O que são as Smart Grids?

O networking é crucial no mundo dos negócios e o setor energético levou o conceito a um novo patamar com a revolução das redes de distribuição de energia elétrica. Desde contadores inteligentes a eletrodomésticos controlados por apps, a tecnologia evolui rapidamente, transformando todos os setores da sociedade num canal interativo. O setor energético e as redes inteligentes mostram-nos essa nova realidade.

Contudo as redes inteligentes enfrentam vários desafios como o cumprimento dos alvos energéticos definidos no continente europeu, a otimização da eficiência energética, a incorporação de energias renováveis e a resposta aos desafios ambientais, envolvendo os cidadãos em todo o processo.

 

O que são Smart Grids?

As Smart Grids são plataformas tecnológicas inteligentes capazes de monitorar e otimizar de forma autónoma e automática os fluxos do fornecimento de energia nas redes elétricas, ajustando os mesmos consoante as alterações registadas na procura e oferta de energia elétrica. Além disso, asseguram a gestão dos equipamentos e instalações, bem como a manutenção da rede elétrica.

O desenvolvimento de uma rede inteligente, ou smart grid, não é tarefa fácil e simples, exigindo a harmonização da indústria energética e dos sistemas de informação e comunicações. Estes sistemas e telecomunicações devem garantir de forma segura e eficiente a integração dos vários componentes das smart grids, nomeadamente, contadores inteligentes, gestão ativa da procura, distribuição da energia gerada, gestão automática da rede e o desenvolvimento da e-mobility, ou mobilidade elétrica.

 

Como funcionam?

As Smart Grids funcionam com a ajuda de sensores que avaliam continuamente o funcionamento da rede elétrica, equilibrando as cargas e prevenindo avarias.

Trabalhando em conjunto com os contadores inteligentes, as Smart Grids conseguem disponibilizar informação sobre os consumos a fornecedores e consumidores de energia em tempo real.

Com acesso a esta informação, os consumidores podem ajustar os seus hábitos de consumo tendo em conta os diferentes preços da energia ao longo do dia, optando por consumir mais energia nos períodos mais económicos de forma a poupar dinheiro nas faturas.

Por sua vez, os fornecedores conseguem ajustar os serviços disponibilizados às necessidades dos consumidores.

 

Quais as vantagens?

As Smart Grids utilizam todas as tecnologias e informações disponíveis para:

  • melhorar a fiabilidade e qualidade do fornecimento de energia elétrica
  • reduzir os custos operacionais graças à automação,
  • otimizar a eficiência energética junto dos consumidores e
  • apostar em fontes de energia renováveis.

 

Esta evolução tecnológica abre assim o caminho para um futuro mais sustentável, assegurando um fornecimento de energia de qualidade e a descarbonização do setor. De acordo com as previsões da União Europeia, a implementação das Smart Grids e dos contadores inteligentes pode reduzir as emissões de dióxido de carbono em 9% no espaço europeu, bem como o consumo energético por habitação na mesma proporção.

 

O que o futuro nos reserva?

À medida que o mundo transita para fontes alternativas de energia, surgem muitos obstáculos. Embora parte da solução, a implementação das Smart Grids é um processo moroso e dispendioso para as empresas devido à necessidade de investir em novas infraestruturas e equipamentos.

Contudo, esta aposta pode significar a democratização e descentralização do setor energético, onde o consumidor ganha estatuto decisor, podendo ser consumidor e produtor de energia elétrica.


Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Endesa.