Embaixada de Portugal - Nova Delhi
Administração Pública
1 ANSR 88.8
3 DGRM 85.5
Embaixada de Portugal - Nova Delhi29.5

Embaixada de Portugal Nova Déli – 9 meses para corrigir nome no visto de residência!

Sukhwinder Singh Bains
Sukhwinder Bains apresentou a reclamação
11 de março 2017

Quando recebi o meu passaporte com a vinheta do visto de residência com número 4121778, válido de 22 de Maio 2016 a 18 de Setembro de 2016 (vide em anexo) fiquei satisfeito. Há muito tempo, mais que 5 meses que aguardava pela concessão do visto para trabalhar como operador agrícola na empresa Singh, Machado & Guerreiro - Produtos Agricolas, Lda., localizada em São Teotónio. Esta empresa tinha-me proporcionado contrato de trabalho promessa e declaração do IEFP – os dois elementos fundamentais para assegurar o deferimento do pedido de visto.
Deparei que havia um erro com o nome impresso na vinheta do visto. Estava escrito Sukwinder Bains e não Sukwinder “Singh” Bains – isto é, faltava o segundo nome. Consultei a agente que me representou durante todo o processo de recrutamento e pedido de visto e ela considerou melhor não correr riscos. O melhor seria devolver o visto à embaixada de Nova Déli para que o erro fosse corrigido. Para quê correr riscos? Na saída para Portugal poderiam implicar com os nomes no passaporte e no visto não serem coincidentes e, à chegada, o mesmo poderia acontece com o SEF.
Acontece que estou há mais que NOVE MESES à espera que o ERRO DA EMBAIXADA na impressão da vinheta seja corrigido e o passaporte devolvido!! Trata-se de uma enorme falta de respeito e total despreocupação com os interesses de terceiros. É inadmissível!! Claro que já perdi um ano, mas o meu empregador ainda está interessado que eu vá trabalhar na empresa porque o volume de trabalho tem aumentado significativamente.
Mais que 40 cidadãos indianos (muitos conhecidos meus) obtiveram visto e já se encontram em Portugal a trabalhar para a empresa acima referida. Estão satisfeitos e a ganhar dinheiro para ajudar as suas famílias radicadas na Índia. Eu ainda continuo “preso” na Índia porque a Embaixada nunca mais devolve-me o passaporte com o nome no visto corrigido. O ERRO é da embaixada, mas quem sofre as consequências sou eu! Absolutamente vergonhoso o comportamento da embaixada!
Exigo que o passaporte me seja devolvido com o nome no visto corrigido e que alterem o período de validade porque, como é óbvio, o prazo de 120 dias referido no visto há muito tempo que expirou.
A embaixada de Portugal em Nova Déli funciona terrivelmente mal. Está instalado o caos e desorganização total. Ninguém se entende. Penso que as autoridades em Portugal não fazem a mínima ideia da realidade vivida na sua representação diplomática em Nova Déli ou, então, conhecem, mas “assobiam para o lado”.

Data de ocorrência: 11 de março 2017