Performance da Marca
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
100%
Tempo Médio de Resposta
100%
Taxa de Solução
96,6%
Média das Avaliações
29,3%
Taxa de Retenção de Clientes
20,8%
Prémios e distinções
Marca Recomendada
Ranking na categoria
Endesa Energia S.A.
  • A Endesa é uma multinacional do setor energético, presente há mais de 20 anos no mercado português, e tem como principais áreas de negócio a geração e comercialização de energia elétrica e gás natural.

  • 800 10 10 33

Endesa - Leituras/estimativas de 21 a 31 janeiro

Resolvida
5/10
Marco Dinis
Marco Dinis apresentou a reclamação
30 de março 2022
Boa tarde.

O meu contador foi substituído no dia 31/Janeiro/2022 pelo facto do contador anterior estar com o display apagado.
No dia 21/Janeiro/2022 tinha mudado de fornecedor da EDP para a Endesa e foi-me comunicada leitura real a 20/Janeiro/2022 que reclamei por ser um valor demasiado alto e díspar, como a reclamação anterior explica, e o assunto foi resolvido com o envio dos consumos dentro da média dos meses anteriores.
No entanto, as estimativas do período de 21 a 31 de Janeiro (ainda com o contador antigo) que já correspondem à distribuição da Endesa, não foram corrigidas e não foram enviadas novas leituras.

Portanto, o assunto resume-se ao mesmo: neste período os consumos são IRREALISTAS e anexo a fatura correspondende ao consumo de 21/Jan a 21/Fev, sendo o consumo dos primeiros 10 dias SUPERIOR ao dos 20 dias seguintes, precisamente porque nos primeiros 10 dias as leituras não foram atualizadas e continuam IRREALISTAS e SOBREVALORIZADAS. Tudo isto devido a um contador avariado, do qual o consumidor é isento de culpa.

Solicito a resolução desta situação que, já foi exposta à Endesa através de chamada telefónica, e compreendida pela própria técnica que atendeu a chamada, no entanto, a resposta recentemente enviada foi curta, nada explícita e sem resolução do problema.
Foi-me ainda comunicado por telefone que as estimativas prévias da E-redes teriam sido canceladas e que novas estimativas não foram enviadas, pelo que a fatura encontrar-se-ia com valores EXCESSIVOS, no entanto, mantém-se o assunto sem resolução após contacto?

Portanto, após ter-vos sido pedida correcção de estimativas/leituras deste período, a resposta foi negativa e sou, mais uma vez, obrigado a recorrer a este meio de mediação para resolução do problema, pois não recebi qualquer contacto vosso até o momento.

Se esta situação não for resolvida com uma leitura real do contador antigo (até 31/Jan - período da sua substituição) e continuarmos com estimativas com estes valores como em anexo podem verificar, encaminho a queixa para DECO e entidades judiciais competentes.

Agradeço resposta a este problema.

CPE: PT0002000039505133PZ
Esta reclamação tem um anexo privado
Data de ocorrência: 21 de janeiro 2022
Endesa
30 de março 2022
Estimado cliente,

agradecemos a sua exposição e informamos que a situação apresentada está em análise. Na maior brevidade, entraremos novamente em contacto.

Com os melhores cumprimentos,
Endesa Energia
Marco Dinis
10 de abril 2022
Embora a Endesa não tenha realizado nenhum contacto direto, enviando apenas e-mail em "no reply" (sem possibilidade de resposta direta) dizendo que o processo foi aberto, recebi prontamente a resposta seguinte da E-Redes:

"Caro Cliente,

Analisámos com atenção a sua reclamação apresentada através do Portal da Queixa a 30 de março de 2022, acerca do registo de leituras , referente à morada Rua Visconde de Seabra nº.4 4ºFT, Lisboa.

Após analise de situação exposta esclarecemos que, e como é de seu conhecimento, no dia 31 de janeiro de 2022 o seu equipamento de contagem foi substituído devido ao mesmo se encontrar com o display apagado, não sendo possível recolher a leitura do mesmo.

Nestas situações, as leituras de levantamento do contador são calculadas de acordo com o consumo médio real anterior, no período de um ano.

Perante o exposto, procedemos à correção do histórico, as leituras de levantamento do equipamento de contagem a 31 de janeiro de 2022, foram corrigidas para 900 kWh em vazio, 1.097 kWh em ponta e 1.979 kWh em cheias, com base no histórico de leituras reais da sua instalação.

De referir que as leituras finais/iniciais de 20.01.2022 e 21.01.2022 de mudança de comercializador, foram corrigidas para 889 kWh em
vazio, 1.083 kWh em ponta e 1.955 kWh em cheias.

Mais informamos que, a 1 de março de 2022 enviamos para o seu atual comercializador as leituras corrigidas para efeitos de faturação, com o identificador ORD0002EE20224017122850, para o período de21 a 30 de janeiro de 2022.

Deste modo, para questões relacionadas com faturação e cobrança, deverá dirigir-se ao comercializador de energia, uma vez que estas atividades são da sua competência.

A E-REDES mais perto de si
Pode submeter os seus pedidos, enviar documentos ou colocar questões através do formulário online, disponível na área Contacte-nos, em .
Caso pretenda, pode apresentar esta reclamação à Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Com os melhores cumprimentos"

Parece-me que os factos aqui explicitados corroboram o motivo da minha reclamação, sendo que os 150KWh cobrados neste período de 10 dias foram já corrigidos para 39KWh no total, devido à atualização das leituras. No entanto, a Endesa tarda em corrigir a fatura.
Endesa
13 de abril 2022
Estimado cliente,

a resposta à sua exposição foi enviada para o endereço de email indicado, pelo que consideramos resolvida a situação apresentada.

Lembre-se que estamos à sua inteira disposição para o esclarecimento de quaisquer dúvidas através dos nossos Serviços de Apoio ao Cliente.

Com os melhores cumprimentos,
Endesa Energia
Marco Dinis
Marco Dinis avaliou a marca
20 de maio 2022

Mais uma vez, é necessário recorrer a este tipo de plataformas (que felizmente existem), para ter uma resposta aos e-mail’s e para ter um operador a falar diretamente connosco. O apoio ao cliente é demorado e ridiculamente incompetente com constantes trocas de linha e passagens a colegas que não resolvem problema nenhum, tão pouco compreendem o que lhes é dito ou comunicam entre si, fazendo com que tenhamos de repetir inúmeras vezes a mesma questão a todos. Felizmente resolveu-se.

Esta reclamação foi considerada resolvida pela marca, e aceite pelo utilizador
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.