Ename SA

Ename - Falta de profissionalismo da empresa

Fabio Antunes Gameiro
Fabio Gameiro apresentou a reclamação
11 de janeiro 2022
Desde já agradeço a resposta da vossa parte,no qual teve total atenção da minha parte e no qual foi lido e revisto junto ao meu advogado.
Penso que a situação ou seja o e-mail enviado mesmo sendo lida pelo gerente ou supervisor em questão não foi bem descrita mas não terei qualquer problema em descrever uma vez mais no qual espero que desta vez seja bem lida.

O portátil Medion foi deixado para reparação na Staples de Alfragide no dia 14 de Dezembro no qual foi recebido por 2 técnicos que antes de enviarem para a reparação que neste caso foi a empresa (Ename) todo o portátil em questão foi visto e revisto para verificação de qualquer dano que pudesse ter para colocarem na ficha técnica,também analisaram o respectivo ecrã para ver se realmente tinha algum problema e foi verificado que existia e existe um problema no ecrã no qual uma vez mais vou enviar as fotos..
Mencionando bem que se houver qualquer dúvida poderão entrar em contacto com a Staples de Alfragide para verificar autenticidade de todo este processo. Mencionando uma vez mais que os técnicos viram todos os pormenores do portátil para colocarem em relatório caso houvesse algum dano.

Quando fui levantar o portátil dia 04 de Janeiro de 2022 da parte da tarde qual não é a minha admiração que o Responsável pela equipa técnica diz-me que no relatório que foi entregue nada tinha sido feito no portátil e não tinham detectado problema algum.. O responsável que estava de serviço nesse dia ao entregar o portátil mencionou que talvez poderiam ter feito algo porque na parte lateral em cima estava uma marca que segundo o responsável é uma marca de abertura de ecrã,no qual é bastante visível,a marca em questão é como se tivessem colocado algo como uma peça para abrir no qual ficou um buraco, se for necessário podem entrar em contacto com a Staples e perguntar qual era o Responsável que estava de serviço dia 04 de Janeiro,o mesmo foi-me dito que seria melhor entrar em contacto com a respectiva marca para saber o motivo de não terem reparado a tela do portátil e também sobre a situação da marca bem visível que está na lateral.

Ou seja o meu portátil foi para reparação como novo e além de não terem feito absolutamente nada o técnico em questão da empresa (Ename)ainda teve a dignidade de dizer que o portátil já vinha com aqueles riscos e com aquela marca na lateral no qual é 100% mentira pois ele sabe bem que o portátil estava sem nenhuma marca o único problema realmente que tinha e continua a ter sim é o ecrã com defeito. Infelizmente pelo que estou a ver tanto a empresa Ename como a Medion não estão com toda a certeza a ver gravidade da situação que no meu ver é uma grande falta de profissionalismo da parte do técnico em não querer assumir os erros cometidos.. Tanto em ter danificado ligeiramente no local que mencionei na lateral como não ter feito absolutamente nada no ecrã em questão.

Neste âmbito não estamos a falar em cortesia mas sim em leis que estão bem mencionadas no portal do consumidor.

Em baixo o respetivo link :

Uma vez que o portátil já foi para reparação e chegou as minhas mãos pior do que foi,deixando bem escrito que não estou a pedir reembolso de valores alguns mas sim rápida reparação incluindo o que o técnico fez ou a substituição por um equiparado ao meu pois o meu portátil encontra-se novo a não ser o problema de tela que é gravíssimo e o problema que o técnico da Ename fez na lateral do portátil.
Irei ficar em Portugal máximo 3 semanas e mais uma vez deixo bem escrito que a parte da cortesia é despensada mas sim de vocês como empresa Medion em Portugal não estarem a cumprir as devidas leis do consumidor da República Portuguesa.

Deixando também bem claro que tenho um portátil Medion igual no qual coloquei na altura em Dezembro antes da reparação um ao lado do outro e claramente a tela está com defeito.
O meu portátil nunca teve um risco e nem têm a não ser depois de vir da reparação o tal buraco na lateral parte de cima.

Quero e exigo como consumidor uma rápida resolução do meu portátil urgentemente aqui em Portugal e não em Espanha,pois estou constantemente a viajar.

Estou dentro dos meus direitos como Consumidor e espero que vocês como Empresa Medion cumpram o vosso que é substituição por um equipamento novo com as mesmas características ou superior ou reparação imediata do mesmo.

Opções de resolução de problemas

No caso de uma das situações referidas na lista anterior, o consumidor tem direito a escolher umas destas soluções:

reparação

substituição

redução do preço

cancelar a compra.

Se o consumidor contactar o vendedor, pode escolher uma das quatro soluções, se contactar o produtor, ou um representante, apenas pode escolher a reparação ou substituição.

Como a lei é bem especifica e visto que estou a contactar o Produtor e não o vendedor exigo a substituição do mesmo,não estamos a falar do que a empresa Medion prefere ou deixa de preferir pois aqui quem têm aqui quem tem que ter uma decisão é o Consumidor direito por lei da Contratação da República Portuguesa.

Espero uma rápida resolução e reposta da vossa parte visto que o único penalizado em toda esta situação estamos a ser nós que se for necessário entraremos por outras vias.

Em anexo fotos com respectiva descrição do antes e depois do reparo.
Data de ocorrência: 4 de janeiro 2022
11 de janeiro 2022
Estimado Sr. Fabio Antunes Gameiro,

Agradecemos o seu contacto, o qual merece toda nossa atenção.
Relativamente ao exposto, e como centro reparador da Marca MEDION, seguimos as diretrizes do fabricante.
Lamentamos informar que em nenhuma circunstancia podemos ir ao encontro da vossa solicitação (resolução comercial do contrato), visto apenas pode ser feito junto do vendedor do artigo (STAPLES) ou do fabricante (MEDION).
No entanto, informamos que esta solicitação foi escalada internamente junto do fabricante.

Bom dia
Desde já agradeço a resposta ao meu e-mail caso não tivesse sido por este meio certamente seria por outros.
Se leram bem o e-mail em questão e a reclamação em questão não se trata meramente de uma resolução contratual mas sim de o meu portátil ter sido deixado na Staples para reparação no qual foi analisado ao promenor todo o equipamento para ver se tinha algum dano ou marca e foi analisado pelos mesmos que realmente existe um problema gravíssimo na tela do portátil,pela resposta que me foi dada em relatório da vossa parte foi mencionado que eram as caraterísticas do fabricante. Ora se eu tenho 2 portáteis do mesmo modelo e coloquei os 2 lado a lado para fazer o teste e é bem nítido que a tela tem defeitos graves s conforme anexo que foi enviado mas não terei qualquer problema em enviar outra vez.
Pela parte da Ename o computador foi recolhido e nada foi feito e como senão fosse o suficiente ainda ao recolher o equipamento junto à Staples o mesmo encontrava se com um pequeno buraco, como se tivessem inserido algo na lateral da tela, também foram enviadas todas as provas da minha veracidade tanto junto ao produtor como ao vendedor.
Da vossa parte é inadmissível depois de terem sido feito vários testes e ter sido logo detectado o problema na tela e nas colunas tanto pela parte dos técnicos da Staples como por mim.
Em toda esta situação sim a reclamação de mau serviço é péssimo profissionalismo contínua na mesma opinião pois é inadmissível uma empresa como a vossa não ter detectado problema algum e ainda mais terem deixado o portátil com o tal buraco na lateral.
Mais uma vez menciono que antes de fazer esta reclamação por esta via e não só se for necessário entrarei por outras vias pois tenho provas tanto de pessoas como de documentos e todas elas com respetivas fotos do antes e depois no qual é bem visível os danos na carcaça o portátil, pela parte da Medion até hoje nenhuma resposta foi dada só daí se pode ver tal profissionalismo da empresa Medion.
De uma coisa tenho a certeza que o meu portátil encontravasse como novo e sem danos alguns e a vossa resposta ao meu e-mail quando fiz a reclamação foi que o portátil já estava com aquele arranhões.. O meu portátil nunca teve um arranhão nem um risco mas sim problema gravíssimo de tela é de coluna.
No vosso relatório está bem explicito que nada foi feito.
Pergunto me?? O portátil foi passar férias até Viseu??
Como mencionei anteriormente se está situação não for resolvida o mais urgente possível pois desde 14 de Dezembro que estou sem portátil irei levar esta situação por outras vias.
Mais uma vez menciono nada está a ser escrito por acaso mas sim porque tenho provas de tudo desde o inicio do processo.
Mencionando novamente que pela parte da Medion mais uma vez não cumprindo a lei e legislação em vigor do Consumidor querem resolver da maneira que lhes interessa mais pois que fique bem mencionado que os assuntos não são bem assim resolvidos mas sim por outras vias.
Estou a enviar uma foto do dano mas tenho as outras que a staples disse que vocês têm aonde está o ecrã com todos os defeitos e coluna de som
Atentamente
Fábio Gameiro
Está é do ecrã antes
Esta resposta tem um anexo privado
12 de janeiro 2022
Está é do ecrã depois.. Nada feito..
Esta resposta tem um anexo privado
Estimado Sr. Fabio Antunes Gameiro,

Agradecemos o seu contacto, relativamente ao exposto, podemos informar que não houve qualquer manuseamento do seu equipamento para originar as situações reportadas, ou seja, se o mesmo foi considerado sem defeito, não sofreu qualquer intervenção por parte dos nossos técnicos.
No entanto, verificamos que existe um pedido de assistência em seu nome, daremos especial atenção ao mesmo.

12 de janeiro 2022
O aparelho foi considerado sem defeito porque simplesmente foi reportado um problema (tela do portátil e colunas ) e vocês na enam fizeram outro tipo de análise .
Quando o portátil foi entregue a Staples para ir para as vossas instalações, juntamente foram as fotografias aonde era visível o problema gravíssimo que está na tela e as fotografias onde demonstram que o portátil não tinha nenhum tipo de arranhão ,ou buraco .
Quando fui fazer o levantamento do portátil a Staples foi verificado pelo próprio técnico responsável que não teria sido feito nada pela vossa parte ,tal como vinha no vosso relatório e que além disso o portátil vinha com um buraco numa das extremidades ao qual está perfeitamente visível ,nesse próprio nomento foram tiradas as fotografias de como o portátil estaria a ser entregue ,que além de não terem procedido ao reparo do mesmo veio sim danificado da vossa parte ,mas como já é habitual a enam empurra para um lado e a marca para outro .
Gostaria de saber como é possível sendo que vão fotografias anexadas onde mostra onde estão os defeitos bem visíveis e graves na tela e enviam me de volta o portatil como se estivesse tudo bem !
Sendo que o defeito vem da tela e não do wardware do mesmo como foi referido por vocês que estaria normal ,e obviamente está normal porque o problema mais uma vez repito é na tela do portátil e mais uma vez também volto a repetir que fora fotografias anexadas ao mesmo .
É da vossa responsabilidade apurar o porquê de enviarem um portátil de volta ao consumidor e não terem procedido ao arranjo do mesmo sendo que tinham anexado onde estavam os defeitos ,e como bônus além de não procederem ao reparo do mesmo ainda causam danos quando o portátil foi entregue com a carcaça do mesmo sem nenhum arranhão ,buraco ou sujidade .
E na própria Staples quando estão a fazer a entrega confirmam que não fizeram o arranjo e ainda marcaram o portátil sendo que poderia ter sido quando tentaram abrir lo .
Como consumidor quero a minha situação resolvida o mais breve possível já que está a ir por uma segunda vez seguida para reparo ,e ainda com o bônus do buraco .
O portátil quando foi para a garantia foi porque eu tinha esse tempo antes de me ausentar do país sendo que resido fora ,e agora vejo me a dias de viajar e a ter que entregar o portátil novamente por erro da vossa parte que sabiam onde estava os defeitos a serem tratados e resolveram simplesmente dizer que o portátil está dentro do normal funcionamento o que é bem visível que não está .
Agora como é possível verem nas fotos o problema que tinham que resolver e simplesmente vão ver outra coisa que nada tem a ver com o problema em questão .
Sendo assim tenho os meus direitos como consumidor e como já foi passado tanto para vocês como para a marca se a situação da tela e só buraco do mesmo não for resolvida dentro de poucos dias irei avançar com as medidas necessárias contra as duas empresas a vossa e a marca ,sendo que algumas terá que se responsabilizar dentro de poucos dias ,pois como foi referido existem documentos ,fotos do dia da entrega anexados ao vosso processo pela parte da Staples para mostrar e facilitar para que podessem já pelas fotografias verem onde se encontrava o problema ,onde era visível que o portátil não tinha nenhum buraco ao dia de entrega a enam ,e quando foi levantado na Staples após o suposto reparo veio com danos e sem reparo.
Sendo assim aguardo com a maior brevidade possível o arranjo do mesmo ou entrarei por outros lados ,conforme passado já está no portal da queixa e entregue aos advogados para que caso não sejam tomadas as devidas medidas da vossa parte eles entrem com a lei em vigor do consumidor,onde vocês estão em falha a 100% , é inadmissível um portátil ir para reparo suas vezes seguidas sendo que não primeira nada fizeram mesmo com a documentação anexada do problema e ainda oferecem o bônus do buraco.
Sendo assim ou o caso é resolvido ou outros meios seram accionados.
13 de janeiro 2022
Estimado Sr. Fabio Antunes Gameiro,

Agradecemos o seu contacto, em relação ao exposto podemos confirmar que não foi feito qualquer dano nas nossas instalações.
Em relação a situação do ecrã apenas seguimos o que é referido para este modelo por parte do fabricante, devido a arquitetura do equipamento podem existir fugas de luz no ecrã, como é o caso.
Não queremos de forma alguma, excluir qualquer responsabilidade no processo, e por isso conforme foi referido anteriormente daremos uma especial atenção ao novo processo de reparação que foi aberto para seu equipamento.

18 de janeiro 2022
Recebi o e-mail pela parte da Empresa Medion AG
A partir do momento que mesmo trocando a tela do portátil o problema mantém se então será problema de fabrico. Bastante simples,eu estive em várias lojas que vendem os vossos portáteis do mesmo modelo e fiz o teste lá sobre a situação das manchas e das leds do monitor e por meu espanto os ecrãs de todos eles não apresentavam essa falha relatada daí ser definitivamente um problema de fabrico.
Sendo assim, e estando o meu produto dentro da garantia do mesmo e não tendo os técnicos feito o reparo do mesmo, então neste caso como direito de Consumidor seguindo a Legislação Portuguesa vocês não vão enviar me o portátil com problemas sendo que já está mais que provado que é um defeito de fabrico.
Uma vergonha sendo que na primeira vez relatam não existir problemas quando as fotos agregadas ao processo mostravam nitidamente o problema e ainda vem com o bônus de um buraco.
Logo seguidamente volta para reparação e já não conseguem arranjar o mesmo, como é óbvio e estando ele dentro de praticamente o início da garantia eu como consumidor exijo um portátil novo com as mesmas características ou superiores novo que é o que está dentro da lei ao consumidor.

Por mais desculpas que possam dar, conforme mencionei nas linhas anteriores eu dirigi me a diversas lojas e pedi se podia ver o portátil em questão em ambiente mais escuro e nenhum apresentava problemas na tela a tela não tinha qualquer tipo de mancha, sendo um problema de fabrico e não tendo arranjo, exijo urgentemente pois já tendo passado todo o tipo de limites e prazos a substituição por um portátil novo igual ou superior.
Aguardo um feedback da vossa parte urgentemente, pois como é do vosso conhecimento preciso do mesmo o mais rapidamente possível.

Como é óbvio está fora de questão receber novamente o mesmo portátil e ficar com um portátil com problemas de fabrico onde nem os próprios técnicos conseguem resolver.

E não existe a desculpa de que não é um problema e está dentro das características pois como já constatei em diversas lojas isso não corresponde com a verdade.

Sendo assim ou de duas uma conforme a lei e como viram eu não irei ficar parado, tem duas opções.
-o portátil foi comprado na Staples de alfragide conforme factura que vocês já têm e sendo assim ou devolvem me o montante total que está facturado pela staples, ou devolvem me um equipamento de igual características ou superior, mas nunca inferior.
Não irei aguardar muito mais, visto que é algo inadmissível,já tendo passado todos os limites toleráveis.

Aguardo urgentemente com qual das duas soluções o caso ficará resolvido.
No qual estando eu prejudicado seria de bom senso até para a marca e estando completamente penalizado ou o valor em questão ou um Portátil Superior.

Atentamente
Fábio Gameiro
19 de janeiro 2022
Estimado Sr. Fabio Antunes Gameiro,

Agradecemos o seu contacto, em relação ao exposto e com bem refere a comunicação que recebeu foi pela própria MEDION AG.
ENAME, como reparador oficial apenas segue as indicações do fabricante com o qual temos parceria.
Posto isto, as suas pretensões devem ser comunicadas junto da MEDION AG.
Da nossa parte aguardamos indicações de como devemos proceder no seu processo por parte da MEDION AG.

Fabio Antunes Gameiro
Fabio Gameiro avaliou a marca