Empresas de Gestão Municipal
2 EMEM 71.6
3 Ágora 39.8
EMAC34.3
Empresa de Ambiente de Cascais, E.M., S.A.
  • 800203186
  • Complexo Multiserviços – Estrada de Manique, nº 1830 - Alcoitão 2645-138 ALCABIDECHE
  • linhaverde@emac-em.pt

EMAC - Ação de limpeza e corte de ramos

Elena Guro
Elena Guro apresentou a reclamação
21 de junho 2016

Exmos. Sr(s).,

A Empresa privada, que diz fazer parte da EMAC nesta terça-feira (21 Junho 2016) decidiu ir cortar os ramos das árvores da minha rua (Rua Viana do Castelo) e das ruas à volta da minha casa, chamando esta operação “limpeza” que no Bairro São João, em Carcavelos é feita pelo menos 2 vezes por ano e aparentemente, por diferentes empresas privadas. (Como é possível cortarem os ramos das arvores tantas vezes, enquanto uma arvore não é a relva)

Todas arvores que foram já “tradas” e as arvores que vão ser tratadas amanha (dia 22 de Junho de 2016), não apresentam nenhuma necessidade desta ação, de acordo com os parâmetros do responsável Sr. Celso, que diz estar a realizar esta limpeza para que os ramos não baterem nos carros e nas pessoas. Apresento as fotografias para poderem, Vossa Excelência, analisar esta realidade e ver se as arvores apresentam estas características.

Cortar os ramos sem necessidade, desta forma e constantemente faz com que não ficamos com nenhuma sombra para os moradores nem para os nossos carros (pois, já é uma “guerra” para poder estacionar o carro a sombra). Assim, nem tendo a sombra nem a frescura que uma arvore da-nos, não se percebe porquê razão são feitas estas ações, contra os espaços verdes, contra o oxigénio, contra a flora e fauna, a favor de cancros de pele e problemas de respiração.

Para além desta queixa também gostava de referir que o nosso bairro está constantemente atacado por diferentes empresas de “jardineiros” que deixam os espaços verdes, não verdes, mas sim, cortados pela raiz: arvores sem ramos, arbustos cortados pela raiz (dinheiro que foi gasto na sua plantação pela EMAC e depois cortam?!!!), plantas que estão a florir são de imediato cortadas (é vandalismo? Ou estão simplesmente a gozar com os moradores?!!!), arvores e arbustos compradas e plantadas pelos morados retiradas sem alguma substituição.

Já passaram 6 anos desde que fizeram estes espaços verdes e eles ainda não ganharam a vida, pois, as constantes idas do pessoal de manutenção destrói tudo, não há mesmo mais paciência. Peço, por favor, verificar estas situações; quem é responsável por estas ações; porque vêm “DESTRUIR“ os espaços verdes?; quantas empresas sem eficácia nem eficiência monetária nem operacional trabalham nesse pequeno espaço?; Quando isso vai parar? (Quando ficamos sem arvores e com a terra batida?)

Melhores cumprimentos,
Elena Guro