Energia Elétrica: Como é produzida e como chega às nossas casas?

Alguma vez se questionou sobre a origem da energia elétrica? O que é a eletricidade? Como é gerada? De onde vem?

Parecem perguntas simples, mas será que conseguimos explicar o conceito de eletricidade ou o percurso da mesma desde a geração até ao momento em que chega às nossas casas? Seria de esperar que soubéssemos responder a todas as perguntas. Afinal, não nos conseguimos conceber enquanto sociedade moderna sem a energia elétrica.

E quando falamos em eletricidade, destacamos tanto a energia capaz de fazer com que as lâmpadas iluminem as divisões da casa como a energia capaz de fazer com que os carros mais eficientes percorram países de lés a lés. É uma descoberta maravilhosa e é importante compreendê-la.

O que é a eletricidade?

Todos os dias utilizamos a eletricidade, mas será que conseguimos explicar o conceito?

A eletricidade nada mais é do que a energia resultante do movimento de eletrões positivos e eletrões negativos no interior dos materiais ditos condutores. O que é o mesmo que dizer que os opostos se atraem e que as cargas positivas e as cargas negativas se unem criando dois tipos de eletricidade: a estática e a dinâmica.

Como é que a eletricidade chega à minha casa?

A viagem que a energia elétrica faz até chegar à sua casa é longa, mas muito rápida. Não é magia nem ciência, é um processo faseado que explica grande parte das dúvidas que podem surgir em torno do setor elétrico:

• Geração: a eletricidade é produzida em centrais capazes de gerar energia elétrica a partir de energias primárias. Estas energias primárias podem ser renováveis (vento, sol, marés, entre outros) e não renováveis (carvão, gás natural, petróleo, entre outros). As empresas proprietárias das diferentes centrais energéticas vendem a energia gerada às comercializadoras.

• Transmissão: assim que a energia é convertida em eletricidade, esta pode ser transportada pela rede de distribuição, nomeadamente, torres de alta tensão, até às subestações. Nesta fase, são os transformadores que asseguram a tensão elétrica adequada para cada um dos destinos. Estas subestações costumam estar próximas das centrais ou das periferias.

• Distribuição: a partir das subestações, a energia é enviada para as casas mais próximas. Como consumidor, não é possível eleger a empresa distribuidora, já que está é determinada pela localização do consumo. A distribuidora é a empresa responsável pelo transporte da energia até ás nossas casas, pela resolução das avarias e pelo contador de eletricidade.

• Comercialização: a empresa responsável por fazer a energia chegar a sua casa pode não ser a mesma que envia as faturas todos os meses. Isto porque a empresa produtora de energia não é necessariamente a comercializadora escolhida pelo consumidor.

As comercializadoras têm a capacidade de apresentar várias tarifas e ofertas aos consumidores apesar de existirem dois mercados distintos em Portugal, o mercado livre, onde os clientes pagam de acordo com o consumo energético e as condições dos seus contratos, e o mercado regulado, no qual o preço é definido pela entidade reguladora do mercado.

Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Endesa.