Energy HealthClub
Energy HealthClub13.5
  • Rua de Campolide, nº 351,
    Loja G - Galerias Twin Towers
  • comercial@energy.pt

Energy HealthClub - Rescisão contratual/cobrança de mensalidades/ausência de resposta

Mauro Costa
Mauro Costa apresentou a reclamação
3 de janeiro 2021 (editada a 2 de março 2021)
No mês de Março de 2020, o ginásio Energy HealthClub fechou portas não tendo enviado qualquer tipo de comunicação com essa informação ou outra que fosse relevante e de interesse para os seus associados. Devido a essa acção não foi possível continuar a usufruir dos serviços contratados e que vinham a ser pagos por mim até então.
Com a actual situação de pandemia devido ao coronavírus e incertezas associadas a este período, no mesmo mês de Março mudei-me de Lisboa para a minha actual morada fiscal (a cerca de 300km de Lisboa). Com esta mudança de morada, tentei ligar para o número de apoio do ginásio, chamadas essas que não foram atendidas, para obter informações sobre o contrato. Como não obtive qualquer feedback reactivo ao contacto, nem proactivo por parte da gestão do ginásio e os serviços pelos quais as mensalidades eram cobradas (musculação no espaço físico do ginásio) não iriam ser usufruídos, cancelei o débito directo das mensalidades. Acrescento que fui sócio do ginásio cerca de 3 anos e nunca falhei com nenhuma obrigação para com a entidade, nomeadamente no pagamento de mensalidades e que paguei a mensalidade completa do mês de Março sem usufruir desse mesmo mês por inteiro!
A 02 Junho de 2020 recebo um e-mail do comercial do ginásio com a informação que teria mensalidades em atraso e que estas teriam de ser pagas. No mesmo dia respondo que mudei de residência e que como o ginásio se encontrava fechado não iria usufruír do serviço contratado e que cancelei o débito directo.
No dia 10 de Junho respondem-me dizendo que as mensalidades tinham sido adaptadas (50% de desconto), que continuaram a existir aulas online (serviço que nunca frequentei no ginásio, pois apenas frequentava a sala de musculação) e que o valor seria totalmente ressarcido em ofertas. Ainda no e-mail de 10 de Junho é referido que foi enviada uma comunicação para os sócios em que seria possível suspender os contratos, e-mail esse que não tenho nem na caixa de entrada, nem no spam da minha caixa de e-mail e que quando pedi um comprovativo de envio, apenas me enviaram uma cópia do texto e não um comprovativo em como me tinha sido enviado.
Fui enviando mais e-mails para tentar resolver a situação (os quais anexo nesta reclamação), aos quais não obtive qualquer resposta, liguei para o número de apoio ao cliente (mais de 10 vezes ao longo destes meses) em que quem atende afirma não ter "poder" para resolver/discutir a situação e que o responsável não está presente e que apenas pode apontar um pedido para ser posteriormente contactado - algo que nunca aconteceu.
Com isto tudo já se passaram mais de 6 meses e recebo, no dia 16/12, uma SMS de uma entidade cobradora de dívidas para liquidar o valor. Pelo que percebo, as mensalidades continuam a somar ao longo destes meses muito devido à falta de resposta e má fé da sua gestão.
Vejo que existem mais casos semelhantes ao meu aqui no Portal, o que é lamentável num período de incerteza e indefinição como este, pois se os valores iniciais em dívida iriam ser reembolsados, porque não foi facilitada a suspensão dos contratos logo no primeiro momento, ficando o saldo a 0€?
A atitude de ausência de resposta/ignorar os seus sócios, por e-mail e telefonicamente, e de ameaça com entidades cobradoras de dívidas demonstra que o gestor não está interessado em resolver este tema amigavelmente (algo que foi tentado da minha parte ao longo destes meses, sem sucesso).
Data de ocorrência: 3 de janeiro 2021
Mauro Costa
10 de janeiro 2021
Continuo à espera de resposta a esta reclamação, aos e-mails enviados e ao pedido de contacto telefónico que efectuei através da "linha de apoio" do ginásio.