41.1

Energia Simples - Estimativa exessiva

Paulo Silva Silva
Paulo Silva apresentou a reclamação
20 de abril 2018

No dia 23 de março o contador da casa avariou pois estava sempre a desligar-se, contador esse dos novos modelo cx2000-9 e em uma das vezes que o consegui ligar dei a contagem que estava marcada no momento de forma a ficar de referencia se algo acontece se leitura essa, ponta 230, vazio 310, cheio 445, de seguida como o contador nao aguentava mais que 5/10 minutos ligado liguei para a assistencia apresentei a avaria e pediram me para novamente tentar ligar o contador e assim o fiz esperamos e voltou a ir se a baixo o assistente chamou o tecnico ao local , o tecnico chegou e verificou que o contador estava avariado e que teria de fazer ligação direta a rede pois nao tinha outro contador consigo para troca e assim ficou a funcionar ate dia 9 de abril que apos 3 ligaçoes minhas para me virem por o contador, la o vieram trocar mas a empresa pelo dia 23/3 ate dia 3/4 cobrou me de estimativa porta 388, vazio 564, cheias 841 a qual reclamei de imediato , e me foi dito para nao efetuar o pagamento que iam tentar resolver , mas ao fim de mais um bom par de dias ligaram me hoje dia 20-04-2018 a dizer que teria de pagar estes valores e que ainda tinha mais kwh em divida ate ao dia 9/4 que neste dia seriam de ponta 459, cheia 1020,vazio 678 dizendo que gastei sem contador gaste de 23/03 a 09/04 cerca de 1.172 kwh o que é extremamente exagerado , ao telefone com a sr da empresa reclamei disto ao qual me foi dito "tem provas do contrario?" ( claro que nao andei a tirar fotografias a contar com a sinceridade da empresa ) "se nao tem tem que pagar este valor" resumindo as minhas faturas normalmente eram de 170€, 190 € tenho uma fatura de 317€ para pagar e mais uns quantos kwh para pagar que me vão ser cobrados na próxima fatura um absurdo isto tudo e como prova tenho a contagem desde que me foi colocado o contador de dia 09/04/2018 as 16/04/2018 gastei ponta 52, cheia 76, vazio 50 peço a vossa ajuda para resolver esta situação inadmissível

Data de ocorrência: 20 de abril 2018
Energia Simples
3 de maio 2018
Exmo. Sr. Manuel,

Analisamos toda a situação que nos expôs, pelo que após contacto com o operador de rede de distribuição rececionamos a seguinte resposta 'Relativamente ao CPE PT....., foi realizada uma ordem de serviço no dia 09-04-2018, que concluiu que o equipamento não estava a funcionar corretamente, tendo-se procedido à sua substituição. Mais informamos que as leituras do dia 08-04-2018 foram calculadas com base no consumo real do cliente.', resposta esta que lhe demos a conhecer de imediato.
Quem tem o ónus de validação das leituras é o Operador de Rede de Distribuição, apenas cabe à comercializadora faturar de acordo com as informações que o mesmo nos envia. Não obstante da Energia Simples acolher as reclamações dos seus clientes relativamente a situações que são da responsabilidade do Operador de Rede de Distribuição e tentar junto do ORD resolver a situação, que foi o que se verificou neste caso.

Analisando a fatura referida contrapondo que a mesma não aparenta estar correta, informamos que a estimativa a 03/04 é mais baixa do que o consumo real que o ORD nos comunicou a 08/04, pelo que a fatura em questão está corretamente emitida e os consumos faturados estão dentro do consumido efetivamente.

Estamos ao dispor.