5 dicas para tornar o teletrabalho mais produtivo

O teletrabalho entrou as vidas dos portugueses de um momento para o outro devido ao período difícil que o país atravessa por conta da propagação do COVID-19. Esta mudança repentina obrigou-nos a mudar os nossos hábitos e a encontrar as melhores fórmulas para o sucesso do trabalho remoto.

Por isso mesmo, o nosso espaço de trabalho ganha uma importância acrescida uma vez que pode contribuir de forma positiva ou negativa para a nossa produtividade.

A pensar nisso, compartilhamos cinco dicas que o vão ajudar a tornar o seu local de trabalho em casa mais cómodo, convidativo, funcional e eficiente, potenciando a sua produtividade.

1. Organização é a palavra de ordem

É uma pessoa organizada e a sua mesa de trabalho precisa de estar arrumada e organizada para conseguir trabalhar ou sua mesa está coberta de papéis, notas e post-its e não há espaço para colocar uma chávena de café?

É precisamente por aqui que devemos começar: pela organização. É importante criarmos um local de trabalho orientado para a eficiência. Ainda que pareça uma anedota, não é. Uma mesa desorganizada é meio caminho andando para uma agenda desordenada, um dia desordenado, uma mente desordenada.

2. Boa iluminação, boas ideias

Um ambiente de trabalho bem iluminado é crucial para o desempenho das nossas funções. Escolha um local na sua casa com uma boa luz natural indireta. Caso esta escolha seja difícil ou impossível tendo em conta a orientação da sua casa, opte por instalar um candeeiro de mesa, que deve utilizar quando precisa concentrar a sua atenção numa tarefa, e um candeeiro de pé, que deve utilizar para a iluminação geral do ambiente.

Para evitar um aumento significativo da conta da eletricidade, aposte em lâmpadas de baixo consumo. As lâmpadas LED são uma boa opção. A sua carteira agradece!

A luz natural é muito importante, mas não devemos descurar a instalação de estores ou cortinas nas janelas que permitam a passagem da luz, mas que diminuam a intensidade e brilho, especialmente se precisa de trabalhar num computador ou outra tela.

3. Não descure a climatização

A temperatura do local de trabalho é um fator importante. Cuidado com temperaturas demasiado elevadas pois vão contribuir para mucosas secas, irritações de pele e até dores de cabeça, para não falar do desperdício energético que acabará por pesar na sua fatura de energia.

A solução passa por ajustar as temperaturas de forma cuidada:

• Com o aquecimento/ar condicionado-ligados: a temperatura deve estar nos 21ºC, sendo recomendável que se agasalhe e coloque a temperatura nos 20ºC. A sua carteira vai notar a diferença.
  • Com todos os equipamentos desligados: esta é a situação ideal quando pensamos em eficiência energética, especialmente nas estações primavera e o outono, uma vez que a sua casa terá a capacidade de manter as temperaturas entre os 19ºC e os 26ºC, um intervalo de temperaturas que permite trabalhar de forma agradável adaptando o seu vestuário às circunstâncias.

4. Mais tecnologia, menos papel

Nos tempos que correm deixou de fazer sentido depender de folhas, agendas, cadernos e canetas para organizar o seu dia de trabalho. Claro, que pode continuar a recorrer a estes equipamentos em busca de inspiração ou para tarefas concretas e diferenciadas, mas o ideal é que transfira tudo para o digital.

A par disso, o armazenamento na nuvem, a introdução da tecnologia em todas as facetas da vida laboral, a digitalização, a gestão eletrónica de documentos, entre outros, permitem criar espaços de trabalho mais inteligentes e eficientes, tanto no seu local de trabalho quanto em sua casa.

A tecnologia permite ainda a comunicação perfeita com os seus colegas de trabalho e superiores. A vida laboral só vai melhorar graças a aplicações cada vez mais eficientes, que garantem conversas fluídas, reuniões à distância, trabalho conjunto em diferentes documentos. Tudo isto reforçará ainda mais a sua produtividade.

5. A sua casa não é o seu local de trabalho

O último mandamento do teletrabalhador é talvez o mais importante de todos para a uma saúde mental saudável. Pode trabalhar de casa, mas não pode viver no seu trabalho. É imprescindível que seja capaz de diferenciar o espaço de trabalho do resto da sua casa. Caso contrário, o seu espaço vital e o seu espaço laboral vão começar a fundir-se de forma perigosa.

Se não consegue dedicar uma divisão específica ao teletrabalho, escolha um espaço da sua casa que seja funcional e prepare tudo de maneira eficiente.

• Opte por ter apenas os móveis necessários para trabalhar. Na maior parte das vezes, uma secretária ou mesa e uma cadeira são suficientes.
  • Aposte numa decoração simples e alegre.
  • Minimize os focos de interrupção.

Agora estão reunidas todas as condições para cumprir todas as suas tarefas e manter a sua produtividade mesmo em regime de teletrabalho.

Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Endesa.