Telemarketing

EPOEM - Ação publicitária enganosa com o nº 762307190

Pedro Dâmaso
Pedro Dâmaso apresentou a reclamação
23 de agosto 2013

No dia 22 de agosto fui contactado pelo número 308800547. Durante esta chamada, a operadora indicou-me que estava a ligar da parte da empresa EPOEM e informou-me que o meu número de telefone fora seleccionado para ganhar um prémio e que, depois de me perguntar qual operadora de telecomunicações a que estava contratualizado, ganharia um vale no valor de 150€ em compras. Para o efeito indicou-me o seguinte código promocional: 762307190, número para o qual deveria ligar o mais rapidamente possível para me habilitar ao referido prémio. Posto isto, questionei a operadora sobre se este prémio teria alguma contrapartida como a contratualização de algum serviço ou o pagamento de alguma quantia, pelo que me informaram de que esta acção era meramente promocional e que a operação não teria qualquer contrapartida para mim. Desconfiado sobre esta acção de telemarkting, decide pesquisar na internet sobre o assunto e descobri o site da referida empresa (* PROIBIDO *://epoem.pt/wp/) e comentários em diversos sítios na internet alertando para o facto de este código promocional ser atribuído a várias pessoas para além de ser um número de valor acrescentado, sendo cobrado 2€ mais IVA. Neste sentido, sirvo-me do presente para apresentar a minha queixa sobre esta empresa pela enganosa e desagradável ação publicitária de que fui alvo. Ponho ainda em causa a legalidade deste tipo de acções publicitárias.

Data de ocorrência: 23 de agosto 2013
EPOEM
31 de agosto 2013
Exmo Senhor Pedro Daniel Ribeiro Dâmaso,

Agradecemos e acusamos a reclamação de Vª Exa.

Importa no entanto esclarecer, alguns pontos quanto aos procedimentos, desde logo porque consideramos não existir qualquer acção enganosa, nem tão pouco a empresa compactuaria com tal situação.

O que se pretende é tão somente dar uma oportunidade, a quem for prévia e aleatoriamente seleccionado, de poder habilitar-se a um vale de compras numa superfície comercial à escolha.

De fato, existe uma selecção aleatória de alguns números de telefone que são contactados pelos nossos operadores, em que este informam o utilizador e proprietário, maior de idade, do número seleccionado de que foi seleccionado para querendo habilitar-se, mediante registo efectuado por meio de uma chamada de valor acrescentado, cujo montante tem obrigatoriamente de ser mencionado pelo operador no decurso desse nosso contacto.

Ficando assim, na total disponibilidade do utilizador devolver ou não a chamada para efeitos de registo do número – tal é necessário uma vez que será por este registo que a cada 1500 chamadas teremos um vencedor, a quem contactamos segunda vez a fim de comunicar que saiu o vale de compras e aferir do nome da superfície comercial da qual pretende o vale lhe seja remetida – o que efectivamente acontece.

Mais informamos que a empresa procede à gravação das chamadas, as quais mantemos nos nossos registos pelos prazos legalmente impostos a fim de esclarecer situações que de alguma forma possam comprometer o bom nome da empresa salvaguardando eventuais questões como a presente, e permitindo dessa forma aferir da razão ou não de quem reclama, agindo posterior e internamente em conformidade com o que vier a ser apurado e se for o caso, responsabilizando quem possa de alguma forma estar a desrespeitar os procedimentos da empresa.

Mais esclarecemos que não existe qualquer acção publicitária e muito menos enganosa, sendo que a única promoção é a do numero em questão – que à semelhança do que acontece com outras entidades, tem de ser divulgado para que os destinatários possam ligar e ter acesso à possibilidade de ganhar o vale de compras – o qual repetimos é sempre enviado e com num feedback bastante satisfatório de quem o recebe.

Atentamente

Serviço de Atendimento ao Público
Pedro Dâmaso
1 de novembro 2013
Examos. Senhores,
Acuso a recepção da vossa resposta à minha reclamação e agradeço os esclarecimentos que me foram prestados.
Lamentavelmente, nenhum dos procedimentos descritos na resposta que me foi endereçada pela EPOEM, foi cumprido pela operadora durante a chamada.
Em nenhum momento do contacto fui informado que o código promocional que me fora atribuído (762307190) se tratava de um número de valor acrescentado, mesmo depois de ter questionado a operadora sobre o assunto.
A atitude desta operadora não foi correta e a julgar pelos vários comentário neste site e em diversos outros sítios na internet, os procedimentos definidos pela EPOEM, em nenhum momento, estão a ser cumpridos pelos seus colaboradores.
Espero que esta situação seja corrigida pela empresa e que a minha exposição deste caso sirva para que futuros visados deste tipo de acções de telemarketing promocional estejam atentos ao que lhes é proposto.
Atentamente.

Pois... Hoje também fui contactada por esta empresa!!! 3 Vezes.
Na primeira abordagem o interlocutor não se identificou, tendo apenas identificado a empresa que representava dando-me a indicação que o meu número tinha sido seleccionado como vencedor de um vale de compras no valor de 150 euros, e que me seria enviado para o meu endereço postal, bastando, para validar o sorteio, ligar para o número 762307190.
Não me foi dada qualquer indicação de que esta chamada seria sujeita a algum valor ou taxa.
No entanto, e dada a rápida abordagem, respondi que seria a "primeira bola a sair do saco" a confirmação do meu "registo", não tendo, portanto, efectuado a dita chamada para o referido número.
Ainda não tinham passado 10 minutos, sou de novo contactada, de uma forma altamente agressiva, para que efectuasse o registo uma vez que ainda não tinha dado entrada na base de dados da EPOEM o meu número a confirmar a adesão ao sorteio. respondi que não estava interessada em participar em qualquer sorteio. Fui maltratada verbalmente, quase coagida a telefonar para o referenciado número, alegadamente por eu ter dito que o faria!!!! respondi que não era obrigada a faze-lo e reiterei que ninguém me poderia a obrigar a tal. O telefone foi-me de imediato desligado "na cara". Três minutos depois, nova chamada, com a mesma pressão: fazer a confirmação do registo para o sorteio, de uma forma agressiva e rude!!! Respondi que não o faria e que, inclusive desconhecia como tinham obtido o meu número de telefone, sendo que me perguntaram qual era a minha operadora, e no entanto sabiam o meu nome. foi-me de novo desligado o telefone rudemente "na cara", sem resposta à minha questão!!!
Esta empresa, para além de uma abordagem agressiva, não esclarece os interlocutores e pressiona-os a participar no dito sorteio.
Aconselho a que o não façam!!!