Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe
  • +(239) 2221130
  • Av. Marginal 12 de Julho
    C. P. 173 - S. Tomé
  • stome@mne.pt

Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe - Estou a 4 meses a tentar fazer um agendamento e não consigo

Marisa Cruz Júnior
Marisa Júnior apresentou a reclamação
18 de julho 2022 (editada a 19 de julho 2022)
Estou a cerca de 4 meses, a tentar fazer um agendamento para pedido de visto da minha mãe que se encontra doente em São Tomé e não consigo. Depois de dois meses atentar fazer agendamento no Portal E-Visa sem sucesso, decidi enviar um email a embaixada de Portugal em São Tomé a explicar a situação e a solicitar o agendamento por email. Este email foi enviado no início do mês de Maio e obtive resposta ao meu email quase dois meses depois. Até a data ainda não consegui fazer um agendamento.

Tendo em conta que a minha mãe tem 75 anos e eu ter todas as condiçōes para arcar com as despesas durante a estádia, pedi um relatório médico a clínica privada, onde a minha mãe é seguida em São Tomé e também já tenho a consulta agendada cá em Portugal.

Eu sou Portuguesa e fico revoltada porque se quisesse ir de férias para São Tomé, em uma semana ou menos qualquer agencia de viagem conseguir-me-ia, um visto. É lamentável que eu tenha que ver a saúde da minha mãe a deteriorar a cada dia, por má vontade ou descuido da embaixada.

Tive duas resposta ao vários email que eu enviei em que uma delas disseram-me que a embaixada recebe centena de emails diariamente e não conseguem dar seguimento a todos os email. Então neste caso tenho que esperar calmamente até a minha mãe acabar por não resistir?

Sendo a minha mãe uma pessoa idosa e com problemas de saúde comprovados, não deveria ter prioridade?

Se o portal E-visa não funciona, então têm que arranjar uma forma de dar seguimento aos email, não posso ficar outra vez a espera mais dois meses ou mais, a espera que se lembrem de responder ao meu email e fazerem um agendamento para meter os papeis do pedido de visto.

Eu já expliquei nos vários emails que enviei, que a situação de saúde da minha mãe é crítica e cada dia que ela passa em São Tomé sem cuidados médicos adequados é um risco cada vez maior.

É lamentável....
Data de ocorrência: 18 de julho 2022
Marisa Júnior
2 de agosto 2022
No dia 21 de Julho recebi um telefonema da embaixada, e disseram-me que entrariam em contacto com o meu irmão para tentarem perceber se já tínhamos todos os documentos necessários para darem seguimento e até a data não entraram em contacto com o meu irmão.