Como ler a fatura da luz?

Todos os meses chega à nossa caixa de correio ou e-mail repleta de conceitos e siglas que geram dúvidas. A fatura da eletricidade é uma constante nas nossas vidas e, por isso mesmo, queremos dar a conhecer de forma simples e direta o seu conteúdo.

Para isso vamos focar-nos no mais relevante: o que se paga e porque se paga.

Onde posso encontrar os dados do titular?

Comecemos pelo mais simples. Se pretende encontrar os dados do seu contrato de fornecimento de energia, consulte o cabeçalho. Neste vai encontrar o tipo de fatura emitida (luz, gás ou luz & gás), os dados do titular do contrato, bem como o código que identifica a sua instalação.

No cabeçalho também vai encontrar os dados de faturação, onde são apresentados a data de emissão da fatura, o período de faturação, o valor da sua poupança com o Plano Amigo e o código do Plano Amigo, que poderá partilhar com potenciais clientes e aumentar o valor da sua poupança todos os meses.

Como fazer a gestão do meu contrato?

Para uma gestão mais fácil dos seus contratos, sugerimos a aposta na área de cliente My Endesa, a partir da qual poderá consultar e gerir os seus contratos, comunicar leituras, fazer a gestão dos seus pagamentos e realizar as alterações que precisar.

Para isso basta fazer o seu registo em My Endesa. Se já tiver feito o seu registo, aproveite todas as vantagens da área do cliente.

Quanto vou pagar?

Esta é uma das principais preocupações dos consumidores, o valor da fatura. Para saber quanto vai pagar pela energia consumida basta consultar a seção “Resumo da fatura”, onde apresentamos o valor total a pagamento, a data limite do pagamento e a discriminação da composição da fatura, nomeadamente, o consumo de eletricidade, outras taxas e impostos e o imposto sobre o valor acrescentado, ou IVA.

Qual foi o consumo de energia?

Compreender os nossos hábitos e de que forma influenciam o nosso consumo energético pode ser meio caminho andado para uma maior poupança. Para isso, nada melhor do que ter acesso a um histórico de consumo, onde poderá analisar a evolução do consumo e da sua faturação. Na seção "Resumo da sua fatura" pode encontrar a informação sobre o consumo em euros e kWh nos meses indicados, bem como a média de consumo mensal.

Além disso, pode consultar as leituras (reais ou estimadas). Para reduzir os dias estimados na sua fatura consulte a data recomendada para comunicar as suas leituras e garanta que paga o preço certo, ajustado ao seu consumo real.

Consumos, impostos e taxas

Se quiser consultar em detalhe o consumo de energia e o valor pago por cada indicador a seção “Detalhes das suas Faturas” é a indicada.

Não se esqueça que independentemente de haver ou não consumo, há impostos e taxas que chegam todos os meses. Se quer ficar a par do impostos e taxas cobrados, clique aqui.

Nesta seção também encontra as leituras do seu contador nas datas correspondentes à faturação e o tipo de leitura atribuído ao período: leitura real ou estimada.

Qual é a sua tarifa?

Não se recorda que tarifa contratou ou que modalidade horária está em vigor? Na seção "Informações do seu produto", encontrará todas as informações relevantes sobre os produtos contratados. CPE, nº do contador, potência contratada, tarifa, ciclo horário e número do contador são alguns dos dados apresentados.

CPE? Potência contratada? Ciclo horário?

O que significam? É importante dominar estes conceitos uma vez que podem traduzir-se em poupanças.

O código do ponto de entrega, ou CPE, é o código único que identifica o local do fornecimento de energia e é sempre o mesmo independentemente do comercializador com o qual tenha contratado a eletricidade. Por sua vez, a potência contratada é a potência de eletricidade disponível em cada casa, determinando o número de equipamentos elétricos que podem ser utilizados em simultâneo.

Por fim, o ciclo horário determina a forma de faturação da eletricidade, variando consoante o nível e o horário do consumo. As tarifas podem ser simples, bi-horárias ou tri-horárias. Para mais informações, clique aqui.

Qual é a origem da energia que consumo?

O número de consumidores preocupado com o meio ambiente é cada vez maior e a aposta em empresas onde a geração de energia é mais verde também é uma realidade. Se quer conhecer a origem da energia consumida em sua casa e os seus impactos no meio ambiente, consulte a seção "Origem da Energia".

Como posso liquidar a minha fatura?

Se não aderiu ao débito direto, pode encontrar as diversas opções de pagamento à sua escolha na sua fatura. Atualmente, a Endesa disponibiliza seis meios de pagamento aos seus clientes, que podem optar por liquidar as faturas através de débito direto, cartão de crédito, Paypal, Payshop, CTT e multibanco.

Se é um cliente novo e não sabe o que escolher ou é um cliente antigo e o meio de pagamento atual já não se adequa às suas necessidades, a Endesa tem uma sugestão para facilitar o dia a dia. O débito direto. Com este método de pagamento simples, cómodo e livre de preocupações, consegue garantir o pagamento atempado das faturas e poderá beneficiar de um desconto adicional na sua fatura mensal. Para mais informações, clique aqui.

Como contactar a Endesa?

Existem várias formas de entrar em contacto com a Endesa. No rodapé da fatura, disponibilizamos os contratos preferenciais para algumas questões específicas.

Para consultar em detalhe todos os componentes da sua fatura de energia de luz ou gás, pode consultar a nossa página "Conheça a sua fatura".

Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Endesa.