10 mitos sobre a eletricidade

A eletricidade é algo que utilizamos todos os dias. Seja para ver televisão, carregar o telemóvel, utilizar o wi-fi ou até aquecer uma refeição. Apesar de ser algo importante nas nossas vidas, ainda são muitos os indivíduos que acreditam em certos mitos muitas vezes assentes naquela idea generalizada a que chamamos senso comum.

Mas isso não quer dizer que estejam corretos ou correspondam à realidade. Por isso mesmo, propomo-nos a desmistificar os principais mitos relacionados com a energia elétrica.

1: As pilhas armazenam eletricidade

Mito. Muitos inidivíduos acreditam e espalham a idea de que as pilhas têm a capacidade de armazenar energia elétrica ou eletrões.

Na realidade, as pilhas alcalinas modernas produzem eletricidade quando dois elétrodos imersos numa solução eletrolitica alcalina reagem em conjunto. Isto só acontece quando colocamos as pilhas num dispositivo e o ligamos. Concluir o circuito ativa uma reação química entre os elétrodos, libertando um fluxo de eletrões que permite que a pilha crie uma corrente elétrica.

O que isto quer dizer? Que a pilha não armazena eletricidade, contudo, dispõe dos necessários para gerar energia elétrica.

AInda está em dúvida? Descubra como são fabricadas as pilhas alcalinas que utilizamos no nosso dia a dia.

2: A corrente elétrica depende da espessura do cabo

Mito. Enquanto uns defendem que quanto mais fino for o cabo, maior a capacidade de transporte da corrente elétrica uma vez que a resistÊncia é menor, outros defendem que quanto mais espesso for o cabo, maior a capacidade de transporte da corrente elétrica graças às dimensões superiores.

Mas isto não é verdade. Os cabos funcionam desta maneira. Para conseguirmos compreender o seu funcionamento, pensemos num rio. Nas zonas mais largas, a água flui tranquilamente, enquanto nas zonas mais estreitas a água corre com maior velocidade. Contudo, o número de litros de água que desagua no mar é precisamente a mesma.

3: A eletricidade não tem massa nem peso

Mito. Ainda que os conceitos "senso comum" e "intuitivo" estejam na moda, nem sempre podemos ficar pela primeira impressão. Se perguntarmos o peso da eletricidade à primeira pessoa que encontrarmos é provável que a resposta seja "zero".

Será que isto corresponde à verdade? Não é por não conseguirmos ver a energia elétrica que esta não tem peso ou massa. O movimento dos eletrões tem peso e massa, ainda que sejam quase invisíveis ao nosso olhar.

4: As descargas de baixa voltagem não são perigosas

Mito. Todos sabemos que as descargas de alta voltagem representam perigo de morte. Esta ideia tem sido muito disseminada graças aos filmes de Hollywood que permeiam o nosso histórico. Por outro lado, muitos indivíduos acreditam que as descargas de baixa voltagem não são perigosas e que não passam de um pequeno choque.

Mas isto não é verdade. À semelhança do que acontece num choque de alta voltagem, um choque de baixa voltagem pode ser perigoso e resultar na morte do indivíduo.

5: Objetos de borracha e plástico são os melhores isolantes

Mito. Embora estes dois materiais sejam ótimos isolantes, não têm a capacidade de evitar acidentes. Na maioria dos casos, os objetos não são totalmente compostos por borracha. Por exemplo, quando utilizamos um par de sapatos ou umas luvas, além da borracha encontramos outros materiais que contribuem para a resistência e durabilidade das peças.

6: Um gerador elétrico gero eletricidade

Mito. O próprio nome já indica: gerador. Mas será que este equipamento consegue gerar eletricidade?

Por incrível que pareça, o gerador não gera eletricidade por si só. Apenas se limita a transformá-la: a energia mecânica transforma-se em energia elétrica, fazendo com que os eletrões presentes nos cabos e nos circuitos fluam.

7: A eletricidade viaja à velocidade da luz

Mito. Se é a luz, viaja à velocidade da luz, correto? Outra premissa que está totalmente errada.

A velocidade da eletricidade depende do meio de transporte. No interior de um cabo, as resistências são numerosas. Ainda que as ondas eletromagnéticas viagem a velocidades próximas da velocidade da luz (entre 50% e 99%) quando se utilizam os condutores adequados, os eletrões são muito mais lentos.

8: Um equipamento desligado não consome energia

Mito. Na realidade, é cada vez menor o número de consumidores que acredita neste mito. Afinal, o stand-by ou consumo fantasma começa a ser um velho conhecido de muitas famílias.

Um equipamento desligado continua a consumir energia porque a ficha do equipamento continua ligada à tomada. Em alguns casos, há equipamentos que consomem praticamente o mesmo em modo stand-by ou em mode de utilização. Por exemplo, o carregador de telemóvel, a televisão, o micro-ondas, a cafeteira, o descodificador de satélite para a TV, entre outros.

9: Deixar o computador ligado é mais barato do que desligá-lo e voltar a ligá-lo

Mito. Um debate clássico: desligo o computador cada vez que me ausento ou vale a pena deixá-lo ligado? Depende do tempo passado entre as utilizações.

Se o intervalo de tempo é inferior a 20 minutos, não compensa desligar o equipamento. Caso o período temporal seja superior a 20 minutos, mais vale desligar o computador até à próxima utilização.

10: A eletricidade estática é diferente da eletricidade "normal"

Mito. Só há uma diferença entre a eletricidade que corre pelas tomadas das nossas casas e as pequenas cãimbras que sentimos quando tocamos certas pessoas ou objetos: a eletricidade estática surge quando dois condutores com diferentes cargas se aproximam, enquanto a energia das tomadas cria um campo de energia que é transferida ao ser utilizada.

Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Endesa.