Endesa Energia S.A.

• 800 10 10 33

Endesa - Má fé

Cristiana Moreira apresentou a reclamação
17 de junho 2019

Em meados de abril recebi uma chamada da Endesa para me mostrarem as grandes vantagens que tinha em alterar o serviço de gás e luz para a Endesa. O comercial, muito simpático por sinal, explicou-me os descontos e pediu-me alguns dados e que depois iriam enviar por correio para a minha morada o contrato que eu deveria ler e caso concordasse devolver assinado. Dei-lhe os dados que me solicitou para que, segundo ele, fosse possível ter a proposta mais competitiva. Entretanto disse-me que tinha de ler as condições e pediu-me que apenas disse-se sim e não o interrompesse. A meio da leitura o individuo mandou uma SMS à qual eu tinha de dizer aceito, induziu-me em erro dizendo que era só para receber a documentação em casa. Admito que fui ignorante.

Dia 30 de Abril recebo um email dizendo que o contrato está ativo, ao qual eu respondo dizendo que não quero que o ativem pois não tive a oportunidade de o ler.

Dia 15 de Junho recebo uma fatura da Endesa, para meu espanto, e contactei o serviço de apoio a Cliente. Expliquei o sucedido e a operadora que me disse que infelizmente estavam a ser realizados imensos contratos em que as pessoas se sentiam enganadas, que eram feitos de forma abusiva, contudo a única forma de resolver a situação era eu fazer um novo contrato com a antiga operadora mas que de qualquer das formas ela iria abrir uma reclamação interna.

Hoje, dia 17 de Junho, ao ligar para a nova operadora, descubro que tenho que ter um custo extra de 60€ já que é obrigatória a verificação do sistema de gás. - Na Endesa dizem que é normal haver esta verificação e não sabem porque é que eu não a tive que fazer....

Volto a contactar hoje a Endesa diz que lamenta o sucedido, mas não tem forma de retroceder a informação. O operador recusou-se a passar a chamada a um superior e que apenas lamentava o sucedido - e que a Endesa não tinha nada a ver se a operadora antiga me cobrava a vistoria. Informou que o email não foi lido e que não era um canal de contacto. Questionei onde poderia consultar esta informação e ele disse que não havia como consultar. Também não foi possível em nehuma parte da conversa enviar-me a transcrição, ou encaminhar-me para esses serviço, as gravações das chamadas anteriores.

Mesmo tendo aceite de forma dúbia o "contrato" renunciei-o pelo mesmo canal por onde ele foi enviado e dentro dos prazos dados pela própria Endesa. A Endesa escolhe, a seu bel-prazer, qual o meio de comunicação que lhe dá jeito - se for para burlar um cliente serve o telefone, mas o mesmo telefone não serve para o cliente solicitar uma informação; pode usar o email para enviar o contrato; mas o email não pode ser usado para renunciar o mesmo. Se a mesma escolheu ignorar o cliente, que assuma a sua responsabilidade. Quero que reponham a situação urgentemente.

Data de ocorrência: 17 de junho 2019
18 de junho 2019

5 de julho 2019
Continuo a aguardar uma resposta sobre o exposto. O prazo de resposta dado pela própria Endesa já foi ultrapassado.

Cumprimentos.
10 de julho 2019

10 de julho 2019
Informo que não recebi qualquer resposta via e-mail a está reclamação. Os vossos serviços de apoio a cliente não tem capacidade de dar resposta e andamos num jogo de empurra.

Fico a aguardar o vosso feedback.

Cumprimentos
23 de julho 2019

28 de agosto 2019
A vossa resposta é não dar resposta e com isso fecham a reclamação. É de lamentar a vossa falta de transparência e profissionalismo.
19 de setembro 2019

Cristiana Moreira avaliou a marca
20 de setembro 2019

A marca não dá respostas e recusa a entregar a prova deste contrato. Em vez de tentar solucionar o problema, entregou a "divida" a uma empresa externa que não quer saber do meu problema, apenas recolher o dinheiro para a endesa.