Endesa Energia S.A.

• 800 10 10 33

Endesa - Iva cobrado pela leitura da luz do valor estimado

Fernando Manuel P.Silva
Fernando P.Silva apresentou a reclamação
13 de julho 2018 (editada a 15 de julho 2018)
Boa tarde a minha reclamação é devido ao valor do iva cobrado pelas leituras estimadas e que na fatura seguinte não me é devolvido .O que se passa é que eu dou sempre a leitura real no ultimo dia indicado por a endesa e mesmo assim eles metem sempre lá um valor estimado , valor esse a que acrescentam iva e que na fatura seguinte retiram o valor cobrado da estimativa , mas não retiram o iva , já reclamei por mail e não me responderam , reclamei pelo numero de apoio ao cliente e primeiramente foi me dito que iam tambem expor o caso por escrito e para eu fazer o mesmo . como não obtive resposta liguei novamente e foi me dito pela pessoa que atendeu que a endesa não devolve o iva cobrado pela leituras estimadas.
Ou eu estou muito enganado ou então preciso de um esclarecimento da endesa quanto a este procedimento , pois eles cobram iva de uma estimativa de que eu não gastei . O mais grave é que dou as leituras corretas no ultimo dia que indica na fatura e eles ensistem em cobrar um valor estimado todos os meses.
Espero uma resposta muito rápida da endesa sobre isto pois por mail não obtive nenhuma resposta ou esclarecimento
Data de ocorrência: 13 de julho 2018
Endesa
16 de julho 2018
Prezado(a) Senhor(a) Fernando Silva
Informamos que efetuámos o registo do seu Pedido a 16-07-2018 com o n.º PD-0002890894.
Na maior brevidade possível será enviado o resultado da análise efetuada à sua exposição, através dos seus meios habituais de contacto com a Endesa.
Os melhores cumprimentos, Endesa Energia
Fernando Manuel P.Silva
Fernando P.Silva avaliou a marca
15 de outubro 2018

situação resolvida e este portal é muito importante obrigado

mas neste caso eu estou ou não a pagar iva que não devo?

Essa queixa não tem o mínimo de critério possível.

Deixo a exemplo a ver se percebe como se calcula o IVA. Mas antes do exemplo aconselho-o a enviar as contagens no último dia que diz a fatura, eu também próprio sou cliente e dizem para enviar de 28 a dia 2... Porém envio dia 5 dado que a fatura vai de 5 a 5.

Agora em questão ao IVA.
O senhor dia 28 manda uma contagem do contador de 58333, mas a sua fatura está de 2 a 2. E a endesa faz a estimativa para 58402. A do último mês a estimativa foi de 58102.

Ou seja 300kwh de diferença cobrados p.ex a 0.1599 = 47,97 x IVA(1,23%) = 59€

No mês seguinte envia novamente a contagem dia 28 de 58633 e a endesa faz a estimativa de 58702...
Outra vez os mesmos 300 kwh face à última estimativa deles... Seria cobrado o mesmo valor...

No entanto o senhor começa a mandar a contagem no dia de fecho/inicio de fatura (dia 2) e manda uma contagem de 58948... E na fatura aparece esse valor pq é o valor real registado à data.
Daria uma diferença de 246kwh x 0,1599 = 39,34 x 1,23% = 48,38.

Isto tudo para dizer, o IVA vai ser sempre cobrado por o valor que tiver na fatura, sendo grande ou menor. Mesmo que eles façam uma estimativa e pague mais de iva, o valor depois mais tarde com uma leitura real é corrigido.

Espero ter ajudado.