Ename SA

Ename - Assistência asus

Tiago Lamas de Oliveira
Tiago Oliveira apresentou a reclamação
17 de outubro 2021
Adquiri um portatil Asus na PCdiga de Lisboa, e na altura foi escolhido a dedo por varias razões, sendo duas delas, o facto de ter dois slots so-dimm o que me permitiria aumentar a ram se necessário, e o facto de poder desacopolar o processador e tambem actualizar se necessário, pois, quero acima de tudo longevidade no meu equipamento.
Precisei de activar a garantia Asus e o computador foi para a empresa Ename, soluções técnicas SA.
O computador veio, em estado OEM, quando tento instalar o SO, não há maneira de o fazer, não arranca do dvd de instalação, nem de Pen USB de arranque. Volta para trás e desta vez, acusam danos por negligência da parte do utilizador (não fiz nada a não ser receber a encomenda, ligar o pc e tentar instalar...), e foram-me dadas duas opções, ou pagas trinta e tal euros de taxa de envio e devolvemos o computador como está, ou pagas 60 e tal euros e reparamos o computador. Não pagas o computador reverte a favor da empresa e é dado com perdido.
Paguei para arranjar, claro, quero e preciso dele.
O computador vem, desta vez instalo tudo e a vida segue em frente.
Até ao dia em que penso, vou aumentar a memória e instalar um disco ssd para melhorar o deempenho e continuar a usar o computador mais um ano ou dois, par aminha supresa, quando abro o pc, tenho uma board que não é a minha, só tem um encaixe so-dimm, e o processador é soldado na motherboard, não dando para fazer alterações. O dissipador é da nova board, a ventoinha da anterior e o encaixe está forçado com fita cola, alias, por dentro de um pc, que só foi aberto na garanti até agora, encontrei fita cola por todo por todo o lado, massa térmica derramada na placa de circuitos, parafusos com as cabeças todas moídas. Basicamente para lá foi um versátil K550j e veio uma board X550j inferior, com processador inferior e sem versatilidade.
Este é o segundo notebook Asus que compro na PCdiga, que vai para a assistência da marca na Ename SA e é o segundo que só me dá problemas, o outro tive mesmo que o encostar porque a perfomance decaiu até ser inutil usar.
Gasta-se dinheiro em lojas grandes, em "boas" marcas e no fundo somos aldrabados.
Data de ocorrência: 17 de outubro 2021
18 de outubro 2021
Estimado Sr. Tiago Oliveira,

Agradecemos o seu contacto, para poder identificar os processo que refere e poder analisar as questões colocadas solicitamos, por favor, que nos indique o número de série do seu equipamento.

19 de outubro 2021
Estimado Sr. Tiago Oliveira,

Na ausência de resposta a nossa comunicação anterior, e depois de verificar na nossa base de dados algum dos seus dados pessoais, conseguimos identificar o equipamento com o número de série FAN0CV567770423 modelo K550JX.
Este equipamento foi comercializado pela ASUS com uma placa principal que possui um processador soldado na mesma, e com 8GB de memoria RAM, 4 deles "on board" ou seja soldados na placa principal e outros 4GB colocados no único slot disponível para o efeito.
Por este motivo, a sua reclamação não é procedente.
Aconselhamos a contactar o vendedor do equipamento, ou até a própria Marca para confirmar as especificações do seu equipamento.
Pelo anteriormente exposto daremos esta reclamação como encerrada.

Tiago Oliveira
19 de outubro 2021
Agradeço a resposta, mas é uma bela maneira de me chamarem burro ou mentiroso.
Eu sei o que comprei. antes do computador ir para aí, eu próprio o abri várias vezes para limpar e troquei a drive óptica que não é a de origem. Eu sei que a minha board original onde o processador desacopolava. Basta uma pesquisa na net para encontrar dúzias de imagens da board original do K550j que não é a mesma do X550jx, apesar de modelos semelhantes em especificações.
Mais, acabei de ver no OLX, 3 Asus da série K550J e K550JX à venda, contactei os proprietários a passar por potencial comprador, dois deles confirmam o que eu digo nesta reclamação, o processador é de encaixe, a terceira não sabe, porque nunca abriu o pc.
Também fiquei a saber que a board original das series K550 foram descontinuadas cedo e é Padrão para a Asus substituir uma board da série K por uma equivalente da série X. Por aqui vocês até se safavam, mas optaram por afirmar que o cliente está errado, por ser ignorante na matéria ou simplesmente mentiroso.
A vossa resposta só confirma que confiar em vocês não vale a pena. Também tomei a decisão, de que desta vez ele foi a reparar numa loja local, onde confirmam o que eu digo sobre as boards e também decidi comprar um novo, mas Asus, e usar marcas como a PCdiga ou Ename SA, seja para o que for é que nunca mais.
por mim, vocês podem afirmar o que quiserem, já não é a primeira vez que tenho problemas com equipamento Asus e a Ename SA e o vosso histórico no portal da queixa e afins fala por sí.
Dada a falsidade na vossa afirmação no segundo parágrafo, vou voltar a abrir a reclamação com seguimento.
20 de outubro 2021
Estimado Sr. Tiago Oliveira,

Agradecemos o seu contacto, e relativamente ao referido por si, lamentamos informar, não temos nada a acrescentar.
Reforçamos o referido na nossa comunicação anterior, aconselhamos a contactar o vendedor do equipamento, ou o fabricante (ASUS) para confirmar as especificações do seu equipamento.

Tiago Lamas de Oliveira
Tiago Oliveira avaliou a marca
13 de janeiro 2022

Felizmente esta partilha produziu algo útil. Fui contactado por algumas pessoas que tencionariam usar a Ename SA, e após falarem comigo, pensaram duas vezes. Fui também contactado por um cliente que recebeu o equipamento errado de volta e que até hoje também não conseguiu resolver nada. Arrogam-se em detentores da verdade, não assuem o erro e fecham as reclamações. Eu pessoalmente iria comprar um ASUS TUF Dash este natal, já para fugir a uma possível assistência técnica, e pela primeira vez na vida, comprei um equipamento informátioco fora da marca ASUS, fui buscar o equivalente ao pc que queria à MSI. Enquanto a assistência técnica da ASUS em portugal for feita em exclusivo pela Ename, SA, não volto a adquirir equipamentos ASUS, o risco de vir ser enganado, de ver peças trocadas sem autorização ou ser vítima de erros é muito grande (comigo aconteceu com 2 de 3 equipamentos), e depois a marca descarta todas as responsabilidades ou arranja maneira de por a culpa no utilizador. Nem que tenham que mentir para isso. O problema, é que, contra factos não há argumentos e os factos, é que fui enganado pelo menos 2 vezes, e mentiram em outras duas ocasiões.