Energy HealthClub
Energy HealthClub13.5
  • Rua de Campolide, nº 351,
    Loja G - Galerias Twin Towers
  • comercial@energy.pt

Energy HealthClub - Ausência de resposta após vários contactos para cancelamento da inscrição em situação de pandemia

Raquel Miguéis apresentou a reclamação
3 de janeiro 2021
Perante a situação de pandemia devido ao coronavírus, cancelei o débito direto com o ginásio Energy HealthClub, o qual frequentava desde 2017. O ginásio encerrou a 15/03 e não recebi qualquer comunicação direta.
A 02/06/2020, altura da reabertura, recebi um pedido de cobrança das mensalidades referentes ao período de confinamento/encerramento do ginásio (Abril e Maio). Solicitei cancelamento da minha inscrição sustentado pelas informações publicadas pela Deco Proteste:
"Decretado o estado de emergência, os ginásios e demais locais destinados à prática desportiva foram forçados a encerrar as suas instalações, não permitindo o acesso ao público. Assim sendo, os utilizadores não terão de pagar os montantes previstos no contrato celebrado com os estabelecimentos e terão, também, direito ao reembolso das quantias que tenham sido adiantadas por conta de serviços que acabaram por não ser fornecidos, independentemente de o pagamento ser mensal, trimestral, semestral ou anual." ... "não pode ser negado aos utilizadores o direito a receberem de volta o que já pagaram relativamente ao tempo em que as instalações estejam encerradas. Os utilizadores devem ser sensíveis ao momento excecional que se atravessa e ao interesse geral em que os serviços se mantenham, mas não podem ter os seus direitos negados.". Verifiquei também que houve alteração dos valores cobrados, sem nenhum aviso prévio.
Mais de um mês depois do primeiro contacto, a 16/07, o ginásio refere que os valores cobrados na altura de encerramento seriam convertidos em crédito tal como comunicado no e-mail enviado na data de encerramento.
Nunca recebi nenhum e-mail do ginásio na data de encerramento, pelo que solicitei um comprovativo de que o mesmo tinha sido enviado para o meu endereço de e-mail. Nessa mesma resposta, voltei a reforçar a minha intenção de encerramento da inscrição, solicitando que o crédito fosse considerado para as prestações que comunicaram como pendentes.
Desde o envio da minha resposta no dia 17/07/2020 e após várias tentativas de contacto via e-mail e telefone, não consegui obter qualquer resposta do ginásio.
Para minha surpresa, no dia 16/12/2020, recebo uma mensagem de uma empresa de cobranças a referir que estou num processo extrajudicial com o ginásio Energy HealthClub. Tentei de novo contacto telefónico com o ginásio para resolver diretamente a situação, mas a pessoa responsável não estava presente e, apesar do meu pedido de deixar uma mensagem ao responsável, este nunca voltou a contactar.
Tanto eu como o meu namorado estamos perante a mesma situação com o ginásio. Para além disso, verifico que existem mais queixas semelhantes à minha e concluo que o ginásio tem agido de má fé para com os seus sócios, não respondendo diretamente e impedido assim a resolução dos contratos no devido tempo (Junho 2020).
Data de ocorrência: 3 de janeiro 2021
10 de janeiro 2021
Passado uma semana desta reclamação, continuo a aguardar uma resposta por parte do ginásio.
25 de janeiro 2021
Nas ultimas semanas tenho verificado muitos casos de reclamação semelhantes. Aguardo que se dignem a dar uma resposta.
9 de fevereiro 2021
28 de fevereiro 2021
12 de março 2021
Continuo a aguardar resposta.
24 de março 2021
14 de abril 2021
Aguardo resposta.
28 de abril 2021
Continuo a aguardar.
27 de maio 2021
Ausência de resposta mantém-se.
5 de junho 2021
Continuo a aguardar
5 de julho 2021
Continuo a aguardar.

Estou a passar exatamente pela mesma situação, isto sem contrato de fidelização. A quase dois anos continuam a me cobrar um valor surreal. A Raquel conseguiu resolver a situação ou simplesmente passou a ignorá-los? Já fiz uma reclamação a um ano atrás, mas vou passar a fazer sempre que receber algum tipo de mensagem.