2.6

Epson - Complica arranjo de impressora com garantia extra

Helena Magalhães
Helena Magalhães apresentou a reclamação
17 de agosto 2022
Em 9 de Janeiro de 2021, efectuei a compra de uma impressora Eco-Tank profissional + garantia extra de 3 anos após muitos problemas com uma outra Eco-Tank em que, sem arranjo, a Epson acabou por substituir a impressora por uma nova. Sendo uma impressora inferior, optei por comprar um modelo mais avançado e que, sendo profissional, é pesada e de grandes dimensões. Isto após a Epson me garantir que este modelo não iria ter os mesmos problemas que o outro pequeno e barato, para uso doméstico.

Um ano depois, em Março de 2022, a Epson profissional que custou 1600€ está com os mesmos problemas que o outro modelo de 250€, os mesmos que a Epson garantiu que não iria ter.

Aproveitei o mês de Agosto e de menos trabalho na empresa e acionei a garantia, uma vez que fiz uma compra extra de uma garantia de 3 anos, e pedi a recolha da máquina para entrega no Centro de Reparações sendo que, nestes casos, e dentro da lei, a Epson tem 30 dias para resolver a situação e, caso não consiga, que foi o que aconteceu com a outra, terá de entregar ao cliente um modelo novo de substituição.

É uma máquina grande e pesada e a Epson não tem ninguém para a recolher. Se eu não a for levar ao Centro de Reparações, a outra opção que me dão é eu arranjar uma caixa onde caiba a máquina (não tenho, é uma máquina profissional de grandes dimensões e que pesa uns 50 kg), fechar a caixa, colocar uma etiqueta de envio para que seja expedida como uma encomenda pela transportadora MRW (um serviço de entregas de correio e encomendas e não propriamente uma empresa que venha deslocar uma impressora frágil para o centro de reparações).

Não tenho onde arranjar uma caixa das dimensões da impressora, nem esse tem de ser um problema meu. Nem tenho como levar a impressora ao centro, dadas as suas dimensões e peso, nem tenho de ser eu a responsável por isso nem vou contratar e pagar um transporte para resolver uma situação pela qual a Epson é responsável enquanto fornecedora de equipamentos que têm garantia.

Eu comprei a garantia extra de 3 anos e a Epson tem de solucionar este problema que, no limite, é um problema do qual os clientes são alheios e eu sou a última pessoa a ter agora de estar preocupada com isto.

Alguém tem de vir recolher a impressora com cuidado, acomodá-la na viatura de forma segura e profissional e levá-la ao centro de reparações e é absolutamente inconcebível que a Epson ache viável uma impressora profissional, grande e frágil ser expedida como uma encomenda num serviço postal de entregas e que o cliente ainda tenha de procurar e comprar uma caixa de dimensões elevadas e ter esse problema para resolver.

Com estas trocas de emails sem resolução, estamos a 17 de Agosto e eu preciso da impressora para trabalhar em Setembro arranjada, sem os problemas que apresenta e 100% funcional.

E a única resposta que a Epson dá é que não tem ninguém para recolher a impressora e que tenho de arranjar uma caixa das dimensões da impressora e expedi-la pela transportadora.

Inacreditável. Procura uma solução urgente para esta dor de cabeça.
Data de ocorrência: 17 de agosto 2022