Comercializadora e Distribuidora: Quais são as diferenças?

Se acha que a empresa com quem assinou o contrato de fornecimento de energia é a mesma empresa responsável pela resolução de alguma avaria, pode estar enganado. Comercializador e distribuidor de energia são agora atividades desempenhadas por diferentes empresas em grande parte dos casos.

Foi durante o processo de liberalização do mercado energético, que as atividades de distribuição e comercialização de energia foram separadas, contribuindo assim para a entrada de novas empresas na área de comercialização de energia e para um aumento da concorrência.


Distribuidor de energia: qual é o seu papel?

O distribuidor de energia ou o operador da rede de distribuição, ou ORD, é a empresa responsável pelas redes de distribuição e pelo transporte da energia elétrica até às nossas casas.

E se está a pensar que pode escolher a distribuidora, desengane-se.

Em Portugal esta escolha está condicionada pelo local em que vive e pelo número de operadores no mercado, que continua a ser reduzido, existindo apenas onze empresas a desempenhar estas funções. A empresa com maior expressão em todo o território nacional é a EDP Distribuição.


Comercializador de energia: quem é?

Nada mais, nada menos do que a empresa que compra e vende eletricidade ao consumidor final. Ou seja, é responsável por disponibilizar várias tarifas, pelo envio das faturas, pelo aconselhamento energético e pelo esclarecimento de eventuais dúvidas e problemas.

Atualmente, pode escolher livremente a sua  comercializadora e mudar quando quiser.


Quem é o responsável em caso de avarias?

Em caso de avarias, é operador da rede de distribuição ou distribuidor o responsável por garantir qualquer assistência técnica necessária independentemente do comercializador contratado.

É recomendável que entre primeiramente em contacto com o seu comercializador, que fará a ponte com o distribuidor de energia elétrica. Contudo, também podem entrar em contacto direto com a EDP Distribuição, o operador de rede de distribuição que abrange a maior parte do país.

Se optar por contactar a EDP Distribuição, deve ligar para a Linha de Avarias Técnicas - 800 506 506. A linha funciona 24 horas e a chamada é gratuita.


Quem é o responsável pela leitura dos contadores?

Mais uma vez, a responsabilidade recai sobre o operador da rede de distribuição. A realização da leitura deve ser feita no máximo a cada três meses. E não só. A distribuidora também tem a seu cargo a comunicação das leituras às comercializadoras, da reparação de contadores e da instalação dos novos contadores inteligentes.

E a mais importante de todas: a distribuidora também é a grande responsável pela qualidade do serviço contratado.



Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Endesa.