Eletricidade estática: Quatro brincadeiras para miúdos e graúdos

Porque é que apanhamos choques quando tocamos em pessoas ou objetos? Afinal, não é preciso ter as mãos molhadas e tocar numa das dezenas de tomadas lá de casa para sentir uma descarga elétrica percorrer o corpo. 

Mas porque é que isto acontece? Se está a pensar na eletricidade estática, acertou.

Como brincar é uma ótima forma de aprender, propomos quatro experiências ou brincadeiras para que grandes e pequenos percebam este conceito. 


1. O balão que quer voar 

Encha um balão, até um fio ao nó do balão num pedaço de feltro ou numa camisola de lã. Se largar o que é que acontece? Este fique colado ao teto. Este é o poder da eletricidade estática. 


2. Cabelos doidos

Para esta brincadeira precisamos de outro balão. Encha o balão e esfregue-o num pedaço de feltro ou numa camisola de lã. Depois, passe o mesmo balão pelo cabelo. Os seus cabelos ganharam vida própria? Mais um bom exemplo de eletricidade estática que gará a delícida dos mais novos. 


3. Caos na cozinha

Caso não tenha um único balão em casa, de certeza que existe um frasco de vidro, transparente, uma colher de plástico, um pouco de sal e de pimenta na dispensa lá de casa.

Comece por misturar o sal e a pimenta dentro do frasco e prepare-se para separá-los com a ajuda da eletricidade estática. 

É muito fácil: agarre na colher de plástico, esfregue-a na sua roupa ou no seu cabelo, coloque a colher dentro do frasco e preste atenção ao que acontece à colher. Se estiver com atenção, vai perceber que tanto o sal como a pimenta são "atraídos" pela colher, mas apenas a pimenta fica "pegada" à mesma. Mais uma vez, a eletricidade estática é a grande responsável. 


4. Cuidado com a serpente

Esta experiência é muito divertida, mas exige um material que pode não ter em casa, mas encontra facilmente em qualquer papelaria: papel crepe. Além disso, também vai precisar de lápis ou marcadores, tesoura, régua de plástico e uma peça de lã. 

Desenhe uma serpente no papel crepe e recorte-a, Em seguidam esfregue a régua de plástico na peça de lã para gerar alguma energia elétrica. Utilize a régua para "encantar" a serpente, que acabará por rastejar pela mesa. A eletricidade estática em funcionamente. 


Mas porque é que isto acontece?


Explicação para os adultos

Toda a matéria é composta por três tipos de partículas: os eletrões de carga negativa, os protões de carga positiva e os neutrões de carga neutra.

Normalmente, os eletrões e os protões presentes num átomo encontram-se equilibrados, motivo pelo qual a maior parte da matéria é neutra. Mas os eletrões são pequeninos e muito leves. É por isso que a fricção consegue dar aos eletrões móveis a energia suficiente para abonar os seus átomos e agarrem-se a outros, migrande entre superfícies diferentes. 

Quando isto acontece, o primeiro objeto tem mais protões do que eletrões e fica com uma carga positiva, enquanto o segundo objeto tem mais eletrões do que protões e fica com uma carga negativa,

E quando um destes novos corpos entra em contacto com outro material os eletrões móveis aproveitam a primeira oportunidade para abandonarem o material com carga negativa e incorporarem o material com carga positiva. É este movimento de eletrões que nos faz sentir pequenos choques, ouvir estalisdos ou até mesmo ver luzinhas quando entramos em contacto com algumas pessoas ou objetos.


Explicação para as crianças

Não vamos complicar. Os grandes vilões? Os eletrões. São estas partículas invisíveis e leves que passeiam de matéria em matéria, deixando-noa de cabelos em pé. 

Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Endesa.