Endesa Energia S.A.

• 800 10 10 33

Endesa - Avaria do contador e consequente consumo excessivo

Ana Varela apresentou a reclamação
10 de junho 2019
No dia 23 de maio, recebi da Endesa o documento com o nº de ordem de pagamento 19050310123769799 com um valor de 595,62€, sendo que 528,11€ se referem a eletricidade, resultante de acertos efetuados a partir da leitura real do meu contador efetuada no dia 18 de março. Devido a ter considerado uma quantia despropositada, tendo em conta o meu consumo de eletricidade, procedi a uma análise de todas as minhas faturas desde que sou cliente da Endesa (novembro de 2017). Pude constatar que, quando procedem à leitura real e consequentemente a acertos nas minhas faturas, nunca atingi os valores que constam da fatura atual (nem mesmo enquanto cliente da EDP) e, como não acrescentei nada elétrico à minha casa, pelo contrário, aumentei as lâmpadas de baixo consumo, nada justifica os referidos valores. Por coincidência, no dia 8 de maio, um técnico ao serviço da EDP veio trocar o meu contador, por, segundo o próprio, motivos de avaria. A contagem que o mesmo me forneceu nesta data veio confirmar a referida avaria: fora do vazio - 57.731; vazio - 56.249. É completamente impossível que a contagem efetuada em vazio no dia 8 de maio seja igual à do dia 18 de março, uma vez que trabalhamos e só regressamos a casa a partir das 19:00, que coloco as máquinas de lavar a trabalhar a partir das 24:00 (tenho contador bi-horário) e que também passo a ferro a partir dessa hora. Continuam a apresentar-se como desadequados os valores fora de vazio, uma vez que, desde o dia 18 de março, as temperaturas aumentaram, o que levou a que não fosse mais necessário qualquer tipo de aquecimento, o tempo diário de luz natural também aumentou, o que reduziu o recurso à luz artificial e, entre o dia 22 de abril e o dia 27 de abril não estivemos em casa. A contagem efetuada no dia 4-06-19 do novo contador reiterou que algo de errado se passava com o anterior contador, uma vez que, cerca de 30 dias após a sua mudança, apresentava um consumo em cheio de 279 KW e em vazio de 242 KW, valores dentro dos meus consumos habituais.
Contactei via telefone os serviços de apoio ao cliente da Endesa e foi-me dito que teria de contactar a EDP. Acontece que, desde novembro de 2017, eu não tenho qualquer contrato de eletricidade com a EDP, mas sim com a Endesa, pelo que não é da minha competência contactar esta empresa. Tentei submeter uma reclamação no site da Endesa e não consegui (tentei em diferentes computadores e a horas diferentes). Enviei um e-mail para a Endesa e não obtive qualquer resposta até ao momento a não ser que o pagamento da minha fatura termina a 13-06-19. Enviei mail para a Direção Geral do Consumidor que me aconselhou a entrar em contacto com o Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo, o que pretendo fazer.
Por tudo o que foi acima exposto, tendo em conta as alíneas a) e e) do art.3.º da Lei n.º 24/96, de 31 de Julho (Lei de Defesa do Consumidor), agradeço que procedam à análise da situação com a maior urgência possível, uma vez que não pretendo acumular valores em divída e que pretendo, se a situação não ficar resolvida brevemente, recorrer a instâncias juridicas.
Data de ocorrência: 10 de junho 2019
Endesa
10 de junho 2019
Estimado cliente,

Endesa Energia
12 de julho 2019
Venho por este meio informar que, até ao momento, um mês após apresentar a minha reclamação, não obtive qualquer resposta da Endesa, a não ser a ameaça de interrupção do fornecimento de eletricidade a partir da presente data. Parece-me de uma grande falta de profissionalismo o facto de um prestador de serviços públicos essenciais não se dignar analisar e subsequentemente responder a uma reclamação apresentada por um cliente, agravado pelo facto de, por diversas vezes, ter voltado a contactar, via telefone, a Endesa, e continuar a obter a resposta de que tenho de reclamar com a EDP. Toda esta situação ocorreu enquanto cliente da Endesa e não da EDP, pelo que reitero que não é da minha responsabilidade reclamar perante a EDP. No entanto, o tipo de tratamento que está a ser dado a toda esta situação e o conhecimento que tenho de situações semelhantes à minha que ocorreram com clientes da EDP Comercial e que foram prontamente solucionadas, levaram a que decidisse voltar a ser cliente da EDP, não obstante pretender solucionar a situação pendente com a Endesa, nem que para tal tenha de recorrer a meios jurídicos.
Endesa
26 de março 2020
Estimado cliente,

a resposta à sua exposição foi respondida no âmbito de reclamações anteriores que nos endereçou através de outras entidades e cuja resposta enviámos em devido momento para o endereço de email indicado, pelo que consideramos resolvida a situação apresentada.

Muito agradecemos o seu contacto.

Endesa Energia
27 de março 2020
A situação está resolvida.
Agradeço a atenção prestada.
Ana Varela avaliou a marca
27 de março 2020

Durante todo o processo de Reclamação, o Representante da marca teve um comportamento muito correto e compreensivo.