Como comunicar a leitura de gás natural?

A recolha e comunicação da leitura de gás natural é um trâmite habitual entre os clientes de energia e tem como objetivo que o valor da fatura reflita diretamente o valor do consumo. Quando o técnico do operador da rede de distribuição não pode recolher as leituras, tenha iniciativa e envie a sua leitura de gás. Como? De forma simples e rápida!

Hoje em dias, os contadores de gás natural não estão capacitados para enviar automaticamente as leituras como já acontece com os contadores inteligentes de energia elétrica.

Por isso, os técnicos das distribuidoras visitam a sua casa de dois em dois meses para a recolha da leitura. Se não for possível aceder ao contador de gás natural e recolher a leitura, a comercializadora contratada utiliza o histórico de consumo do cliente para fazer uma estimativa de consumo.


Quais as diferenças entre uma fatura real e uma fatura estimada?

Quando envia a leitura do contador do gás nos dias indicados ao seu comercializador, paga apenas o consumo feito durante aquele período. Paga apenas o que marca o contador. Nem mais nem menos. Contudo, se não enviou a sua leitura ou os técnicos da distribuidora não conseguiram recolher a leitura do contador, a comercializadora não dispõe dos dados reais do seu consumo. Nesta situação, o que acontece?

Para evitar que os consumos se acumulem e que as faturas sejam estratosféricas, a comercializadora opta por emitir uma fatura de gás com base em valores estimados.

A estimativa é calculada através de um algorítmo que tem por base o histórico de consumo de cada cliente. Posteriormente, quando a comercializadora receber uma leitura real, faz os ajustes necessários na respetiva fatura:

  • Se pagou a mais, o valor é descontado no valor da fatura.
  • Se pagou a menos, o valor é somado ao valor da fatura.

 

Quem é o responsável pela leitura do contador?

O Operador da Rede de Distribuição é o responsável pela recolha das leituras dos contadores de gás ligados à rede. Esta recolha é feita presencialmente por um colaborador do ORD de dois em dois meses.

Pode consultar a lista dos operadores de rede de distribuição de gás natural aqui.

 

Porque devo comunicar a leitura?

A melhor forma de evitar faturas por estimativa é comunicar todos os meses a leitura do contador de gás natural nas datas indicadas para o efeito. Atualmente, a Endesa disponibiliza três canais para a comunicação de leitura, nomeadamente:

 

Como recolho a leitura do contador?

A recolha da leitura do contador de gás natural é um processo simples. Basta considerar apenas os números sobre fundo preto que aparecem no visor, ignorando os valores que aparecem sobre fundo vermelho ou dentro do retângulo vermelho.


 

Quando devo que enviar a leitura?

Para que a leitura real do seu contador de gás seja tida em conta na próxima fatura, deve comunicar o seu consumo leitura durante o período ideal indicado na sua fatura de energia ou na sua área de cliente My Endesa.

Para consultar o período indicado na sua área de cliente My Endesa, faça o login e selecione a opção “Leituras” no menu lateral esquerdo.

Já na fatura de energia, pode encontrar as datas ideais na folha de rosto, na seção “Consumos”, abaixo da energia faturada.

Agora que já sabe recolher e comunicar a sua leitura de gás natural, acabaram-se as desculpas para não ter as leituras em dia! Ainda não está convencido? Precisa de mais incentivos?

Comunique as suas leituras todos os meses e pague apenas a energia consumida!



Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Endesa.