Como preparar a casa para o inverno e poupar na fatura?

A descida das temperaturas tem-se feito sentir por todo o país e os casacos, botas e chapéus de chuva tornaram-se os nossos grandes aliados no combate diário do vento e da chuva nas ruas. E dentro de casa? Quais são os nossos aliados e qual o seu peso na fatura da energia?

Quando estamos deitados no sofá, enrolados numa manta, tranquilos a ver um filme não nos preocupamos com o frio que faz lá fora. Especialmente quando o ar-condicionado ou o aquecedor estão ligados.

Mas essa é uma informação importante. Afinal, cerca de 43% dos gastos energéticos estão diretamente relacionados com os sistemas de climatização. E conhecer estes dados, talvez possa reduzir o valor da fatura de energia nos meses de frio.

Por isso mesmo, reunimos algumas dicas que vão ajudá-lo a climatizar corretamente a sua casa e a poupar uns euros no final do mês.

Isolamento

O isolamento das habitações é um dos fatores mais importantes no processo de climatização de uma ou mais divisões. A aposta em janelas e portas isoladoras de qualidade é o primeiro passo para a poupança. Afinal, aberturas ou rachaduras em casa são os principais responsáveis pelas perdas de calor ou frio.

Por isso mesmo, analise periodicamente o isolamento das portas e janelas e outros pontos de perda de frio ou calor. E não se esqueça, o que acha que está a poupar em não trocar as suas portas e janelas vai acabar por gastar na sua fatura de energia.

Um bom isolamento pode reduzir significativamente a fatura, podendo a poupança chegar aos 50%.

Termóstato

No inverno, a temperatura deve rondar os 21º a 23º nas nossas casas. O termóstato pode ser um bom aliado na gestão das temperaturas, ajudando a manter as mesmas nos valores indicados.

Além disso, aposte em pijamas, mantas e edredons quentinhos de forma a desligar os equipamentos de climatização durante a noite. Se não conseguir desligá-los, opte por uma temperatura mais baixa durante a noite ou nas horas em que não está em casa.

Se tiver aquecimento central, pode instalar um medidor de consumos de forma a conhecer pormenorizadamente os consumos e os seus impactos na fatura de energia no mês seguinte.

Caso tenha radiadores elétricos, pode ficar a par do consumo através do regulador, que funciona da mesma forma que um termóstato.

A instalação de um termóstato pode ser uma boa opção, visto que pode ajudar a reduzir o valor da fatura entre 8% a 13%.

Ventilação e Persianas

A renovação do ar é crucial para qualquer casa. Por isso mesmo, nada melhor do que aproveitar as tardes para arejar todas as divisões. Por isso mesmo, entre as 12:00 e as 16:00 aproveite para abrir as janelas de casa.

Além disso, aproveite para abrir as persianas durante o dia para aproveitar as horas de luz natural e para aquecer a casa. Quando a noite chegar, opte por fechar as persianas.

► Roupa

Tal como mudamos a nossa roupa quando muda a estação, também devemos mudar a roupa da casa. Guarde os calções e as t-shirts e aposte nos casacos, meias e luvas, que não são só para usar fora de casa.

Lavar a roupa nos meses de inverno pode ser uma tarefa difícil, especialmente nos dias de chuva. A opção mais simples seria secar a roupa nos aquecedores, mas não é, de todo, a mais indicada. Os aquecedores vão precisar de muita energia para secar a roupa e aquecer a casa, o que se vai refletir significativamente na conta da energia.

Opte por estender a roupa numa área iluminada da casa durante as principais horas de calor.

Água Quente

Talvez não tenhamos noção, mas a água quente contribui significativamente para os gastos com o aquecimento dependendo do sistema utilizado em casa.

Se possível, programe a sua caldeira para os 45º graus e para que a temperatura da água para os banhos não exceda os 30º a 35º graus. Além disso, opte por duches rápidos e desligue a água enquanto se ensaboa.

Manutenção

Uma manutenção oportuna e precisa é uma garantia de poupança. Ajuste a sua caldeira, retire o ar do seu radiador, verifique e limpe os filtros da bomba de calor.

Relembramos que se cuidar dos seus sistremas de climatização vai conseguir evitar avarias e consequentes reparações e, no pior dos casos, a sua substituição. Nesse sentido, contratar um serviço de manutenção de equipamentos pode ser uma boa opção.

Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Endesa.