Como iluminar corretamente as divisões da sua casa?

As famílias passam cada vez menos tempo nas suas casas. As atividades diárias são muitas e o momento de reunião costuma ser à hora do jantar. Por isso mesmo, é importante criar uma atmosfera acolhedora para que todos os membros de família se sintam confortáveis e em casa. A iluminação tem uma grande importância nesta tarefa que parece simples, mas que tem mais que se lhe diga.

Não basta decorar. Não basta escolher a lâmpada mais eficiente. É preciso aprender a criar ambientes que tornem a sua vida agradável. Parece fácil e até pode ser. Contudo, a maior parte das pessoas descuida aspetos básicos que fazem toda a diferença. Entre eles:


Luz natural

É importante considerar a luz natural e a exposição da casa de forma a escolher e posicionar corretamente a iluminação escolhida.

Cores das paredes e dos tetos

Quanto mais clara for a cor das paredes e dos tetos, maior a quantidade de luz refletida, logo, não precisará de lâmpadas tão fortes para iluminar as divisões. Isto também é verdade para a cor dos móveis, das carpetes ou das cortinas.

Cores das lâmpadas

Cada tipo de lâmpada tem uma temperatura que vai acabar por influenciar o ambiente, facilitando ou dificultando o tipo de atividade que pretende levar a cabo nesse mesmo espaço.


O que ter em conta antes de decidir o tipo de iluminação?

O primeiro passo é planear

A iluminação e a decoração devem ser complementares. Por isso mesmo, é importante planear os focos de iluminação, os fios elétricos, as tomadas, os interruptores bem como a localização de todos estes dispositivos na sua casa.

Definir os pontos de iluminação

Tenha em conta as quatro necessidades de iluminação de qualquer divisão: geral; temporária; funcional e decorativa. A partir daqui, é preciso definir o tipo de iluminação a ser utilizada.


Pensar nas diferentes atmosferas

Vamos imaginar duas atmosferas: uma atmosfera suave e tranquila para os momentos de descontração e uma atmosfera intensa e bem iluminada para os momentos de trabalho. Para a divisão de descontração, opte por lâmpadas com tons amarelados de forma a criar uma sensação de conforto e tranquilidade. Já para a divisão de trabalho, opte por lâmpadas com tons brancos e azuis de forma a transmitir uma idea de concentração e foco.


Evitar iluminação excessiva

Se quiser evitar uma iluminação excessiva, opte por esconder as fontes de luz. Coloque os candeeiros nos cantos das divisões ou opte por lâmpadas filtradas ou candeeiros de parede.

O diabo está nos detalhes

A iluminação tem o poder de tornar a sua vida mais confortável. Por exemplo, instalar luzes no roupeiro e nas gavetas pode facilitar a organização das mesmas. No topo de um espelho, na entrada da casa ou numa dispensa, estes tipos de luzes são necessárias e facilitam o dia a dia ao mesmo tempo que contribuem para a atmosfera da divisão e da casa.

Não se esqueça dos reguladores de Intensidade 

Sim, são os seus melhores amigos quando o tema é iluminação uma vez que permitem ajustar a atmosfera de uma divisão de forma simples e rápida consoante as suas necessidades. 

Poupança é importante

As lâmpadas incandescentes estão a desaparecer e as lâmpadas de halogéneo consomem demasiada energia. Opte por lâmpadas de baixo consumo ou LED, que são opções mais eficientes na iluminação das divisões e no próprio consumo de energia. Apesar de serem mais dispendiosas numa primeira fase, o investimento compensa por a durabilidade e eficiência são superiores.


Há um segredo para iluminar cada divisão?

Não existe segredo. Apenas algumas questões que precisamos ter em conta antes de decidirmos comprar as lâmpadas e os candeeiros adequados por cada uma das divisões.

Cozinha 

Muitas vezes os proprietários optam por réguas ou painéis para iluminar as suas cozinhas. Apesar de serem uma boa fonte de luz, a verdade é que estes focos de luz direta são responsáveis por uma iluminação excessiva da divisão, gerando sombras nas áreas circundantes.

Na cozinha o importante é iluminar corretamente bancadas de trabalho, ilhas e mesas de refeições. Neste caso, os candeeiros suspensos são uma boa opção. Para complementar a iluminação principal, podemos optar por focos ou réguas dentre e por baixo dos móveis, de forma a iluminar corretamente as bancadas de trabalho.

Quarto 

 O quarto é a divisão da casa que escolhemos para descansar e recarregar baterias. Por isso mesmo a iluminação escolhida deve ajudar a criar um ambiente livre dos stresses do dia a dia, inspirar tranquilidade e descontração. 

Por isso, existem várias opções além do tradicional candeeiro de teto. Pode optar por candeeiros dos dois lados da cama. Podem ser candeeiros de mes,a pendentes ou até candeeiros de parede. Pode também optar por ter um candeeiro de pé num dos cantos do quarto como uma fonte de iluminação complementar, para atividades como a leitura.

Se contarem com um braço articulado melhor ainda, uma vez que permitem otimizar a sua utilização consoante as suas necessidades, sejam elas navegar na internet ou ver televisão.

A luz deve ser amarela, por transmitir uma sensaç€ao de calor, proximidade, o que queremos sentir num espaço deste género. 

Casa de Banho 

Temos por hábito optar apenas por um candeeiro de teto quando o tema são casas de banho. Mas esta opção não faz sentido. Há que conjugar a iluminação secundária, na forma de apliques, focos ou réguas distribuídas consoante as necessidades. Por exemplo, ao redor do espelho de forma a evitar sombras desnecessárias.

Sala 

A sala é uma das divisões da casa onde passamos mais tempo. Seja a conversar com familiares ou amigos, a ver televisão, a ler ou a dormir uma sesta, é importante que a iluminação seja agradável e fléxivel.

Por isso mesmo, opte por iluminar três dos quatro cantos da sala, focando uma das luzes num objeto (pode ser uma peça de arte, uma planta, uma cadeira decorativa). Além disso, conjugue os tradicionais candeeiros de teto com candeeiros de mesa e candeeiros de pé espalhados cuidadosamente pela divisão. Esta opção vai ajudar a criar uma atmosfera suave, tranquila e acolhedora.

Corredor 

Chegou a oportunidade de brincar um pouco com a iluminação. Como é um espaço de passagem, é o local ideial para fugir um pouco das escolhas tradicionais. Um pendente pode ser uma boa opção de forma a fugir ao óbvio, o candeeiro de teto ou o candeeiro de parede.

Não se esqueça que a escolha da lâmpada também é muito importante uma vez que a cor da luz tem o poder de transformar completamente o espaço e atmosfera da decoração. Evite lâmpadas de cores frias pois vão tornar o corredor mais frio e impessoal.       



Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Endesa.