Endesa ganha leilão solar flutuante na albufeira do Alto da Rabagão

A Endesa recebeu um direito de ligação de 42 MVA para a instalação de um projecto de energia solar fotovoltaica flutuante na albufeira do Alto do Rabagão.

A empresa investirá aproximadamente 115 milhões de euros na construção deste projecto, que entrará em funcionamento em 2026.

 

A Endesa ganhou o primeiro leilão solar flutuante em albufeiras na Península Ibérica com uma ligação de 42 MVA com direito a instalar um projecto de energia solar fotovoltaica flutuante na albufeira do Alto do Rabagão. Esta adjudicação à Endesa envolverá um investimento de 115 milhões de euros para desenvolver o seu primeiro projecto com estas características.

"A Endesa continua o seu compromisso com Portugal, na sequência do projecto vencedor do concurso de transição justa no Pego e vamos investir neste projecto inovador de produção renovável, como o solar flutuante", disse o Director Geral de Geração da Endesa, Rafael González.

Este é o segundo contrato ganho pela Endesa em Portugal num curto espaço de tempo, depois ter vencido o recente concurso do Pego, no qual a empresa já está a trabalhar. O projecto é um híbrido de tecnologias renováveis, armazenamento e hidrogénio verde, todos com uma elevada componente social, e irá requerer um investimento de 600 milhões de euros.


Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Endesa.