Climatização: Como podemos reduzir os custos?

A climatização da sua habitação é sempre uma dor de cabeça quer seja no verão ou no inverno. Mas porquê? Porque geralmente os equipamentos de climatização significam mais um maior consumo de energia e, por sua vez, uma fatura mais elevada.

O aquecimento ou arrefecimento de uma habitação representa cerca de 16% da energia consumida. Para manter o conforto, a temperatura deverá rondar os 20ºC. Contudo, existem alguns truques que podem ajudá-lo a poupar nos meses mais difíceis.

Mas por onde começar?

Cuidado com a escolha do sistema de climatização

Opte por um sistema de climatização que seja eficiente e racionalize o consumo de energia. O aquecimento central (caldeira e radiadores) ou ar condicionado são boas opções. Se o seu orçamento for mais elevado, pode optar pelo piso radiante.

Feche portas e janelas

Além das portas e janelas, feche também as cortinas ou persianas, evitando a entrada de calor ou frio excessivos e potenciando a eficácia do seu equipamento, que vai conseguir climatizar a divisão mais rapidamente, consumindo apenas a energia necessária.

Abra ou feche os estores consoante a estação

Os estores podem ser os seus melhores amigos na luta contra o frio ou o calor. Para isso basta fechar os estores durante o verão para que o sol não incida nos vidroes e abrir os estores no inverno para que o sol aqueça a casa.

As janelas e portas também podem ser suas amigas

É possível dispensar o ar condicionado se optar por abrir as janelas e as portas de forma a arejar e arrefecer a sua casa durante as horas de menor calor no verão.

Cuidado com as mudanças de temperatura

Tenha em atenção às subidas de temperatura no ar condicionado pois por cada grau a mais, o consumo energético aumenta cerca de 7%.

Reduza a temperatura nos quartos

Se pretende reduzir o consumo energético, reduza a temperatura entre 3ºC e 5ºC nos quartos. Se estiver ausente por algumas horas, reduza o termóstato para 15ºC.

O ar condicionado também exige cuidados

Se tiver um ar condicionado e este tiver uma unidade exterior, esta deve estar à sombra e perto da unidade interior para minimizar o consumo de energia.

Aposte na funcionalidade "temporizador"

Para evitar uma utilização desnecessária do ar condicionado, use o temporizador, definindo tanto o momento em que liga o equipamento como o momento a que este se desliga.

Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Endesa.