Consumo responsável: dicas para proteger o meio ambiente

Os consumidores estão cada vez mais preocupados com o meio ambiente, estando atentos aos processos de desenvolvimento dos produtos e serviços adquiridos bem como às empresas responsáveis por colocá-los no mercado.

Mas esta preocupação não é suficiente se não for acompanhada de uma ação, pois não evita o consumo desenfreado própio do estilo de vida moderno dos dias de hoje. A verdade é que vivemos num padrão de consumo exagerado, onde os objetos se tornaram descartáveis e se compra por impulso mesmo sem necessidade. 

Esta realidade não só tem um impacto negativo nas finanças pessoais como no meio ambiente, uma vez que consumimos os recursos naturais necessários para o desenvolvimento do consumidor a um ritmo frenético.


Os portugueses e a preocupação com o Meio Ambiente

Aoesar de os portugueses se terem mostrado mais preocupados com o impacto do seu consumo no ambiente em 2017 frente a 2016, a verdade é que o seu comportamento ainda não espelha essa preocupação, de acordo com os dados da última edição do Obervatório do Consumo Consciente, compilado pelo Fórum do Consumo em parceria com a Universidade Lusófona e o IADE/Universidade Europeia.

A poupança de recursos, a reciclagem ou a utilização de meios de transporte alternativos não mostraram grandes mudanças em 2017 frente aos dois anos anteriores. Também a pré-disposição para pagar mais por produtos sustentáveis ou para pagar taxas ambientais continuam baixas, confirmam os dados.

Ainda assim é possível fazer a diferença com pequenas mudanças de comportamento no dia a dia. O consumo responsável veio para ficar, sendo tendência entre os consumidores mais atentos e preocupados com o futuro do nosso planeta. A pensar nisto, reunimos várias dicas que o vão ajudar a reduzir o impacto negativo do consumo. 


Mas por onde começar?

  • Evite compras por impulso: todos nós sofremos com as compras por impulso quando entramos numa loja. O que não nos passa pela cabeça no momento da compra são os recursos naturais e os impactos que o fabrico dos produtos ou serviços adquiridos têm no meio ambiente. É importante analisar bem a sua compra, tentando perceber se precisa, de facto, do produto ou serviço. Escusado será dizer que só se deve desfazer de um objeto quando este já não estiver em condições. Além de poupar dinheiro, vai passar a ter um consumo consciente, poupando o meio ambiente.
  • Analise cuidadosamente produtos e serviços a adquirir e valorize empresas preocupadas com a responsabilidade social e ambiental. 
  • Aposte em materiais recicláveis e de maior durabilidade. Vidro e madeira são bons exemplos.
  • Opte por produtos de limpeza biodegradáveis, que não têm efeitos nocivos para a natureza. 
  • Não descure a reciclagem. Quando falmos em reciclagem, não falamos apenas da separação correta do lixo. Falamos também da reutilização e renovação de materiais e objetos mais antigos. Por exemplo, revistas e jornais velhos podem ser utilizados em atividades com crianças- Um móvel antigo da casa da avó pode ser renovado e decorar uma casa nova.
  • Utilize a água de forma racional seja quando está a escovar os dentes, a lavar o cabelo, a tomar banho, a fazer a barba, a lavar a loiça ou a regar o jardim. Tenha cuidado. Os recursos de água doce são cada vez menores e uma torneira mal fechada, a pingar, pode representar cerca de 6.000 litros anuais de desperdício.
  • Atenção às lâmpadas. Sim, já deve estar farto de ouvir esta recomendação, mas a verdade é que pequenos gestos fazem toda a diferença. Reduza ao máximo a utilização de luz artificial e apague as luzes quando não estiver nas respetivas divisões. Opte por lâmpadas LED, que proporcionam a mesma luz mas gastam muito menos energia. Bom para o ambiente e para a carteira. 
  • Utilize ecobags: de papel, pano, rede ou outro material qualquer, aposte em sacos que possa reutilizar constantemente nas idas ao supermercado e outras lojas. Evite os sacos de plástico, cujo material demora mais de 300 anos a decompor-se, sendo uma ameaça para os animais que habitam os oceanos. 



Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Endesa.