Carro Elétrico: Vale a pena o investimento?

Numa altura em que a saúde pública e o meio ambiente assumem uma importância acrescida nos planos de desenvolvimento e evolução das grandes cidades, os veículos elétricos lideram a mudança dos diferentes meios de locomoção.

Todos os anos, são mais de nove mil os portugueses que falecem devido à poluição ambiental, mostram os dados da Agência Europeia de Meio Ambiente. Ao todo são mais de 500 mil mortes por ano só na União Europeia. A poluição atmosférica prejudica a saúde da população e o ambiente. Na Europa, as emissões de muitos poluentes atmosféricos foram significaticamente reduzidas nas últimas décadas, resultando na melhoria da qualidade do ar. Contudo, as concentrações de ar poluído continuam elevadas e a qualidade do ar continua a ser um problema.

O veículo elétrico pode ser uma solução visto que reduz em grande parte as emissões de gases nocivos para a atmosfera.

Tesla, BMW e Mercedes são algumas das marcas que apostam fortemente em modelos elétricos. Os países da União Europeia oferecem benefícios fiscais a quem optar por um carro elétrico. Os pontos de energia multiplicam-se pelas grandes capitais. 


O que é o carro elétrico? Como funciona?

O carro elétrico é um dos novos conceitos da indústria automóvel, utilizando apenas eletricidade para a sua locomoção, nomeadamente baterias recarregáveis. Apesar de várias marcas oferecerem veículos híbridos que funcionam tanto a eletricidade como a gás, o objetivo passa por oferecer veículos totalmente elétricos. E embora o número de veículos elétricos ainda seja reduzido em relação aos números globais das vendas de carros, a verdade é que é cada vez maior o número de proprietários desde tipo de veículo. E o investimento por parte das marcas tem sido tanto, bem como a aceitação dos consumidores, que os preços têm vindo a descer e a oferta a subir.

A eletricidade apresenta assim a capacidade de repensar a forma de deslocação da população de forma inteligente. Os transportes elétricos são um primeiro passo nesse sentido.


Vale a pena apostar num carro elétrico?

Hoje em dia são vários os países que oferecem benefícios fiscais aos cidadãos que optarem por veículos menos poluentes. Mas também se contam outras vantagens, entre elas:

  • o fim das emissões de CO2, contornando a questão da mobilidade nos centros urbanos, que por sua vez, estão a limitar a utilização de viaturas a combustão em toda a Europa.
  • o combate às alterações climáticas e à poluição nos centros urbanos;
  • redução da poluição sonora, uma vez que estes veículos são mais silenciosos, contribuindo assim para a redução da poluição sonora;
  • um custo de utilização menor, quer em termos de custo por quilómetro (um terço ou menos quando comparado com veículo de combustão) - a eletricidade é mais barata que o diesel ou a gasolina - quer em termos de custos de manutenção (pois não necessitam de mudanças de óleos regulares).
  • uma manutenção mais barata e mais espaçada;
  • não precisam de embraiagem e transmissão, utiliza travagens frequentes para regenerar energia de travagem e o carregamento de baterias;
  • a experiência de condução agradável;
  • os benefícios fiscais para particulares e empresas;
  • uma maior segurança: os carros elétricos passam pelos mesmos testes de segurança que os restantes carros. Além disso, em caso de acidente, os airbags vão funcionar corretamente e a fonte de energia vai ser cortada, o que pode evitar danos mais sérios para o condutor e restantes passageiros;
  • uma maior comodidade uma vez que, caso queira, pode carregar o automóvel no conforto do seu lar. Neste momento, é possível instalar um posto de carregamento para o seu carro elétrico em sua casa.


Mas nem tudo são vantagens. Aliás, existem algumas desvantagens para quem optar por um veículo elétrico, nomeadamente:

  • uma fraca autonomia em relação aos veículos de combustão: graças à evolução tescnológia, a autonomia dos carros elétricos é cada vez maior, contudo, as baterias ainda não permitem a mesma autonomia dos automóveis movidos a combustíveis fósseis;
  • o carregamento:o futuro do carro elétrico espera-se brilhante - União Europeia prevê que haja 40.000 pontos de carregamento público em 2020. Os centros urbanos estão preparados para os carros elétricos, disponibilizando vários pontos. Contudo, o carregamento pode tornar-se problema para as restantes localidades, que ainda não foram brindadas com postos de carregamento. Além disso, o tempo de carregamento é muito mais elevado que o tempo necessário para abastecer um depósito de combustível. 
  • a vida útil da bateria não é muito elevada: algumas marcas permitem alugar estes dispositivos, tendo de pagar um valor frequentemente à marca.
  • o preço é mais elevado, pois o investimento inicial é muito superior. Contudo, a longo prazo, é um carro mais económico graças aos preços dos combustíveis. Além disso, o desenvolvimento tecnológico e produção em escala pode vir a permitir uma redução dos preços de aquisição.


Endesa: Plano Mobilidade Elétrica Trabalhadores

A Endesa tem dado corpo a várias iniciativas focadas na promoção da mobilidade elétrica. Entre elas, destacam-se o Plano de Mobilidade Elétrica para Trabalhadores, que tem como objetivo quebrar as barreiras monetárias e tecnológicas entre os colaboradores e os veículos elétricos.

Para alcançar o seu objetivo, a Endesa apresentou uma proposta de valor aos seus colaboradores, oferecendo também vantagens como:

  • acordos com diferentes fabricantes de automóveis elétricos e ajuda na instalação de um ponto de carregamento doméstico;
  • ajuda no financiamento do veículo;
  • incentivos para os empregados que participem no programa com o seu veículo elétrico;
  • infraestrutura de carregamento nas instalações da empresa;
  • parque de estacionamente reservado no local de trabalho.

Convencida de que a mobilidade elétrica tem um papel fulcral na transição para um modelo de energia mais sustentável, a energética quis que os colaboradores fizessem parte desta mudança e se tornassem embaixadores de uma nova cultura energética.

Em dezembro de 2017, 534 colaboradores já tinham participado no plano, tendo conduzido um carro elétrico nas suas vidas privadas e vivenciando as vantagens da mobilidade elétrica. Desde a primeira edição, que aconteceu em 2015, os veículos elétricos já percorreram mais de sete milhões de quilómetros, evitando a emissão de mais de 955 toneladas de CO2 por ano.

O plano já vai na quarta edição e o objetivo é incentivar mais 200 colaboradores a conduzir veículos elétricos. 





Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Endesa.