Como escolher a tarifa ideal para a sua casa?

Se nos perguntarem que pacote de telecomunicações temos, conseguimos responder rapidamente e sem hesitações. E se nos perguntarem que tarifa elétrica temos?

A maior parte dos consumidores não sabe que tarifa tem em casa, quanto paga pela potência contratada ou pelo consumo de eletricidade e estas questões são cruciais tanto no momento em que os mais jovens saem de casa e contratam uma operadora elétrica pela primeira vez ou que as famílias decidem que está na hora de mudar de comercializadora.

Encontrar ou escolher a tarifa ideal pode ser uma tarefa difícil pois o número de comercializadores e ofertas no mercado é elevado. E não vamos falar dos serviços de assistência associados, as vantagens em cartão ou os descontos oferecidos se for tudo tratado online.

Mas não vale a pena entrar em pânico. Vamos ajudá-lo a encontrar a tarifa perfeita.
 

Mercado Regulado vs Mercado Liberalizado

Atualmente, os consumidores podem optar por contratar uma tarifa no mercado regulado ou no mercado liberalizado. No mercado regulado, a tarifa da eletricidade é definida pelo regulador no mês de dezembro, entrando em vigor no ano seguinte, e é disponibilizada pelo comercializador de último recurso. Os consumidores podem usufruir desta oferta até ao final de 2020, altura em que devem transitar para o mercado liberalizado.

No mercado liberalizado, os preços das tarifas de eletricidade são determinados pelos vários operadores e comercializadores presentes no mercado, que concorrem livremente em termos de preços e condições.
 

Pretende mudar de comercializadora?

Não se preocupe com uma eventual mudança de comercializadora de luz ou gás natural. Neste momento, ao celebrar um contrato de prestação de serviços com um novo fornecedor de energia, este é automaticamente responsável por dar seguimento a todos os procedimentos necessários à mudança de forma totalmente gratuita.
 

Qual é a tarifa mais indicada?

Não há tarifas boas ou más. Existem sim tarifas indicadas para as suas necessidades diárias. Por isso, é importante ter em conta as horas que passa em casa, que tipo de utilização faz da eletricidade, de que forma quer poupar, entre outras coisas.

Na tarifa simples, o preço da energia é o mesmo independentemente da hora do dia, enquanto na tarifa bi-horária, a energia terá dois preços, que variam consoante o período horário (vazio e fora do vazio). Já na tarifa tri-horária, os preços dividem-se em três valores diferentes de acordo com o horário de utilização (vazio, cheia, ponta).

Se vai contratar energia pela primeira vez ou está a pensar trocar de comercializadora, existem simuladores que o podem ajudar a tomar a decisão mais acertada quando o assunto são tarifas de eletricidade e não só.
 

Potência Contratada

Acha que a potência contratada só corresponde à capacidade do contador de dar resposta às suas necessidades diárias? Não se engane. Este indicador corresponde nada mais, nada menos que ao aluguer do contador energético.

O que é que isto quer dizer? Que a conta da luz nunca vai ser gratuita mesmo que tenha desligado todos os equipamentos e o quadro elétrico e rume a um qualquer destino de férias paradisíaco durante um mês. Pois é, tem de pagar a potência contratada independentemente do consumo de energia.

Este indicador é medido em kVA e pode variar entre os 1,15 e os 41,4 kVA.
 

Simuladores

Os operadores e reguladores do mercado já estão preparados para consumidores atentos às tarifas escolhidas e a todos os pormenores inerentes às suas escolhas, tendo desenvolvido vários simuladores que permitem aos clientes comparar as várias ofertas existentes no mercado e encontrar a tarifa ideal.

Pode optar pelos simuladores dos reguladores do mercado ou pelos simuladores das próprias comercializadoras de energia. Entre os mais famosos, destacamos simuladores disponibilizados pela Entidade Reguladora dos Serviços Elétricos, pela Deco Proteste e pelo Poupe Energia.

O processo é simples: basta preencher os campos apresentados e esperar que o simulador faça a sua magia, apresentando as tarifas mais indicadas às suas necessidades.
 

Decisão Final

Todas as tarifas têm as suas vantagens e desvantagens. O que importa saber é qual delas se adequa melhor ao seu estilo de vida e necessidades diárias.

Se ainda está em dúvida, volte a analisar e a comparar as operadoras e tarifas disponíveis tendo em conta os seus hábitos de consumo e as condições oferecidas. Afinal, esta é uma decisão importante. A tarifa escolhida vai acompanhar-nos 24 horas por dia, 365 dias por ano.



Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Endesa.