossa reclamação a Elusa vem esclarecer que, nas facturas emitidas aos clientes resta explícito que o pagamento possui uma data limite, e não, uma data ali fixada. Portanto, não se deve ser questionado o facto da ELUSA LDA. ir buscar o débito da factura, após emitida para pagamento, sendo esta informação do vosso conhecimento que a data a ser realizado o débito seria até o dia 04-02-2018, e não, nesta data especificamente.

Consta, de forma clara, escrita e explícita, na factura da cliente a seguinte informação, que aqui transcrevo: “O débito será efectuado na sua conta até o dia 04-02-2018”.

Superada esta questão, reclama, ainda, que recebeu uma factura no valor de 270€ (duzentos e setenta euros), quando em um ano as facturas eram por volta dos 30€ (trinta euros) e os 40€ (quarenta euros).

Cumpre ressaltar, que, não fora emitida nenhuma factura com o montante de € 270,00 (duzentos e setenta euros), consoante alega a cliente.

O que, de fato, ocorreu foi que, devido a alteração do ciclo de faturação, a fatura com vencimento a 04/02/2018, no valor de € 43.31 (quarenta e três euros e trinta e um cêntimos), emitida a 15/01/2018, refere-se ao ciclo compreendido entre 01/12/2017 a 31/12/2017 e a fatura com vencimento a 26/02/2018, totalizando o montante de € 227,44 (duzentos e vinte e sete euros e quarenta e quatro cêntimos), refere-se aos dias 01/01/2018 a 15/02/2018, com acerto de contas desde o mês de novembro, o que totalizou 1.042 kWh (medidos) e 207 kWh (estimados). Os dias de estimativas estendem-se ao período de 09/01/2018 a 15/02/2018 e se deram, pois não havia leitura do período em referência.

Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.

Com os melhores cumprimentos!
Departamento Jurídico da Elusa, LDA.