Telemarketing

EPOEM - Burla telefónica com número de valor acrescentado 762307190

Armando António Martins Pais de Carvalho
Armando Carvalho apresentou a reclamação
21 de setembro 2013

Fui contactado pela empresa através do número 0010023200100 que me deu indicação de ter ganho, atraves de sorteio, um vale de 150€. Questionada a menina sobre a veracidade da oferta e se esta não estaria ligada a custos adicionais ou obrigatoriedades, esta informou-me que apenas sorteavam dez clientes por dia e eu era o terceiro. Mais, informou que o prémio já estava atribuido e apenas teria que ligar para o número 762307190, ouvir a frase "o seu número foi registado" para receber o vale de 150€. Cerca de 30 minutos mais tarde, fui novamente contactado pela empresa por ainda não ter ligado para o número que me tinham indicado. Questionei novamente e de forma explicita se o vale de 150€ já estava atribuido e não havia outras condições associadas. A menina deu informação que já estava ganho apenas teria que ligar para o número, por questões do tratamento informático e dos computadores, e de seguida seria contactado para acertar os pormenores do supermercado onde desejava utilizar o vale e fornecer os meus dados pessoais para envio do mesmo.

Data de ocorrência: 21 de setembro 2013
EPOEM
17 de janeiro 2014
Estimado(a) Utilizador(a)
Senhor(a) Armando Carvalho,

Antes de mais, permita-nos agradecer a sua reclamação.
A mesma é uma oportunidade que nos oferece de melhorarmos a qualidade dos nossos serviços!
Esta é a nossa maior preocupação.

A EPOEM é uma marca do grupo ABSOLUTOPINION, S.A. criada com o objetivo de proporcionar a oportunidade de ganhar de forma fácil e imediata, através de chamadas telefónicas, centenas de prémios por mês.

Permita-nos concretizar os contornos da campanha que descreve.
Diariamente, existe uma selecção aleatória de números de telefone, a quem são dirigidos os nossos contactos.

Esperamos ter-lhe proporcionado o esclarecimento necessário.

A EPOEM agradece a oportunidade de melhoria!

Nunca hesite em contactar-nos!
E venha ganhar connosco!

Serviço de Apoio ao Cliente EPOEM
Armando Carvalho
17 de fevereiro 2014
A resposta foi um mero prospecto comercial sem qualquer objectividade no esclarecimento da situação denunciada.

No entanto e para que a resposta não fique sem a devida correcção:
1. É FALSA a afirmação "Quando o contacto é realizado com sucesso, é transmitida, de forma clara e transparente, a informação ao interlocutor de que deverá realizar um telefonema, para um número de valor acrescentado, sendo obrigatoriamente informado o custo associado."; tal não aconteceu no meu contacto.
2. É FALSA a afirmação "Mais é transmitido que esta chamada habilita o interlocutor a participar num concurso, com ganho aleatório, onde existe a possibilidade de ganhar um vale de compras utilizável numa superfície comercial à escolha do premiado."; tal não aconteceu no meu contacto.
3. A afirmação "Desde logo, permita-nos informar, existem todos os cuidados associados a este tipo de contactos telefónicos, observando a EPOEM uma rigorosa política de controlo da qualidade, empreendendo formação contínua e avaliação qualitativa dos seus colaboradores." vale o que vale, quando se verificam situações como a que descrevi. Se realmente a empresa EPOEM está de boa-fé, poderá facultar o registo telefónico das chamadas em causa, de forma que seja possível atestar qual das partes falta à verdade.
Deve a EPOEM registar para introspecção, que os consumidores começam a estar mais atentos a este tipo de aproveitamento ignominioso da desatenção dos mais vulneráveis.
Deve registar que haverá sempre, nos «números aleatoriamente seleccionados», alguém que não tolera este tipo de comportamentos abusivos e que tem disposição, disponibilidade e conhecimento para preparar a devida denúncia, se necessário com os necessários comprovativos que se afigurem necessários para atestar o que denuncia.
Deve a EPOEM registar, acima de tudo, que há uma linha, na moral e ética negocial, que não pode ser ultrapassada, na relação com o consumidor.

Apenas para terminar e relativamente ao "grupo ABSOLUTOPINION, S.A." da qual q EPOEM é «marca», procurei em Diário da Republica, a publicação da constituição de tal grupo SEM SUCESSO; assim como também não encontrei qualquer publicação de relatório e contas como é obrigatório para grupos e empresas registados em Portugal.