Endesa Energia S.A.

• 800 10 10 33

Endesa - Mudança de titularidade por motivos de venda

Sílvio Bernardo apresentou a reclamação
17 de setembro 2019
Vendi o meu imóvel e solicitei junto ao Serviço de Apoio ao Cliente informações sobre como alterar a titularidade do contrato, para os novos proprietários a partir de uma determinada data, antes da escritura ser realizada. Indicaram-me para realizar um pedido de aleração da titularidade, no portal MyEndesa, indicando o motivo (venda), nome completo e contato do novo titular, assim como email e IBAN (caso pretendenssem manter faturação eletrónica e débito direto). Aconselharam-me também a ligar, uns dias antes da data pretendida para essa alteração (especifiquei junto com o pedido).

Hoje, ligo para lá, e já mudaram o pedido, o operador indicou-me que tinha de realizar o pedido em papel, assinado, e com CÓPIA DOS DOCUMENTOS DOS NOVOS TITULARES (A legislação impede a solicitação de códia de documentos de identificação). Mais, eles, Endesa, é que deveriam contatar nos novos proprietários a solicitar os comprovativos que achassem necessário, em vez de quererem que seja eu, o que além de ser ilógico, é ilegal.

Pedi para falar com o superior desse operador, e só após várias solicitações da minha parte, é que foi ver se tinha algum superior disponível (o operador mostrou resistência a ceder a transferência da chamada). Após algum tempo de "música", voltou para me indicar que não estava nenhum superior disponível.

Sem comentários. Falta de coerência e atitude estranha.
Data de ocorrência: 17 de setembro 2019
Endesa
17 de setembro 2019
Estimado cliente,

Endesa Energia
18 de setembro 2019
Estimada Endesa,

se não obtiver uma resposta, e satisfatória, durante o dia d'hoje (18 de setembro), aprovando o meu pedido via Portal Endesa, irei solicitar o cancelamento do contrato para dia 22 de setembro, e assim perdem a oportunidade de angariarem novos clientes (ou pelo menos, deixar de perder um contrato).

O meu pedido, no portal, deveria servir como se de uma assinatura se tratasse, pois o acesso é meu, e só meu, e mais niguém poderia fazer tal pedido sem ser a minha pessoa, relativamente aos comprovativos devem pedir a quem de direito (novos proprietários).

Quero apenas garantir, que a partir do dia 22 de setembro (inclusive), mais nenhum valor me será cobrado. E farei questão, de telefonar para o vosso Serviço de Apoio ao Cliente, no dia 21, antes de fechar as portas pela última vez, e dar-vos as contagens à data, e indicar que esse será a data final da fatura que me deverão emitir. Para lá desse dia, não irei pagar qualquer valor, pelo que será também do vosso interesse, fazerem essa mudança de titularidade, a partir do dia referido (22).

Fico a aguardar uma resposta de vossa parte. Obrigado.
18 de setembro 2019
Estimada Endesa,

Fico a aguardar uma resposta de vossa parte. Obrigado.
Endesa
30 de setembro 2019
Estimado cliente,

Endesa Energia
30 de setembro 2019
Não aceito a conclusão desta queixa, pois eu enviei os documentos solicitados, a contratrário da resposta que me foi dada pela Endesa.

Mais, podem ouvir a última gravação do dia 20 de setembro, em que telefonei para o SAC da Endesa a fim de me confirmarem a recepção dos documentos solicitados, anexos à submissão do pedido de alteração de morada. O operador, confirmou a recepção dos mesmos.

Não podem simplesmente dizer num dia que receberam, e 8 dias depois, dizerem que não receberam. Organizem-se!
Sílvio Bernardo avaliou a marca
1 de outubro 2019

É lamentável uma marca destas, demorar em média, 1 semana para responder, e ser tão incoerente nas respostas dadas pelos diversos operadores.