59.2

Energia Simples - Mudança do preço das tarifas de energia elétrica

António Amaral Pais
António Pais apresentou a reclamação
26 de janeiro 2017

Na referida fatura a empresa aumentou o preço do quilowatt/hora com base numa estimativa de consumo.
Para aumento de tarifas de eletricidade os quilowatt/hora devem ser os que realmente foram consumidos e não os estimados pela empresa, porque não existe a garantia de o consumo estar correto.

Data de ocorrência: 26 de janeiro 2017
Energia Simples
30 de janeiro 2017

Exmo. Sr. António Amaral Pais,

Informamos que a tarifa aumentou devido ao aumento das Tarifas de Acesso às Redes regulamentado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
O aumento das tarifas entrou em vigor a partir do dia 1 de janeiro, independemente dos consumos serem reais ou estimados.

Contudo, o acerto relativo ao período 21-31 de dezembro será efetuado tendo em conta as tarifas anteriores.

Compreendemos a insatisfação pelo facto de ter sido faturado por estimativa, mas como deve compreender é humanamente impossível os técnicos conseguirem cobrir cerca de 6 milhões de Pontos de Entrega por todo o país, no último dia do ano.

Estamos sempre ao dispor para qualquer dúvida ou questão, não hesite em contactar-nos gratuitamente para o 800 917 538.
António Pais
23 de fevereiro 2017
Boa tarde

A resposta não me satisfaz, porque só será humanamente impossível os técnicos cobrirem cerca de 6 milhões de pontos de entrega, se a empresa que faz as leituras estiver em contenção de custos para obter mais lucros que é aquilo que se verifica neste momento.
Como a minha reclamação tem como base ser faturado a preço diferente por uma estimativa e até esta data, não ter sido dada qualquer solução á correção da faturação, não dou a reclamação como resolvida.
Energia Simples
24 de fevereiro 2017

Exmo. Sr. António Amaral Pais,

A Energia Simples é um agente passivo no que concerne à validação das leituras, não efetuamos leituras próprias, sendo elas do Cliente, reais, ou estimadas, incluindo-se essa função na esfera de responsabilidades do ORD – Operador de Rede de Distribuição. O ORD que tem o ónus de validar as leituras (sejam elas reais ou estimadas) dos respetivos CPE’s e de as reportar à nossa empresa para que esta, posteriormente, possa proceder à correspondente faturação e cobrança ao cliente.

Um dos procedimentos da Energia Simples é anular as estimativas e faturar aos clientes apenas os seus consumos efetivos, verificamos que não comunica as suas leituras neste caso temos de faturar as suas leituras por estimativa (leituras essas que são realizadas pelo ORD).

De modo a evitar que os seus consumos sejam faturado por estimativa solicitamos que nos comunique a suas leituras dentro dos prazos referidos na fatura, através da Área de Cliente (* PROIBIDO *://www.energiasimples.pt/clientes.php) ou contacto telefónico 800 507 507.

Estamos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional que considerar necessário.
António Pais
6 de março 2017
Bom dia

Por aquilo que li o fornecimento das leituras, não impede a faturação por estimativa, conforme se vê nos comentários, porque a culpa é sempre do outro.

Esta empresa fornece um serviço pelo qual os clientes pagam e não é tão puco como isso. Por tal motivo devia ser a empresa a verificar os consumos dos clientes e não estes a serem funcionários "grátis" para fornecer as leituras.
António Amaral Pais
António Pais avaliou a marca
22 de fevereiro 2021

Não recomendaria a marca.

Boa tarde, Exma. Sra. Filipa Áurea.

Lamentamos toda a situação que expôs, mas de facto a resposta que podemos dar é exatamente a que referiu. A entidade que é responsável pela distribuição da energia elétrica é a Operador de Rede de Distribuição e é essa entidade que é responsável por nos cobrar os consumos dos Clientes, que posteriormente nós cobramos de igual forma ao Cliente.
A Energia Simples não possui estimativas próprias, pelo que não podemos contrariar aquilo que nos é faturado.

Uma vez mais lamentamos toda a situação e esperamos que compreenda a nossa parte.

Energia S´mples.